Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Secundária D. Dinis (Santo Tirso)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
• Despertar o interesse na Comunidade Escolar para o cultivo de horta;
• Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida no nosso planeta;
• Promover a consciência ecológica;
• Criar hábitos de vida saudável e sustentável;
• (In) formar sobre o modo de produção biológico;
• Produzir alimentos naturais;
• Consciencializar para a importância de consumir alimentos saudáveis e nutritivos;
• Desenvolver uma maior interdisciplinaridade e integração dos saberes;
• Desenvolver o espírito de grupo e entreajuda para dinamizar espaços exteriores.
O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos e ajuda a melhorar a sua autoestima e satisfação pessoal, visto que proporciona a implementação de atividades altamente motivadoras que vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Foi efetuado o corte e limpeza das ervas, retiradas as plantas infestantes, pequenas rochas e alguns resíduos que lá se encontravam e que iriam dificultar o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Os resíduos verdes foram transportados para o compostor para se transformarem em composto, posteriormente o composto obtido servirá de fertilizante a utilizar em novas plantações.
Tendo em conta que o terreno é inclinado procedeu-se ao parcelamento (cultivo em socalcos) de rampas niveladas. O cultivo em socalco permite reduzir as perdas de solo e de água decorrentes da erosão e previne a formação de sulcos.
Seguidamente a terra foi revolvida com o auxílio da enxada (adultos) e sacho (alunos) de modo a ficar solta permitindo assim que circule melhor a água e o ar.
Na fertilização do solo, para a implementação da horta, foram utilizadas: cinzas e borras de café (fonte de azoto, fósforo e potássio), cascas de ovo (fornecem o cálcio necessário para o desenvolvimento celular das plantas), e húmus existente nos espaços exteriores da escola por forma a tornar o solo mais fofo, permeável, e mais fácil de manusear.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Serão ainda plantados tomateiros (Solanum lycopersicum), chuchu (Sechium edule), e semeadas abóboras, família Cucurbitaceae.
Foram plantadas couves galegas (Brassica oleracea) e maracujá-maracujazeiro.
Serão plantadas ervas aromáticas/ condimentares/ ornamentais/ medicinais, tais como: a sálvia (Salvia officinalis), salsa (Petroselinum crispum), cidreira/ menta/ hortelã (género Mentha), alecrim (Sálvia rosmarinus), calêndulas (Calendula officinalis), Funcho (Foeniculum vulgare), artemísia (Artemisia vulgaris), chicória (Cichorium pumilum), espinafres (Spinacia oleracea), urtiga, alecrim (Rosmarinus officinalis), lavanda (Lavandula angustifolia), e o tomilho (Thymus vulgaris) que mantém afastadas as pragas.
Flores: violetas brancas e roxas, malvas, roseiras e trepadeiras.
Uma HortaBio e Biodiversa surgirá na escola D. Dinis.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Com as aulas na horta pretendemos: incentivar os alunos para o contato com a natureza, motivar para a prática de uma alimentação saudável e sustentável desenvolvendo atividades que promovam a consciência ecológica.
Tendo em conta que a horta é um “laboratório vivo” pretende-se promover a interdisciplinaridade, sensibilizando os professores para a realização de atividades práticas/ experimentais, nas diferentes áreas disciplinares.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: