Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Este ano promovemos a plantação de plantas polinizadoras na horta. Os alunos semearam diferentes espécies em estufa. Foram também semeadas em mini estufas e pequenos recipientes, para que pudessem ser levadas para casa e aí germinar. Quando ficaram prontas para serem transplantadas para a Horta, foram os alunos que fizeram a muda e foram regando e acompanhando o crescimento das suas “Plantas Bébes”.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Este ano, duas turmas de 5º ano, tiveram algumas aulas de Ciências Naturais na Horta Bio. E daí, partiram à descoberta da Biodiversidade presente no pátio da nossa escola, e arredores. Começaram por procurar respostas para 3 questões colocadas pela professora de CN: 1- Quantos tipos de polinizadores podes encontrar? Indica o nome. 2- Quantas plantas diferentes conseguiste encontrar? Se souberes o nome podes indicá-lo. 3-Consideras que no pátio da tua escola há uma grande biodiversidade? Porquê?
Com o auxílio de um dos professores responsáveis pela horta, os alunos identificaram as plantas comestíveis; o motivo que tinha levado ao desaparecimento das abelhas da colmeia da escola (que voltou a ter atividade no início esta primavera. Tiveram oportunidade de observar o interior da colmeia e de provar o mel. Identificaram as espécies da flora, recorrendo à app “Pl@ntNet”. Munidos dos cadernos de campo, construídos em ET, regressaram à horta para realizar os registos gráficos, que completaram com pesquisas na aula. Finalmente, na aula de EV e CN realizaram as fichas de cada espécie, culminando com a visita guiada, sendo os alunos de 5º ano os guias, do conselho Eco-Escolas, e a identificação de algumas espécies no recinto escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As atividades de plantação e manutenção da horta são da responsabilidade desta turma, que orienta outras turmas em atividades de sementeira, plantação, limpeza de ervas daninhas, rega ou colheita de produtos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Sempre que há necessidade os alunos procedem à retirada de ervas daninhas, à mão, de forma que não comprometam as plantações.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lagarta da couve: retiradas manualmente duas vezes por semana.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Com o auxílio de um dos professores responsáveis pela horta, os alunos identificaram as plantas comestíveis; o motivo que tinha levado ao desaparecimento das abelhas da colmeia da escola (que voltou a ter atividade no início esta primavera. Tiveram oportunidade de observar o interior da colmeia e de provar o mel. Identificaram as espécies da flora, recorrendo à app “Pl@ntNet”. Munidos dos cadernos de campo, construídos em ET, regressaram à horta para realizar os registos gráficos, que completaram com pesquisas na aula. Finalmente, na aula de EV e CN realizaram as fichas de cada espécie.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: