Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola EB 2,3 de Pevidém (Guimarães)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Sim. Sementeira em vasos para posteriormente plantar na horta. Início da medição e delimitação da horta.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Estimular o interesse e a criatividade na busca de soluções mais sustentáveis através da participação ativa dos jovens na criação da horta.
Melhorar a qualidade do espaço escolar, potenciando os princípios de responsabilidade ambiental e social dos alunos.
Promover a interdisciplinaridade e consolidar conhecimentos através de atividades práticas.
Fomentar o gosto e respeito pela natureza
Desenvolver o espírito de entreajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os vários elementos da comunidade educativa.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
12m²

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
6

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Ciências Naturais; Matemática, Educação Inclusiva e Cidadania e Desenvolvimento.

6.3. N.º de alunos a envolver:
180

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
pré escolar, 2º e 3º Ciclo

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
3

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Associação de Pais e Encarregados de Educação

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Semanalmente e no período de férias.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Turmas divididas em grupos semanais acompanhados dos respetivos professores. Pequenos grupos para rega acompanhados pelos funcionários. Cada grupo/turma possui um canteiro que cultiva segundo os princípios da Agricultura Biológica. São realizadas sementeiras (sementes biológicas em estufa - já existente na escola), de acordo com a época que posteriormente serão plantadas na horta.

9. Como será feita a preparação do solo?
Limpeza, mobilização da terra com auxílio do escarificador. Incorporação de matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas, aparos de relva, restos de poda e desperdícios da cantina (fruta, cascas de batata e legumes).

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Associações utilizadas são as que combinam gramíneas e leguminosas, aproveitando a fixação de azoto das leguminosas e as vantagens da gramínea, na proteção do solo contra a erosão. Associações de hortícolas com diferentes velocidades de crescimento. Outras associações com vista à proteção das culturas (plantas aromáticas), nomeadamente no combate de pragas com efeito de repelência ou atração de insetos auxiliares (em articulação com projetos ("A biodiversidade na minha escola" e "Poliniza-te" - da Pegadas.
1. Ervilha, alface e couve lombarda
2. Alface e salsa.
3. Fava, coentros e couve-penca.
4. Pepino, tomate e pimento.
5 Alho francês, beterraba, alecrim e couve flor.

12. Como será feita a gestão da rega?
Rega de aspersão com aproveitamento da água do poço existente na escola. Aproveitamento de águas pluviais guardadas e bidons (reaproveitamento das fabricas da comunidade)

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Sim. Controlo e identificação de pragas regulares das culturas para verificação do seu aspeto (manchas, ferrugem, mordeduras...).
Realização de culturas diversificadas com rotações; instalação de culturas intercalares de plantas aromáticas como medida de prevenção; manutenção de ninhos artificiais e hotel para insetos; armadilhas de cerveja; apanha manual de pragas e manutenção da horta para limpeza das ervas daninhas.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
- Feira verde (venda dos produtos da horta à comunidade educativa);
- Workshop;
- visita de turmas à horta para aulas práticas experimentais (do pré-escolar ao 9º ano);
- articulação curricular;
- oferta de legumes para confeção de refeições a alunos de famílias de baixo nível económico;

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Janeiro - marcação e preparação do terreno. sementeira em vasos para posterior plantação na horta.
Fevereiro - Plantação e rega
Março - Controlo e identificação de pragas regulares das culturas para verificação do seu aspeto (manchas, ferrugem, mordeduras...). Rega e manutenção das culturas.
Abril, Maio e Junho - Rega e manutenção das culturas. Colheita de produtos da horta. Plantação de culturas da época.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Ferramentas: Pá pequena, ansinho, escarificador, enxada, plantador, tesoura de poda, borrifador, fita métrica, corda, estacas de madeira, luvas e regador. Mangueira com instalação de torneira. Galochas. Sementes variadas. 450 euros (quatrocentos e cinquenta euros).

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Associação de Pais/ Encarregados de Educação, Junta de Freguesia, Pegadas (laboratório da Paisagem -Guimarães), Câmara Municipal de Guimarães.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Envolvimento dos alunos e comunidade educativa;
Originalidade/atividades complementares

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: