Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais ou menos 20 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 45 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio / Treino de Competências Funcionais / Formação Pessoal e Social

3.3. N.º de alunos envolvidos:

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam indiretamente, com os seus likes e comentários na página do Facebook da Escola, quando são realizadas publicações sobre as atividades desenvolvidas neste Projeto.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Relativamente aos alunos, com o desenvolvimento deste Projeto, os mesmo têm a oportunidade de:
- Tomar consciência das vantagens da utilização de composto orgânico na agricultura;
- Aprender e adotar técnicas da agricultura tradicional e biológica;
- Desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo;
- Contacto mais direto com aspetos da natureza, estimulando uma aprendizagem ativa e uma melhor consciência ecológica;
- Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
- Conhecer as diferentes etapas das culturas hortícolas;
- Contribuir para o melhoramento e arranjo dos espaços exteriores a escola.
Com o desenvolvimento deste Projeto é ainda possível valorizar a interação entre a Escola e a comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta da Escola visa a dinamização dos canteiros do espaço exterior da escola, de forma a alindar o espaço exterior, assim como proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza através da realização de algumas atividades agrícolas e de jardinagem.
Dividida em pequenos talhões (2), dando uso a uma parcela de terreno pertencente à escola, cada turma (Sala 2/3 e Sala 6/7) tem a oportunidade de cuidar do crescimento de um conjunto diversos frutos e vegetais.
Os produtos cultivados na horta por estas duas turmas são posteriormente consumidos internamente (autoconsumo), uma vez que são utilizados na promoção do Treino de Competências Funcionais e desenvolvimento de atividades socialmente úteis.
Sempre orientados pelo professor responsável, os alunos deslocam-se semanalmente à horta, para lá realizarem as tarefas necessárias (preparação do terreno, plantação, monda, rega, colheita, etc.).

7. Como é feita a preparação do solo?

Relativamente à limpeza do terreno, esta é realizada pelos alunos com a orientação dos professores. É realizada manualmente (sem o uso de ferramentas mecânicas) usando os instrumentos tradicionais da agricultura: pás, enxadas; ancinhos, carrinho de mão, etc. As ervas recolhidas nesta limpeza servem posteriormente de alimento aos animais que existem o espaço escolar (galinhas, patos, gansos, faisões, pavões, burros, cavalos).
No que diz respeito à fertilização do terreno, esta é realizada também pelos alunos, com estrume dos cavalos e dos burros que existem no espaço escolar após passar pelo compostor.
Algumas vezes é ainda utilizado húmus de minhoca (tendo por base a decomposição do estrume dos cavalos e dos burros), também produzido na escola, como forma de tornar mais rico o solo para a produção de frutas e vegetais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com o estrume dos cavalos e dos burros que existem no espaço escolar, através de dois processos distintos: degradação natural do estrume (compostor); produção de húmus de minhoca.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No presente ano letivo, já foi possível produzir couves portuguesas, estando no momento plantados brócolos, alfaces e diversas ervas aromáticas (salsa, coentros, hortelã e poejo). Está ainda previsto realizar a plantação de tomateiros e de feijão verde, no seu devido tempo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega das plantações é realizada manualmente pelos alunos, tendo sempre por base a observação direta da necessidade de água no solo. Quando existem reservas de água recolhida das chuvas esta é utilizada na rega das plantações com uso de regadores. Quando tal não é possível, é utilizada água proveniente do poço que existe no espaço da Escola (Quinta).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Esta monitorização é realizada através da observação direta sempre que se realizam trabalhos na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Durante a produção de couves (tipo portuguesa) as mesmas foram atacadas por lagartas que devoraram parte das sua folhas. Para combater esta pragas as minhocas foram retiradas manualmente pelos alunos e as couves foram colhidas mais cedo para se evitar a sua perda total.
Atualmente os brócolos que estão plantados já foram protegidos contra as lagartas, uma vez que junto ao seu caule foi espalhado borra de café (Dica do Desafio Segredo da Minha Horta).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

galinhas, patos, gansos, faisões, pavões, burros, cavalos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Criação/requalificação de uma pequena estufa

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de Caldo Verde – Com as couves (tipo portuguesa), em meados do mês de dezembro, os alunos de uma das turmas envolvidas neste Projeto, confecionaram na sala de aula uma sopa (Caldo Verde), com o auxílio dos professore e auxiliares. Esta atividade foi posteriormente divulgada na página do Facebook da Escola e teve um conjunto de reações (likes e comentários) bastante positivos. Com esta atividade, foi possível fortalecer o sentido ecológico no âmbito da formação pessoal e social dos alunos, bem como promover hábitos de alimentação saudável (Objetivos dos Projetos Horta Pedagógica e Alimentação Saudável - Programa Eco-Escolas).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Preparação de novas plantações - Pensando em futuras plantações, no final de janeiro, em sala de aula, foi tempo de colocar na terra as sementes dos próximos tomateiros e feijoeiros, no âmbito do Projeto Horta Pedagógica (Projeto Eco-Escolas). Utilizado tubos do papel higiénico, potes de iogurte e húmus produzido na nossa escola, as sementes foram colocadas para germinar. Depois de regadas e acondicionadas num espaço “quentinho” e com muita luminosidade, é só esperar que cresçam fortes e saudáveis, para na altura adequada serem transplantadas para o exterior. Esta atividade foi posteriormente divulgada na página do Facebook da Escola e teve um conjunto de reações (likes e comentários) bastante positivos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Criação/requalificação de uma pequena estufa - Como diz o ditado popular: “do velho se faz novo”, uma das turmas envolvidas neste Projeto, durante o mês de dezembro requalificou uma estufa antiga (muito antiga, quase do século passado!...), que existe na Quinta da Serralheira, para dar continuidade à plantação de novos produtos hortícolas, no âmbito do Projeto Horta Pedagógica (que integra o Programa Nacional Eco-Escolas), durante o tempo frio.
Depois de reparar a estrutura da estufa, através da colocação de remendos no plástico, arrancar as ervas, lavrar o terreno, criar separadores (canteiros internos), construiu um pequeno caminho e colocou no solo as novas sementes ou plantas: abóbora, courgete, tomate, girassol, salsa, coentro, rabanetes, poejo e hortelã.
Com a realização desta atividade pretendeu-se desenvolver com os alunos os princípios da Agricultura Biológica: não aplicar produtos químicos de síntese; produzir culturas consociadas, incluindo hortícolas e aromáticas; envolver ativamente dos jovens e; criar culturas com condições de sustentabilidade.
Esta atividade foi posteriormente divulgada na página do Facebook da Escola e teve um conjunto de reações (likes e comentários) bastante positivos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Educação Ambiental constitui uma forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, formando munícipes mais exigentes e mais ativos na construção de um território com mais qualidade.
A agricultura ou a jardinagem como atividade de lazer, ocupação dos tempos livres, ou até mesmo integrada nos currículos escolares proporciona ao aluno com Necessidades Educativas Especiais benefícios de nível cognitivo, sócio afetivo e motor.
Visando desenvolver o sentido ecológico no âmbito da Formação Pessoal e Social dos alunos, bem como o estímulo pela aquisição de hábitos de alimentação saudável, a nossa escola, juntando vários elementos da comunidade educativa, mais um ano letivo decidiu dar continuidade à horta pedagógica, na qual professores, alunos e funcionários se têm encarregado da sua manutenção.
Sendo o Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, uma Escola onde já está enraizada a cultura ecológica e onde todos estão conscientes de que a natureza é a nossa herança e que devemos amá-la e respeitá-la, este projeto visa valorizar os espaços de cultivo como fonte de riqueza que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades.

15.1. Link para a página da horta:

Página do Facebook da Escola (onde são divulgadas as atividades dinamizadas no âmbito de Projeto): - https://www.facebook.com/Centro-S%C3%B3cio-Educativo-341917076270030