Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Tomar consciência das vantagens da utilização de composto orgânico na agricultura;
- Aprender e adotar técnicas da agricultura tradicional e biológica;
- Desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo;
- Contacto mais direto com aspetos da natureza, estimulando uma aprendizagem ativa e uma melhor consciência ecológica;
- Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
- Conhecer as diferentes etapas das culturas hortícolas;
- Contribuir para o melhoramento e arranjo dos espaços exteriores a escola.
Com o desenvolvimento deste Projeto é ainda possível valorizar a interação entre a Escola e a comunidade educativa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Dividida em pequenos talhões (2), dando uso a uma parcela de terreno pertencente à escola, cada turma (Sala 2/3 e Sala 6/7) tem a oportunidade de cuidar do crescimento de um conjunto diversos frutos e vegetais.
Os produtos cultivados na horta por estas duas turmas são posteriormente consumidos internamente (autoconsumo), uma vez que são utilizados na promoção do Treino de Competências Funcionais e desenvolvimento de atividades socialmente úteis.
Sempre orientados pelo professor responsável, os alunos deslocam-se semanalmente à horta, para lá realizarem as tarefas necessárias (preparação do terreno, plantação, monda, rega, colheita, etc.).
7. Como é feita a preparação do solo?
No que diz respeito à fertilização do terreno, esta é realizada também pelos alunos, com estrume dos cavalos e dos burros que existem no espaço escolar após passar pelo compostor.
Algumas vezes é ainda utilizado húmus de minhoca (tendo por base a decomposição do estrume dos cavalos e dos burros), também produzido na escola, como forma de tornar mais rico o solo para a produção de frutas e vegetais.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Atualmente os brócolos que estão plantados já foram protegidos contra as lagartas, uma vez que junto ao seu caule foi espalhado borra de café (Dica do Desafio Segredo da Minha Horta).
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Depois de reparar a estrutura da estufa, através da colocação de remendos no plástico, arrancar as ervas, lavrar o terreno, criar separadores (canteiros internos), construiu um pequeno caminho e colocou no solo as novas sementes ou plantas: abóbora, courgete, tomate, girassol, salsa, coentro, rabanetes, poejo e hortelã.
Com a realização desta atividade pretendeu-se desenvolver com os alunos os princípios da Agricultura Biológica: não aplicar produtos químicos de síntese; produzir culturas consociadas, incluindo hortícolas e aromáticas; envolver ativamente dos jovens e; criar culturas com condições de sustentabilidade.
Esta atividade foi posteriormente divulgada na página do Facebook da Escola e teve um conjunto de reações (likes e comentários) bastante positivos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A agricultura ou a jardinagem como atividade de lazer, ocupação dos tempos livres, ou até mesmo integrada nos currículos escolares proporciona ao aluno com Necessidades Educativas Especiais benefícios de nível cognitivo, sócio afetivo e motor.
Visando desenvolver o sentido ecológico no âmbito da Formação Pessoal e Social dos alunos, bem como o estímulo pela aquisição de hábitos de alimentação saudável, a nossa escola, juntando vários elementos da comunidade educativa, mais um ano letivo decidiu dar continuidade à horta pedagógica, na qual professores, alunos e funcionários se têm encarregado da sua manutenção.
Sendo o Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, uma Escola onde já está enraizada a cultura ecológica e onde todos estão conscientes de que a natureza é a nossa herança e que devemos amá-la e respeitá-la, este projeto visa valorizar os espaços de cultivo como fonte de riqueza que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades.
15.1. Link para a página da horta: