Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

7

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma Encarregada de educação costuma ir 2 a 3 vezes por semana cuidar da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta permite desenvolver algumas competências dos alunos, nomeadamente a motricidade e coordenação ao manusear os instrumentos agrícolas e algumas competências sociais como a comunicação e colaboração.
Na comunidade escolar, envolve pais e encarregados de educação tanto no trabalho da horta, como na compra de produtos da mesma. Os alunos que colaboram com regularidade na horta, costumam também levar alguns produtos, sem custo, para casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as quartas-feiras, pelas 14.30h, os alunos sob orientação da coordenadora da BioHorta, escutam quais são as tarefas necessárias a serem desempenhadas, formam grupos e executam alguns trabalhos necessários. Estes trabalhos são: a preparação do solo, mobilizando-o e misturando-o com composto e solo arenoso, uma vez que o da horta é muito argiloso; a sementeira e plantação de pequenas plantas criadas, inicialmente em vasos; a rega das sementeiras e outras plantas mais crescidas; retirar as ervas que crescem entre as plantas hortícolas; colocar desperdícios na caixa de compostagem.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é mobilizado com sachos e é misturado com composto vindo da pilha ou do compostor. Uma vez que o solo é muito argiloso, é misturado com solo mais arenoso retirado de outras zonas verdes da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feito compostagem numa caixa de mais de 1 metro cúbico, com ramos secos, erva seca, restos vegetais verdes da cantina e da própria horta e cascas de ovo. Também é feito uma pilha que contém essencialmente ramos e folhas recolhidos da horta e de outros espaços verdes da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações instaladas são essencialmente de proteção contra pragas ou de atração de polinizadores.
As plantas usadas nestas consociações são a da cenoura com o alecrim e a couve com o alecrim e a alface.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Neste momento, produz-se cerca de 2kg de alface e 3 kg de couve portuguesa. Também são vendidas ervas aromáticas, como o alecrim, salsa e coentros, mas sem estimativa de peso.
Noutras alturas também se vende batata, pepino, pimentos, tomates e marmelos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos vão para os alunos colaboradores da horta, outros são vendidos numa pequena feira que se realiza no pavilhão 1, para angariar fundos para as ferramentas da Biohorta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Só é feita recolha de chuva com baldes e bidões.
A rega é feita por uma mangueira que está ligada à água da rede pública, pelo que a recolha de água da chuva deverá ser melhorada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita apenas pelos responsáveis da horta, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve uma praga de lesmas que comeram as alfaces. Esta foi combatida, colocando borras de café à volta destes hortícolas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A atividade mais importante é o trabalho semanal com os alunos, envolvendo-os ativamente neste projeto. O grupo de alunos tem idades situadas entre os 10 e os 14 anos. Esta atividade permitiu-lhes desenvolver um espírito de cooperação entre eles e a comunidade escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas de Ciências Naturais na horta.
Os alunos do 8ºB, por sugestão da professora de Ciências Naturais, procuraram polinizadores na horta, pesquisaram a qualidade do solo, analisaram como se fazia a compostagem, analisaram os casos de consociações presentes e alguma da biodiversidade da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: