saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Vamos começar este período
2. Área aproximada da horta (m²):
12m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Educação Física e Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos:
8
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias estão a ajudar com materiais para serem reaproveitados na construção da horta e com produtos para serem plantados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Esperamos que a nossa horta sensibilize e eduque para uma alimentação biológica, bem como para uma alimentação variada.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Estamos em fase de organização.
Para já todos os envolvidos participaram no projeto e estão a ajudar na construção da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
O terreno foi todo limpo e organizaram-se os diferentes espaços, para as diferentes culturas.
Como o terreno vai ser cultivado pela primeira vez, não iremos usar fertilização ainda.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Iremos colocar: Chás e ervas aromáticas, alfaces, pepinos, tomates, cenouras, cebolas, curgete, pimento, abóboras, couves e morangos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Todas as 5.ªs feiras em reunião do grupo responsável definimos quem é responsável pela rega nos diferentes dias. A cada dia, a pessoa responsável deve avaliar a necessidade de rega e registar.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é realizada diariamente. O aluno responsável pela rega deve registar também se existe alguma praga ou doença, bem como se foi colocada alguma coisa para tratar e o quê.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Trabalho de investigação e criação de um portfólio de todas as culturas.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Confeção de sopas e outros pratos - a escola considera muito importante a educação alimentar e podermos utilizar a horta biológica como vetor de uma alimentação não só saudável como equilibrada é fundamental extremamente valioso.
Atividade 2:
Descrição:
Trabalho de investigação e criação de um portfólio de todas as culturas - o conhecimento do que se está a cultivar e o que cada alimento nos trás de bom ao organismo, ajuda-nos a fazer escolhas conscientes. Por esse motivo é essencial que não só os alunos envolvidos no projeto conheçam o valor de cada nutriente.
Atividade 3:
Descrição:
Aulas na horta - a passagem de conhecimento de pais para filhos e de avós para netos é uma mais valia que a escola gosta de promover. Nesse sentido iremos aproveitar o melhor conhecimento dos nossos encarregados de educação e familiares e escolher assuntos da horta que possam ser transmitidos em aulas práticas.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta está a ser iniciada. Ainda não temos nada que consigamos partilhar, mas assim que tivermos, vamos partilhando a evolução e as fotografias das atividades.
15.1. Link para a página da horta: