Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Este espaço tem como objetivo que os alunos dos vários anos de escolaridade possam conhecer as espécies cultivadas e observar o seu desenvolvimento.
Aprofundamento de conhecimento nas disciplinas envolvidas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Depois da colheita, os ramos e folhas são incorporados no solo como fertilizante.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
ervilhas 400g
alfaces 12 Kg
couves 1,5 Kg
batatas 2,5 Kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Este ano, a colheita das favas foi acompanhada pelos alunos do 2º ano que fizeram o descasque e as prepararam para ser consumidas.
No Dia Eco-Escolas, foram oferecidos dois saquinhos de batatas ao Diretor do Agrupamento e à Vereadora da Cultura
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos do 2º ano foram à horta fazer a colheita das favas;
Posteriormente descascaram-nas e as mesmas foram preparadas para ser cozinhadas no refeitório.
As cascas, juntamente com alguns ramos, serão utilizadas como fertilizante natural.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Preparação do solo, observação das culturas;
Colocação de marcadores para monitorizar o crescimento das ervilheiras e faveiras, aplicando conhecimentos de Ciências Naturais e Matemática.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Observação e identificação de espécies e deteção de eventuais pragas.
Retirar ervas.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Temos em fase de projeto, a reutilização de um depósito de águas de aquecimento (que ficou na escola, depois da reconversão do gás propano por gás natural), para recolha de águas pluviais. A bombagem da água do depósito para a rega, será feita com energia solar através da colocação de um painel fotovoltaico. Para a deslocação e colocação do depósito no sítio correto, já solicitámos o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.
15.1. Link para a página da horta: