saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde a inscrição da escola no programa 2006. Antes era utilizado como jardim.
2. Área aproximada da horta (m²):
20 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
intervalos do almoço - maiores (1h)
3.3. N.º de alunos envolvidos:
Pré e 1.º C
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias, sempre que solicitado fornecem sementes ou plantas para colocar na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta disponibiliza um local de trabalho onde são desenvolvidas atividades de exploração das plantas e pequenos animais e de desenho, bem como é um local privilegiado para momentos de leitura e calma dos alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A coordenadora e docente responsável organiza pequenos grupos de alunos que ajudam na horta e os docentes preparam atividades para desenvolver com as suas turmas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Devido às caraterísticas do nosso microclima, quente e seco, realizamos a limpeza da horta no primeiro trimestre, no início de janeiro efetuamos as sementeiras e em março e abril temos a horta florida, com frutos e produtos frescos. No terceiro período, apenas alguns produtos subsistem ao calor, são os girassóis e ervas aromáticas, por exemplo.
A fertilização é feita com o composto retirado dos compostores da escola.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Nos compostores da escola são colocados os restos dos alimentos da alimentação dos alunos e folhas recolhidas dos espaços exteriores da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A horta é pequena e como tal plantamos pequenos canteiros com alimentos como, batata doce, semilhas, couves, abóboras, favas para melhorar a qualidade nutricionais do solo, ervas aromáticas (salsa, hortelã, melissa, alfazema, erva príncipe). além disso, utilizamos girassóis para embelezar e ajudar a polinizar as plantas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Recolhemos pequenas quantidades de produtos devido à dimensão da horta.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos recolhidos são utilizados em saladas, sandes ou consumidos diretamente pelos alunos.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega realiza-se com a água da chuva recolhida nos tanques. Faz-se diariamente, ao fim do dia pelos alunos que frequentam o OTL.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As pragas, como os caracóis, são combatidas com técnicas amigas do ambiente, por exemplo com cascas de ovos, em março e abril.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As pragas, como os caracóis, são combatidas com técnicas amigas do ambiente, por exemplo com cascas de ovos.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nas turmas, quando estão a trabalhar o tema das plantas e animais, no estudo do meio,são promovidas atividades de observação de plantas e pequenos animais (insetos, pássaros, lagartas...). Também na expressão plástica desenvolvem-se atividades de desenho e pintura.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: