Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI de São Pedro (Vila do Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Nossa Horta Bio foi implementada pela primeira vez este ano letivo, em janeiro de 2022

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

- Área de Conhecimento do Mundo, Área de Formação Pessoal e Social, Estudo do Meio, Português, Matemática e Cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Semanal e quinzenal e mensalmente, sempre que for necessário intervir na preparação do terreno, plantio e manutenção da horta. Os pais são sempre muito receptivos às diversas solicitações.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos demonstraram muito empenho nas diversas atividades que foram solicitados, participando ao fim de semana, nos intervalos da manhã e no período da hora do almoço e dentro do período letivo, nas atividades que foram solicitados nomeadamente limpeza da área a intervir, preparação do terreno, plantio e sementeiras da época, captação de água, rega, limpeza e manutenção da horta, colocação dos restos alimentares no compostor e na recolha dos produtos cultivados

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Constituiram.se equipas de trabalho com alunos de diferentes faixas etárias ( dos 4 aos 11 anos), por forma a suscitar nos mesmos espírito de interajuda e colaboração com a coordenação e supervisão de um adulto ( professor e auxiliar).

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza no terreno foi feita manualmente com a colaboração de pais, familiares, professores, auxiliares, alunos e funcionários da Junta de Freguesia de São Pedro. Solicitou se o apoio de um técnico dos Serviços de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria, especializado na Agricultura Biológica para apoio nas culturas, análise do terreno de plantio, controle das pragas e em ações de sensibilização a todos os intervenientes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos dos alimentos das refeições e lanches escolares e alguns trazidos de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantio de sementeiras da época (cebola, couve, cenoura, repolho, abóbora, feijão, batata, alface, nabiça, curgete, tomate e outras)
Plantio de árvores de fruto (laranjeira, limoeiro galego, tangerineira, macieira e nespereira)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao presente momento recolhemos 5kg de cebola, 2kg de feijão verde, 1kg de ervilhas. Contamos ainda recolher milho, curgete, abóbora, nabiça, feijão e tomate.
Os produtos recolhidos foram arranjados e colocados no congelador para serem confecionados no início do próximo ano letivo. As cebolas serão distribuídas a todos os alunos da escola.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta irão ser entregues no refeitório escolar da escola sede, para serem confecionados nas refeições escolares de todos os alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Até ao presente momento, conseguimos regar a horta com a recolha de água em bolseiros, alguidares e depósitos, porque o tempo nos Açores tem-se mantido invernoso e tem-nos permitido regar ocasionalmente com regadores e garrafões de água reutilizados.
Mas estamos a prever nos meses de julho e agosto a utilização da água de rede pelo menos 2 vezes por semana, sempre que não chova. Já foram formadas equipas de trabalho para manter horta no período de verão.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Diariamente e/ou sempre que é possível há sempre um grupo de adultos/alunos que vigia a horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Até ao presente momento apenas tivemos algumas lagartas que foram apanhadas manualmente e temos o cuidado de colocar cinza e borra de café sempre que verificamos alguma mordida de um rastejante/inseto. Temos tido alguma dificuldade na cultura de batata

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A preparação do terreno envolveu alguns alunos, pais, professores na preparação dos terrenos ( limpeza e construção dos canteiros) e construção do compostor aos fins de semana.
Esta atividade realizou se nos meses de janeiro e fevereiro.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As sementeiras e plantio de produtos hortícolas da época e plantio de endémicas, realizadas sempre que o calendário lunar era favorável, geralmente duas a três intervenções mensais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Manutenção, captação de água da chuva e rega da horta e recolha de alguns produtos agrícolas. Semanalmente , duas vezes por semana, no intervalo da manhã e na hora do almoço. Como também no período letivo da tarde de sexta-feira.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Devido às condições meteorologias dos Açores, às chuvas constantes neste últimos meses as culturas da época estão tardias, não tem sido possível recolher as culturas como era de se esperar, as ervilhas não engrandeceram por excesso de chuva e falta de sol.
O técnico dos Serviços de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria, procedeu à recolha de terra de vários locais da escola para avaliação/ análise e posterior reformulação das culturas da horta Bio.
Foi solicitado também o apoio dos Serviços Florestais de Santa Maria para a escolha de plantas endémicas.

15.1. Link para a página da horta:

https://fb.watch/dUE53UhYKW/