Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Sec. Fernando Namora (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta pedagógica existe desde 2019.

2. Área aproximada da horta (m²):

60 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Biologia, Físico-química, Filosofia, Cidadania e Desenvolvimento, Artes.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

250

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Divulgação das atividades e pedido de colaboração da comunidade educativa através da Associação de Pais e EE.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O Projeto Mãos na Terra fez mais uma oferta de produtos hortícolas à comunidade escolar no dia 19 de janeiro. Distribuímos couves - portuguesa e galega, ervas aromáticas, brócolos, alfaces e espinafres. A colheita foi feita pelos alunos das turmas 9.º3 e AP14 e a distribuição foi dinamizada com grande entusiasmo pelos alunos desta última turma.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Aquisição de material - ferramentas de mão e cercas de madeira; malha anti-pássaros; acessórios para mangueira; luvas; regadores; Preparação e mobilização dos terrenos da horta envolvendo os alunos dos 8.o e 9.o anos de escolaridade e os alunos do Curso Profissional de Apoio Psicossocial.

7. Como é feita a preparação do solo?

Fertilização de alguns terrenos com vermicomposto, cinzas, borras de café e cascas de ovos; fertilizante/substrato orgânico cedido pela empresa NAM.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Aproveitamento de restos de alimentos da cantina (resíduos orgânicos do refeitório) e de resíduos do jardim da escola;

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sementeira e plantio experimentais - alfaces várias, couves várias, ervas aromáticas, beterraba, rabanetes, alho francês, cenouras, brócolos, espinafres, ervilheira, feijoeiro, tomateiro.
Sementeira e plantio de outono/inverno - couves (galega, coração, portuguesa), alfaces, brócolos, ervas aromáticas, cebolo, alho francês, nabiças, espinafres, tomateiro, favas – produtos adquiridos no Mercado local da Brandoa e Mercado de Benfica, e doados pela comunidade.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Entre 25 a 50 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foi distribuídos gratuitamente por toda a comunidade escolar. A primeira distribuição ocorreu em novembro, a segunda em janeiro e a terceira em maio.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe uma escala semanal.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação direta e vigilância semanal aquando da rega.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Colocação de rede (malha) nas culturas para proteger dos pássaros (perdizes e melros). Couves de cores rosadas e folhas amareladas foram borrifadas com infusão de cavalinha. Colocação de caixas de ninhos para aves (Chapim real) de modo a controlar a pragas das lagartas. Remoção manual de lagartas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos do jardim de infância 2 do nosso agrupamento degustaram um sopa deliciosa com os legumes cultivados na sua horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta pedagógica tem sido uma mais valia para as aprendizagens dos alunos. A colocação das caixas de ninho para combater as pragas (lagartas da couve), foi um dos bons exemplos de atividade no espaço exterior.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

No dia 19 de janeiro realizou-se uma feira na escola onde houve a distribuição de produtos hortícolas: couves - portuguesa e galega, ervas aromáticas, brócolos, alfaces e espinafres. A colheita foi feita pelos alunos das turmas 9.º3 e AP14 e a distribuição foi dinamizada com grande entusiasmo pelos alunos desta última turma.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O projeto “Mãos na Terra – horta e compostagem em meio escolar” já chegou ao Jardim de Infância n.º2 da Brandoa! Durante os meses de outubro e novembro foi montada uma growbed (adquirida e fornecida pela empresa Noocity Urban Ecology), com sistema de rega e vermicompostagem integrados. Fomos muito bem recebidos pela Educadora Idália Gouveia. Os nossos alunos da turma AP13, orientados pela professora Armanda Barros, implementaram no Jardim de Infância uma oficina de agricultura biológica, com o entusiasmo visível das meninas e meninos das diversas salas.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.aefn.pt/index.php?view=article&id=570:projeto-maos-na-terra-distribuicao-de-produtos-horticolas&catid=8:noticias