Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária /PE da Calheta - Fajã da Ovelha (antiga EB1,2,3/PE Professor Francisco Manuel Santana Barreto) (Calheta (Madeira))

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Não temos conhecimento.

2. Área aproximada da horta (m²):

Horta pequena - até 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

28

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias envolvem-se na concretização da horta, na medida em que fornecem plantas ou sementes que nós plantamos / semeamos na nossa horta, ao longo do ano letivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta na escola contribuiu para a autoestima de muitos alunos e da restante comunidade escolar. O facto de se tratar de uma horta isenta de qualquer produto químico e o facto de ajudar os alunos a entender a importância dos nutrientes que os alimentos nos oferecem, fez com que os alunos se sentissem mais motivados e preocupados com a sua saúde. Muitos encarregados de educação, possuem hortas em casa, o que proporcionou a aproximação das famílias à escola e a partilha de conhecimento e interatividade nesta área.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente. O grupo de alunos é dividido em dois. Enquanto um grupo de alunos limpa a horta e remexe o solo, o outro grupo recolhe o "lixo". Posteriormente, os alunos decidem que rega a horta. Quando plantamos/semeamos um novo produto, os alunos elaboram placas identificativas da nova planta.

7. Como é feita a preparação do solo?

No solo são feitas covas, com recurso a uma enxada e nessa covas são deitadas os produtos resultantes da compostagem e de seguida tampam-se as covas e remexe-se o solo para ficar fofo e pronto a receber uma nova cultura.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para que se obtenha o material orgânico, é feita a compostagem com cascas de legumes e frutas e folhas, que posteriormente são utilizados na cozinha da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta nossa escola temos culturas de: alface verde e alface roxa, favas, ervilhas, salsa, coentros, chá príncipe, hortelã, feijão, batata e beterraba.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade aproximada de produtos produzidos é aproximadamente 5/6kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos obtidos na horta foram para o consumo na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Durante a semana o grupo de alunos que frequenta o projeto Eco-Escolas, divide-se para que um grupo faça a rega num dia e outros grupos noutros dias, conforme a necessidade de rega. Há sempre a colaboração dos funcionários na realização desta tarefa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, no entanto, não se verificou a existências de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Por vezes, foi feita a articulação do Projeto Eco-Escolas com o Projeto Alimentação Saudável "Bocas". Esta atividade consistiu na recolha de hortelã e chá príncipe da horta para utilizar a confeção de chás no Projeto Alimentação Saudável. Os alunos fizeram uma pesquisa sobre os benefícios das infusões de ervas e a sua importância para a nossa saúde. Em casa, com apoio dos encarregados de educação, prepararam e provaram diferentes infusões. O balanço da atividade foi bastante positivo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As condições adequadas de temperatura, humidade e luz foram determinantes no sucesso da nossa horta.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.ebscalheta.net