saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Na EB1 de Ferrel existe uma horta desde abril de 2021.
2. Área aproximada da horta (m²):
30m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Português, Matemática, Expressões Artísticas, Oferta Complementar
3.3. N.º de alunos envolvidos:
106
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias estão envolvidas quando nos mandam plantas e sementes para a nossa horta, quando os alunos trazem de casa resíduos para colocarmos no compostor da horta. Quando os familiares vêm à escola e observam o crescimento das plantas e nos dão conselhos sobre o que devemos plantar e quando, o que devemos fazer quando nos deparamos com alguma praga.
Como a horta é pequena e os alunos são muitos, conseguimos dar conta das tarefas inerentes à horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta embora seja pequena, é das atividades preferidas dos alunos. Nos Conselhos Eco-Escolas nunca é esquecida! Fazem questão de contar o que plantaram, o que colheram, as tarefas que têm para fazer...
Os alunos entendem o que é uma horta bio, as suas vantagens e os benefícios que retiramos dela. E levam essas informações para casa e, segundo eles, na hora de ir às compras já sabem que os produtos biológicos são os melhores para a sua saúde e para o ambiente!
Adoram estar ao ar livre, realizar todas as tarefas necessárias, ver as plantas crescerem e na hora de colher o entusiasmo é total!
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Como temos cinco turmas na escola e como a horta é pequena, temos um horário semanal com os dias e horas em que cada turma vai à horta. Cada turma vai dois dias por semana à horta, uma manhã e uma tarde.
Cada turma tem tarefas rotativas semanalmente, sendo que uma delas é a horta. Há sempre dois responsáveis por turma e esses alunos é que levam a compostagem e decidem quais as tarefas a realizar na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita pelos alunos, com a ajuda dos professores e assistentes operacionais. Utilizamos o composto resultante da compostagem que realizamos desde que a horta foi implementada e nada mais.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Cada turma tem na sua sala de aula um balde onde colocam todos os resíduos para a compostagem, sobretudo a fruta que é comida diariamente na escola e trazem também de casa alguns resíduos orgânicos. Na refeitório também há um balde para a compostagem. No pátio são recolhidas as folhas que vão caindo das árvores, os alunos trazem minhocas de casa e colocam no compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A horta está dividida em parcelas, sendo uma para cada turma e nas quais existem várias consociações de culturas. Desde ervilhas, favas, alfaces, morangueiros, salsa, coentros, cebolas, courgetes, tomateiros... à medida que o tempo vai passando vamos percebendo quais são aquelas que se adaptam melhor à nossa horta.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Como a horta é pequena, as colheitas também não são em grande quantidade. São quantidades pouco significativas em termos de peso. Mas a colheita é dos momentos mais significativos para os alunos, querem provar e mostrar a todos que o que plantaram cresceu e se transformou num legume, fruto especialmente saboroso, uma das grandes vantagens de uma horta bio.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
A maioria dos produtos os alunos levam para casa porque querem mostrar o que colheram na horta e em troca cada um dá o valor monetário que entender, sem caráter obrigatório, que é colocado na caixinha da horta. Dessa caixa é retirado o dinheiro para comprarmos novas plantas ou utensílios para a horta.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A horta é regada com água canalizada apenas quando é necessário, ao fim do dia ou de manhã cedo.
Temos como objetivo no próximo ano, montar um sistema para aproveitamento da água da chuva.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As pragas ou doenças não têm sido significativas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A horta serviu para trabalhar os perímetros e as áreas. Os alunos mediram as parcelas da horta e fizeram os cálculos. Trabalhar estes conteúdos aplicados a situações concretas do seu dia à dia permite aos alunos uma melhor compreensão do conteúdo e da sua aplicação em situações do quotidiano.
Atividade 2:
Descrição:
A horta também foi palco para o estudo dos animais. Sempre que vamos à horta os alunos descobrem sempre uma nova espécie, que registamos através de fotos e depois na sala realizamos um trabalho de pesquisa sobre o mesmo. Com este trabalho montámos um painel sobre - A Biodiversidade na Minha Escola.
Foi um trabalho muito enriquecedor para os alunos, pois foram trabalhados conteúdos de Estudo do Meio, as competências digitais, tudo isto a partir da horta bio da nossa escola.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: