Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento; Ciências Naturais; Ensino especial; ERMC

3.3. N.º de alunos envolvidos:

280

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano letivo cada família pode contribuir para o enriquecimento da horta, enviando sementes e plantas para que pudéssemos levar acabo as nossas iniciativas na horta. Os alunos levaram para casa as colheitas que iam fazendo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este ano letivo foram construídos e renovados os talhões já existentes na horta que se encontravam muito degradados.
Continuaram a ser dinamizados talhões para turmas aderentes – um espaço dedicado à adoção por parte de turmas que tivessem como intuito levar acabo a sementeira, plantio de espécies à sua escolha. Desta forma, poderiam ir acompanhando o desenvolvimento das suas culturas de forma mais ou menos autónoma.
A manutenção foi feita semanalmente por parte dos alunos que frequentam o Clube Eco-escolas de forma mais sistemática e contínua.
O espaço selecionado para os alunos do Ensino especial foi adaptado para atividades na horta de acordo com as suas necessidades;
Foram feitas visitas pré-programadas com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com atividades desenhadas para determinados alunos, adequado aos projetos que estavam a desenvolver na respetiva disciplina, como por exemplo a dinamização do Dia da Floresta autóctone, em que os alunos semearam, na horta, diferentes espécies de plantas: carvalhos, castanheiros, medronheiros.

Desta forma a horta tem tido um papel muito importante na educação ambiental e na formação de cidadãos mais responsáveis pela preservação da natureza. Pretendeu-se também que que os alunos fossem capazes de realizar escolhas adequadas, no que diz respeito aos alimentos e na adoção de uma alimentação mais saudável. Os alunos participam na limpeza da horta, preparam o solo, fazem o plantio, a sementeira e a rega do solo sob a orientação dos professores. Podem também observar o crescimento das plantas, as mudanças ocorridas naquele ambiente, ficam a conhecer técnicas de agricultura biológica e como se realiza compostagem. Assim, os alunos participam intensamente do processo de cuidar da horta, trabalhando com entusiasmo e alegria. Estes momentos representam formas de brincar e de aprender a cuidar da natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita, preferencialmente, pelos alunos que integram o Clube Eco-escolas e a distribuição de tarefas é feita semanalmente, em dois dias da semana, com dois grupos diferentes. As tarefas, sementeira, manutenção, retirar ervas daninhas, combate de pragas, compostagem… são coordenadas pelos docentes.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, iniciamos a mobilização do solo nos talhões existentes e dentro da estufa.
Posteriormente foi feita a fertilização com o uso do composto produzido na horta, foram, ao longo do ano, adicionadas cascas de ovos (para compensar em cálcio e repelir alguns rastejantes) e cinzas. Utilizou-se, ainda, água obtida através de infusões de cascas de banana e usadas borras de café do bar da escola e do esvaziamento de cápsulas de café que a comunidade escolar trouxe para a escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todas as semanas foram recolhidos, na cantina da escola, lixo orgânico produzido durante a preparação dos almoços e guardados nos compostores. A estes restos adicionava-se palha, folhas das árvores da nossa escola recolhidas pelas assistentes operacionais, alguma terra e deixamos repousar, assim como muitas turmas do 5º ano, durante as aulas de Cidadania trouxeram flores, cascas de ovos, cascas de banana e borra de café. Nos últimos meses, também, temos recolhido as cápsulas do café do bar da nossa escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As principais culturas selecionadas este ano foram: alfaces, couve-brócolos, couve flor, couve coração, tomateiros, rúcula, cravos-túnicos, calêndulas, salsa, coentros, salva, aloé vera, morangos, ervilhas de quebrar, couve galega, couve trouchuda, acelgas, feijão verde redondo, cenoura, aipo.
Tivemos sempre em conta várias consociações, por exemplo: alface - aipo - cenoura; tomate - cravo-túnico; alface-morangueiro - tomilho; rúcula-alface; acelga – alface.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Foram produzidos aproximadamente 10kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos, professores e funcionários puderam levar para casa os produtos que foram produzidos na horta. Algumas plantas aromáticas, medicinais ou ornamentais foram utilizadas para projetos, wokshops e enfeitar o espaço escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os meses chuvosos, permitiu encher o depósito de 1000l que existe na horta para o aproveitamento da água das chuvas. Durante todo o ano, esta água foi aproveitada para regarmos sempre que foi necessário. Os professores envolvidos fazem um escalonamento de regas. Tendo em conta que foram reformulados os talhões, e de forma a que a rega possa ser feita durante os dias de maior calor e em que ninguém possa ir regar, estamos a preparar a rega gota-a-gota, a partir da programação de rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente é feita a ronda, nos talhões, pelos alunos e é averiguado se existe alguma praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Berçário

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O Berçário Júlio é um berçário de árvores autóctones. Os alunos aprenderam várias características das sementes, trazidas pelos alunos e fornecidas pelo Departamento ambiental da Câmara. Aprenderam sobre as características e importância das árvores autóctones. A sua manutenção do berçário foi realizada pelos professores e alunos do Clube Eco-escolas, ou dos alunos que quiseram dar continuidade a esta atividade ao longo do tempo, fazendo a monitorização das plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Ao longo da Semana da Leitura, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas 2, 6, 9 e 10 do 5.º ano e 9 e 11 do 6.ºano leram textos informativos, formativos e científicos na Horta Pedagógica da Escola Júlio Brandão.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Nas aulas de cidadania, muitos alunos do 5º ano adotaram uma planta da horta da nossa escola como forma de cuidar do planeta. O objetivo desta ação prendeu-se em adquirir conhecimentos científicos da planta que adotaram e ao mesmo tempo responsabilizar os alunos pelo proteção e conservação da biodiversidade vegetal.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Durante este ano letivo, a horta continua a ser partilhada com a professora Ana Mendes de EMRC, Cidadania e Desenvolvimento e na área transversal de Educação Ambiental com os alunos de necessidades especiais. Partilhamos com eles conhecimentos e experiências e fazemos troca de sementes biológicas. Salientamos ainda que algumas disciplinas como português, EV e ET proporcionaram aos alunos o Outdoor Education.
A variedade de plantas na horta tem atraído aves, insetos polinizadores, contribuindo desta forma para o enriquecimento e preservação da biodiversidade.

15.1. Link para a página da horta:

Facebook do agrupamento - https://www.facebook.com/camilo.castelobranco; Blog do Eco-escolas:https://ecoescolasjuliobra