Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos (neste local)

2. Área aproximada da horta (m²):

110m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biblioteca, Mindfulness

3.3. N.º de alunos envolvidos:

78

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que se considere pertinente, quer através da colaboração com sementes, plantas para a horta, no escoamento dos produtos ou nos projetos em torno da horta (confecção de alimentos)

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um ponto de interesse dos alunos que gostam de ver a evolução das culturas ao longo do tempo, de semear/plantar e cuidar (regar, tirar ervas, fertilizar) e ver o crescimento das plantas, cultivá-las e colhe-las , levando o feedback do seu trabalho para as famílias e alguns dos produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente os alunos vão à horta e são responsáveis pelo seu espaço, a sua manutenção e as culturas que semeiam/plantam.

7. Como é feita a preparação do solo?

Pelos alunos responsáveis pelo espaço (cada turma tem um pequeno espaço, no qual decide o que plantar/ semear e do qual é responsável) A fertilização é feita com o composto e cinzas de materiais da carpintaria queimados, bem como fertilizantes naturais provenientes da limpeza dos habitáculos dos animais).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as folhas do jardim, aparas de lápis e madeiras da carpintaria e os restos de legumes e vegetais da cozinha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, arvores de fruto (bananeiras, papaieira), alfaces, couves, tomates, cenouras, abobreiras...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 a 4 kg por cultura de legumes (ex: couves)
10 a 15 kg por cacho de banana
vários kg de papaia
6 ovos por semana

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- Mercadinho Escolar (online), onde são colocados os legumes/frutos colhidos e os docentes/alunos/pais reservam
- Alimentação escolar

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

- Através da água da companhia- já foi solicitado à câmara Municipal o arranjo de um poço para recolha de água e uma ligação à ribeira para a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Mensalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galináceos (galinhas), roedores (coelhos, hamsters, porquinhos da india), aves (piriquitos, perdizes, rolas)

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Observação e registo em atenção Plena da Fauna e Flora. Atividade de Mindfulness realizada pelo menos uma vez por mês no qual os alunos participam com interesse e motivação respeitando as orientações e demonstrando foco, atenção e concentração, bem como respeito pela natureza e meio ambiente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confecção de doce de Abóbora, por uma turma do 4º ano com abóboras da horta para consumo ao lanche e partilha com os outros edifícios escolares e com a comunidade no Dia do Hastear da Bandeira Verde.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta/jardim, várias turmas e várias vezes ao ano, par consolidação de conhecimentos, exploração de elementos ou realização de projetos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Recreios realizados no jardim nos quais as crianças podem explorar as ervas aromáticas, trepar as árvores e mexer estar em contacto com os animais...

15.1. Link para a página da horta:

site do eco-escolas da escola