Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o quarto ano de implementação de uma horta no espaço escolar.

2. Área aproximada da horta (m²):

Têm aproximadamente 15 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências naturais, educação visual e educação tecnológica.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Esporadicamente, com o fornecimento de sementes e mudas para semear/plantar na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Embora a horta seja de pequeno tamanho, comovai no quarto ano de implementação da horta, os elementos da comunidade escolar já perguntam com amais frequência "como é que vai a horta?". É sinal que o trabalho desenvolvido na horta está a ter impacto na escola.
Este ano, o grupo responsável pelos trabalhos da horta foi constituído por alunos com algum défice cognitivo, mas que evidenciaram uma grande motivação e disponibilidade na realização de todos os trabalhos práticos associados ao cultivo e manutenção do espaço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O trabalho de preparação da terra, sementeira e plantio foi realizada pelos alunos que frequentaram um clube criado para o efeito, sob a orientação de um professor responsável. Para as atividades de manutenção, tais como: limpeza, retirada de ervas daninhas, rega; foi elaborada uma escala de serviço semanal, onde os alunos do clube ficaram responsáveis por essas atividades. outros alunos voluntários fizeram parte dessa escala.

7. Como é feita a preparação do solo?

Iniciou-se a preparação da terra com a retirada de todas as ervas daninhas e de algumas pedras . O terreno foi cavado pelos alunos e deixaram a "arejar". Posteriormente dividiram o espaço em partes (canteiros), de acordo com as espécies que pretendiam semear/plantar. Na fertilização foi utilizado composto retirado dos nossos compostores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais utilizados para realizar a compostagem são provenientes da limpeza dos espaços verdes da nossa escola (ex: corte de relva, folhas mortas, etc) e da cantina da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano realizamos dias sementeiras, uma de inverno e outra na primavera.
Na cultura de inverno plantámos couves e semeámos favas ervilhas e nabiças.
Na cultura da primavera, plantámos alfaces, pimenteiros, curgetes e espinafres e semeámos feijão frade, rabanetes e coentros.
Ao longo do ano fomos colhendo e cuidando de salseira e espinafres que ainda resistem desde o ano letivo passado.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento já recolhemos:
1kg de rabanetes.
2kg de alfaces.
Vários ramos de salsa.

As culturas de inverno não foi possível recolher nenhuma espécie plantada/semeada, só meis dúzia de vagens de favas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A cantina da nossa escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada quando necessário. Essa tarefa é da responsabilidade dos alunos do clube e supervisionada por um adulto (professor ou funcionário). É geralmente feita no princípio ou final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente com a verificação dos produtos hortícolas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos os caracóis e lesmas a "atacar" as nossas couves. Com a procura e recolha dos animais e com a colocação de cinza das lareiras que os alunos trouxeram de casa.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: