Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11

2. Área aproximada da horta (m²):

12

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Clube de Ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Recolha de informação, pelos alunos, junto dos seus familiares sobre os produtos agrícolas cultivados na região.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Trata-se de um pequeno espaço experimental, no qual os alunos podem fazer o estudo do impacto de fatores abióticos (temperatura, luz, composição e humidade do solo) no crescimento e na produção das espécies cultivadas.
Este espaço tem como objetivo que os alunos dos vários anos de escolaridade possam conhecer as espécies cultivadas e observar o seu desenvolvimento.
Aprofundamento de conhecimento nas disciplinas envolvidas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São os alunos e o professor de Ciências que colaboram e acompanham o processo da sementeira, desde a preparação do espaço à monitorização do crescimento das plantas e pragas, assim como da sua rega. Os alunos dos vários anos de escolaridade fazem "visitas" à horta, desenvolvendo o conhecimento sobre espécies vegetais que fazem parte da sua alimentação e que, muitas vezes, nunca observaram no campo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na preparação do solo é utilizada matéria orgânica resultante da compostagem feita na escola, uma vez que a mesma possui um extenso espaço verde com diferentes árvores e arbustos
Depois da colheita, os ramos e folhas são incorporados no solo como fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas das árvores da escola; ramos, folhas, caules, vagens depois de feita a colheita.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas, favas, alface, couve, batata, rabanete, tomate, salsa

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas 1,5 Kg
ervilhas 400g
alfaces 12 Kg
couves 1,5 Kg
batatas 2,5 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são normalmente oferecidos a uma família com algumas dificuldades económicas.
Este ano, a colheita das favas foi acompanhada pelos alunos do 2º ano que fizeram o descasque e as prepararam para ser consumidas.
No Dia Eco-Escolas, foram oferecidos dois saquinhos de batatas ao Diretor do Agrupamento e à Vereadora da Cultura

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita semanalmente, pelo professor e alunos do Clube de Ciências. Se necessário, o professor faz a rega com maior frequência.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim ,através da observação direta, pelo menos, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No Dia Eco-Escolas, foram oferecidos dois saquinhos de batatas ao Diretor do Agrupamento e à Vereadora da Cultura, realçando o facto de ser uma produção biológica na escola.
Os alunos do 2º ano foram à horta fazer a colheita das favas;
Posteriormente descascaram-nas e as mesmas foram preparadas para ser cozinhadas no refeitório.
As cascas, juntamente com alguns ramos, serão utilizadas como fertilizante natural.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula na horta
Preparação do solo, observação das culturas;
Colocação de marcadores para monitorizar o crescimento das ervilheiras e faveiras, aplicando conhecimentos de Ciências Naturais e Matemática.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aula na horta
Observação e identificação de espécies e deteção de eventuais pragas.
Retirar ervas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

De realçar, que algumas vezes, os alunos observam os dados meteorológicos registados pela estação meteorológica da escola e relacionam-os com a necessidade de água por parte do solo e das plantas da horta.
Temos em fase de projeto, a reutilização de um depósito de águas de aquecimento (que ficou na escola, depois da reconversão do gás propano por gás natural), para recolha de águas pluviais. A bombagem da água do depósito para a rega, será feita com energia solar através da colocação de um painel fotovoltaico. Para a deslocação e colocação do depósito no sítio correto, já solicitámos o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.aenacb.pt/escolas/escola-b%C3%A1sica-cidade-de-castelo-branco/1736-h%C3%A1-ci%C3%AAncia-na-cidade-rccvne-horta-do-clube-de-ci%C3%AAncias.html