Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (Almada)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Na comunidade escolar, envolve pais e encarregados de educação tanto no trabalho da horta, como na compra de produtos da mesma. Os alunos que colaboram com regularidade na horta, costumam também levar alguns produtos, sem custo, para casa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As plantas usadas nestas consociações são a da cenoura com o alecrim e a couve com o alecrim e a alface.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Noutras alturas também se vende batata, pepino, pimentos, tomates e marmelos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita por uma mangueira que está ligada à água da rede pública, pelo que a recolha de água da chuva deverá ser melhorada.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos do 8ºB, por sugestão da professora de Ciências Naturais, procuraram polinizadores na horta, pesquisaram a qualidade do solo, analisaram como se fazia a compostagem, analisaram os casos de consociações presentes e alguma da biodiversidade da horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: