saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existiu uma pequena horta em 2018/2019, mas por constrangimentos vários ficou abandonada. No ano 2020/2021 foi recuperada e desde então tem-lhe sido dada continuidade.
2. Área aproximada da horta (m²):
cerca de 40m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1 continuamente e 1 ocasionalmente
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
A horta foi dinamizada por alunos que se encontram abrangidos por medidas do DL54/2008, designadamente, de Adaptações Curriculares Significativas, pelo que, apesar dos mesmos terem utilizado competências inerentes às disciplinas de Ciências Naturais, Fís
3.3. N.º de alunos envolvidos:
4 permanentemente e uma turma de 22 alunos ocasionalmente
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Ao longo de todo o processo – na partilha de ideias, na doação de espécies a plantar, no empréstimo de ferramentas agrícolas, etc.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Estes alunos têm por natureza pouca motivação para aprender. Com a Horta manifestaram uma maior motivação para a escola e para as aprendizagens, tendo sido possível não só aplicarem conhecimentos trabalhados em sala de aula (como seja, por exemplo, alguns princípios relacionados com a sustentabilidade e com os princípios da agricultura biológica), como foi igualmente possível aprenderem pela via do fazer. Os alunos mostraram também a sua criatividade, autonomia, cooperação e entreajuda e até iniciativa e solicitude, algo mais difícil de manifestarem em sala de aula. Em relação à comunidade, foi importante o reconhecimento de competências aos alunos, por parte desta, e a valorização do trabalho/empenho dos mesmos, situação que teve e terá impacto na formação global destes jovens. De referir que a comunidade colaborou sempre em todas as etapas e os produtos hortícolas colhidos foram, com a colaboração da comunidade, “trocados” por outros bens alimentares e de higiene, para causas solidárias.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta tem estado a cargo dos alunos envolvidos orientados pela docente de educação especial responsável. No horário dos alunos, designadamente nas horas em que trabalham a área de Autonomia pessoal e Social com a referida docente, foram definidos os tempos semanais para cuidar da horta. Nos períodos de interrupção letiva, as auxiliares da escola, orientadas pela professora, fazem a manutenção necessária (ex. rega sempre que necessário).
7. Como é feita a preparação do solo?
Todo o Processo de limpeza e mobilização do solo foi feito com recurso a técnicas não evasivas, associadas à agricultura tradicional/biológica, recorrendo-se unicamente a ferramentas como a enxada, a sachola/sacho, o ancinho, a forquilha, a monda manual, o regador, etc. A fertilização do solo foi realizada quer com composto orgânico natural comprado, quer com composto resultante da compostagem que foi iniciada no ano letivo transato, a partir dos resíduos verdes trazidos pelos alunos e professora, bem como pelos resíduos secos (folhas das árvores recolhidas no recinto escolar).
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Foi construído um compostor anexo à horta, com paletes de madeira. Para a compostagem são utilizados materiais provenientes da manutenção dos jardins escolares (relva, folhas de árvores), bem como da limpeza dos espaços adjacentes à horta (folhagem das árvores, ervas espontâneas, etc.). Nos resíduos verdes são ainda recolhidos resíduos orgânicos (casacas de legumes, cascas de fruta, etc.) trazidos pelos alunos e professora, bem como borras de café e cascas de ovos que uma pastelaria da comunidade fornece.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas são: alface, cebola, alho francês, curgete, salsa, coentros, espinafres, ervilhas, favas, cenouras, , pimento, beterraba, couve portuguesa, couve roxa, repolho, brócolos, couve flor, alecrim, alfazema e cravos túnicos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Aproximadamente 50kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Troca solidária cujo valor anagariado reverteu para campanhas de solidariedade, tendo neste ano letivo sido canalizado especificamente para ajudar a Ucrânia.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Sempre que se revela necessário a rega é efetuada duas vezes por semana, no período inicial da manhã. A água das chuvas foi aproveitada, canalizando os beirais de um edifício para reservatórios, mas revelou-se insuficiente, nomeadamente, nesta fase terminal do ano letivo em que as temperaturas dispararam. A rega é feita manualmente com recurso a regadores e recentemente foi-nos atribuída uma mangueira com ponteira de aspersor.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, pelo menos 2 vezes por semana, nas atividades de manutenção da horta, são observadas de perto as espécies para deteção de eventuais anomalias (pragas ou doenças). Na presença de alguma “praga”, procuramos fazer um trabalho de pesquisa de forma a perceber de que forma a podemos afastar da horta sem prejudicar o ambiente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Tendo em conta a diversidade de espécies introduzidas e a tentativa de fazer algumas consociações, não temos tido grandes pragas/doenças. Temos sim alguns pequenos roedores que circulam por debaixo do solo (ex. toupeiras), os quais continuam a coexistir estragando algumas culturas. Apenas pisamos o solo, na presença da elevação deste (em denúncia, por exemplo, das toupeiras). Não sendo propriamente uma praga, outro aspeto a referir foram as inúmeras lesmas e caracóis que este ano atacaram as couves. Procurámos afastá-los colocando cinza e cascas de ovo miudinhas pelo solo e pulverizá-mos as couves com água e sabão. Para afastar outras pragas recorremos preventivamente aos cravos túnicos, ao alecrim e alfazema, assim como às borras de café que espalhávamos pelo meio das culturas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Nada a declarar
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
feira na escola – Esta atividade começou a ser realizada a partir do momento em que os primeiros produtos começaram a ser colhidos. Estes produtos são expostos para que os interessados os possam ”trocar” pelo valor que entenderem, sabendo, porém, que angariação remete para a aquisição de bens de primeira necessidade para causas sociais (este ano endereçadas à Ucrânia, por intermédio de campanhas que têm sido apoiadas). Esta atividade envolveu para além dos alunos responsáveis pela horta e respetiva docente de educação especial, todos os professores e funcionários da escola que quiseram participar e colaborar, assim como alunos e pais e pelo feedback dos educandos iam tendo conhecimento e faziam as respetivas encomendas. Esta atividade teve um impacto muito positivo, quer ao nível da divulgação do trabalho/empenho destes alunos e valorização do mesmo por parte de todos (são por norma jovens pouco envolvidos na vida normal da escola), quer ao nível dos próprios alunos acreditarem neles próprios e verem resultados do seu empenho; possibilitou ainda a promoção do espírito de solidariedade para a causa social que este ano foi abraçada.
Atividade 2:
Descrição:
Atividades de Projeto em sala de aula com atividades/ pesquisas importantes que complementam a horta
De modo a apoiar a horta os alunos diretamente envolvidos (4) realizaram experiências diversas em colaboração com duas turma do 8º ano de CN (22 alunos cada), tendo efetuado sementeiras da mesma espécie (numa turma alfaces, noutra rabanetes), mas com recurso a materiais distintos, de modo a provar que as condições do solo, de iluminação, exposição, bem como a “alimentação” faz toda a diferença no crescimento das espécies. Destas experiências, as plantas sobreviventes foram depois transplantadas e o crescimento foi acompanhado e monitorizado pelos quatro alunos.
Em sala de aula foram igualmente semeadas em copos de café reutilizados plantas diversas (curgetes, alfaces, cravos túnicos, girassóis, etc.) e árvores (abacateiros e Ginkgo biloba), as quais, na altura certa foram/serão transplantadas para a horta/recinto escolar.
No âmbito do currículo adaptado dos 4 alunos em questão, foram também feitos trabalhos de pesquisa diversos de modo a compreenderem-se formas de fertilização e de afastamento natural das pragas e neste seguimento foi feita a recolha de cápsulas de café, cujo conteúdo (borras) era retirado pelos alunos e o invólucro de plástico (cápsula) colocado no ecoponto amarelo. Foi igualmente estabelecido um protocolo de colaboração com uma pastelaria local que aproveitava os resíduos da máquina do café e os alunos iam lá buscá-los para o compostor ou para colocarem diretamente no meio das espécies plantadas na horta.
Esta atividade teve um impacto bastante positivo nos alunos participantes, pois conseguiram realizar aprendizagens significativas, não só para a escola, mas para a sua vida futura. Ficou também o bichinho da curiosidade e o de replicar em casa o trabalho realizado, transmitindo as aprendizagens aos pais/avós (que na totalidade tem contacto direto com a agricultura).
Atividade 3:
Descrição:
Dia da sopa na sala de aula inserido nas Comemorações do Dia Mundial da Alimentação a 16 de Outubro.
Foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação em que umas das atividades propostas foi a sopa na sala de aula. Neste caso, todas as turmas com o apoio dos seus familiares, trouxeram vários tipos de sopas para a sala de aula e estas puderam ser degustadas pelos alunos. Algumas das sopas foram preparadas com hortícolas da horta, como couves.
https://aeob.edu.pt/index.php/informacoes/noticias/343-dia-mundial-da-alimentacao-2021
15. Outros aspetos de realce da horta:
https://aeob.edu.pt/index.php/projetos-clubes/gabinete-apoio-ao-aluno-2/315-uma-horta-100-eco-na-escola
https://aeob.edu.pt/index.php/informacoes/noticias/424-calem-se-as-armas-unidos-pela-paz1
15.1. Link para a página da horta:
https://aeob.edu.pt/index.php/informacoes/noticias/424-calem-se-as-armas-unidos-pela-paz1