saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo 2020/2021
2. Área aproximada da horta (m²):
29m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Matemática, Estudo do Meio e Português
3.3. N.º de alunos envolvidos:
43
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam trazendo para a escola baldes com «castanhos, verdes, secos e húmidos» para o compostor. A associação de Pais comprará hortícolas e aromáticas. Envolvimento das famílias nas tarefas pedidas sobre as Hortas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os morangos e as framboesas serviram de lanche para os alunos, na escola. O tomate, as alfaces, as couves, as curgetes, os pimentos e as cenouras foram oferecidos ao ATL, para a confeção de refeições dos alunos, na cantina. O impacto nos alunos é sentido uma vez que dizem gostar da experiência de plantar e semear. Também gostam de ver a horta escolar porque a escola fica mais bonita com as hortícolas e com o cheiro das aromáticas. Comer os frutos e as hortícolas da horta faz melhor à saúde. Acham muito importante realizar atividades ao ar livre.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta é dividida em três partes, sendo cada uma para cada turma. Os alunos de cada turma são responsáveis pela manutenção da horta, com o auxílio das assistentes operacionais. A terra será cavada pelas assistentes com a colaboração dos alunos. Estes terão de cuidar do seu cantinho da horta, plantando, regando, arrancando as ervas daninhas...
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é iniciada como arrancar das ervas daninhas com as mãos pelos alunos. As assistentes fazem uma limpeza mais rigorosa com a enxada. A fertilização é feita com a compostagem do compostor da escola e estrume dos animais que alguns alunos têm em casa. (porco, galinha, coelho, pato, vacas...). Também é feito um pedido ao Centro de Educação Ambiental que ofereça fertilizantes naturais.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com materiais secos e húmidos, verdes e castanhos trazidos pelos alunos, de casa, num balde oferecido pelo Centro de Educação Ambiental
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Diferentes espécies de hortícolas de acordo com a época do ano.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, sempre que as hortícolas estejam com aspeto de alguma doença.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos começaram a limpar o terreno de forma manual. Também ajudaram as assistentes operacionais a fazer a limpeza com materiais agrícolas adequados. Trouxeram de casa baldes e sacos com materiais para a compostagem, que espalharam pela horta. Plantaram as hortícolas compradas pela Associação de Pais.
Atividade 2:
Descrição:
Os meninos arrancaram as ervas daninhas. Já apanharam alguns morangos e beberam chá de hortelã.
Atividade 3:
Descrição:
Este ano letivo ainda não foi realizada nenhuma atividade com os produtos da horta, porque os produtos da horta ainda estão em crescimento. O objectivo é apanhar os produtos da horta já em fase de amadurecimento e oferecer ao ATL onde funciona o refeitório onde os alunos fazem as suas refeições diárias.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
Este link refere-se à pagina da escola do Facebook https://www.facebook.com/Traquinotas