saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Não temos conhecimento.
2. Área aproximada da horta (m²):
Horta pequena - até 50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos:
28
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias envolvem-se na concretização da horta, na medida em que fornecem plantas ou sementes que nós plantamos / semeamos na nossa horta, ao longo do ano letivo.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta na escola contribuiu para a autoestima de muitos alunos e da restante comunidade escolar. O facto de se tratar de uma horta isenta de qualquer produto químico e o facto de ajudar os alunos a entender a importância dos nutrientes que os alimentos nos oferecem, fez com que os alunos se sentissem mais motivados e preocupados com a sua saúde. Muitos encarregados de educação, possuem hortas em casa, o que proporcionou a aproximação das famílias à escola e a partilha de conhecimento e interatividade nesta área.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita semanalmente. O grupo de alunos é dividido em dois. Enquanto um grupo de alunos limpa a horta e remexe o solo, o outro grupo recolhe o "lixo". Posteriormente, os alunos decidem que rega a horta. Quando plantamos/semeamos um novo produto, os alunos elaboram placas identificativas da nova planta.
7. Como é feita a preparação do solo?
No solo são feitas covas, com recurso a uma enxada e nessa covas são deitadas os produtos resultantes da compostagem e de seguida tampam-se as covas e remexe-se o solo para ficar fofo e pronto a receber uma nova cultura.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Para que se obtenha o material orgânico, é feita a compostagem com cascas de legumes e frutas e folhas, que posteriormente são utilizados na cozinha da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta nossa escola temos culturas de: alface verde e alface roxa, favas, ervilhas, salsa, coentros, chá príncipe, hortelã, feijão, batata e beterraba.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
A quantidade aproximada de produtos produzidos é aproximadamente 5/6kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos obtidos na horta foram para o consumo na escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Durante a semana o grupo de alunos que frequenta o projeto Eco-Escolas, divide-se para que um grupo faça a rega num dia e outros grupos noutros dias, conforme a necessidade de rega. Há sempre a colaboração dos funcionários na realização desta tarefa.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, no entanto, não se verificou a existências de pragas e doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Por vezes, foi feita a articulação do Projeto Eco-Escolas com o Projeto Alimentação Saudável "Bocas". Esta atividade consistiu na recolha de hortelã e chá príncipe da horta para utilizar a confeção de chás no Projeto Alimentação Saudável. Os alunos fizeram uma pesquisa sobre os benefícios das infusões de ervas e a sua importância para a nossa saúde. Em casa, com apoio dos encarregados de educação, prepararam e provaram diferentes infusões. O balanço da atividade foi bastante positivo.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
As condições adequadas de temperatura, humidade e luz foram determinantes no sucesso da nossa horta.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.ebscalheta.net