Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Externato de Nossa Senhora da Conceição (Porto Santo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde a inscrição da escola no programa 2006. Antes era utilizado como jardim.

2. Área aproximada da horta (m²):

20 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

intervalos do almoço - maiores (1h)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Pré e 1.º C

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias, sempre que solicitado fornecem sementes ou plantas para colocar na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta disponibiliza um local de trabalho onde são desenvolvidas atividades de exploração das plantas e pequenos animais e de desenho, bem como é um local privilegiado para momentos de leitura e calma dos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A coordenadora e docente responsável organiza pequenos grupos de alunos que ajudam na horta e os docentes preparam atividades para desenvolver com as suas turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Devido às caraterísticas do nosso microclima, quente e seco, realizamos a limpeza da horta no primeiro trimestre, no início de janeiro efetuamos as sementeiras e em março e abril temos a horta florida, com frutos e produtos frescos. No terceiro período, apenas alguns produtos subsistem ao calor, são os girassóis e ervas aromáticas, por exemplo.
A fertilização é feita com o composto retirado dos compostores da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Nos compostores da escola são colocados os restos dos alimentos da alimentação dos alunos e folhas recolhidas dos espaços exteriores da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta é pequena e como tal plantamos pequenos canteiros com alimentos como, batata doce, semilhas, couves, abóboras, favas para melhorar a qualidade nutricionais do solo, ervas aromáticas (salsa, hortelã, melissa, alfazema, erva príncipe). além disso, utilizamos girassóis para embelezar e ajudar a polinizar as plantas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Recolhemos pequenas quantidades de produtos devido à dimensão da horta.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos recolhidos são utilizados em saladas, sandes ou consumidos diretamente pelos alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega realiza-se com a água da chuva recolhida nos tanques. Faz-se diariamente, ao fim do dia pelos alunos que frequentam o OTL.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As pragas, como os caracóis, são combatidas com técnicas amigas do ambiente, por exemplo com cascas de ovos, em março e abril.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As pragas, como os caracóis, são combatidas com técnicas amigas do ambiente, por exemplo com cascas de ovos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nas turmas, quando estão a trabalhar o tema das plantas e animais, no estudo do meio,são promovidas atividades de observação de plantas e pequenos animais (insetos, pássaros, lagartas...). Também na expressão plástica desenvolvem-se atividades de desenho e pintura.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: