saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
6 anos (neste local)
2. Área aproximada da horta (m²):
110m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Biblioteca, Mindfulness
3.3. N.º de alunos envolvidos:
78
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que se considere pertinente, quer através da colaboração com sementes, plantas para a horta, no escoamento dos produtos ou nos projetos em torno da horta (confecção de alimentos)
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta é um ponto de interesse dos alunos que gostam de ver a evolução das culturas ao longo do tempo, de semear/plantar e cuidar (regar, tirar ervas, fertilizar) e ver o crescimento das plantas, cultivá-las e colhe-las , levando o feedback do seu trabalho para as famílias e alguns dos produtos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente os alunos vão à horta e são responsáveis pelo seu espaço, a sua manutenção e as culturas que semeiam/plantam.
7. Como é feita a preparação do solo?
Pelos alunos responsáveis pelo espaço (cada turma tem um pequeno espaço, no qual decide o que plantar/ semear e do qual é responsável) A fertilização é feita com o composto e cinzas de materiais da carpintaria queimados, bem como fertilizantes naturais provenientes da limpeza dos habitáculos dos animais).
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com as folhas do jardim, aparas de lápis e madeiras da carpintaria e os restos de legumes e vegetais da cozinha.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas, arvores de fruto (bananeiras, papaieira), alfaces, couves, tomates, cenouras, abobreiras...
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
3 a 4 kg por cultura de legumes (ex: couves)
10 a 15 kg por cacho de banana
vários kg de papaia
6 ovos por semana
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
- Mercadinho Escolar (online), onde são colocados os legumes/frutos colhidos e os docentes/alunos/pais reservam
- Alimentação escolar
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
- Através da água da companhia- já foi solicitado à câmara Municipal o arranjo de um poço para recolha de água e uma ligação à ribeira para a rega.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Mensalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Galináceos (galinhas), roedores (coelhos, hamsters, porquinhos da india), aves (piriquitos, perdizes, rolas)
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Observação e registo em atenção Plena da Fauna e Flora. Atividade de Mindfulness realizada pelo menos uma vez por mês no qual os alunos participam com interesse e motivação respeitando as orientações e demonstrando foco, atenção e concentração, bem como respeito pela natureza e meio ambiente.
Atividade 2:
Descrição:
Confecção de doce de Abóbora, por uma turma do 4º ano com abóboras da horta para consumo ao lanche e partilha com os outros edifícios escolares e com a comunidade no Dia do Hastear da Bandeira Verde.
Atividade 3:
Descrição:
Aulas na horta/jardim, várias turmas e várias vezes ao ano, par consolidação de conhecimentos, exploração de elementos ou realização de projetos.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Recreios realizados no jardim nos quais as crianças podem explorar as ervas aromáticas, trepar as árvores e mexer estar em contacto com os animais...
15.1. Link para a página da horta:
site do eco-escolas da escola