Candidatura A Nossa Horta Bio
Escola EB1 de Carvalhal (Valongo)
Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura
1.1. Se sim, quando?
Existiu há 2 anos, mas o espaço foi utilizado para a construção do parque infantil do Pré-escolar.
3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Não, ainda não foram iniciados nenhuns trabalhos de desenvolvimento da horta por falta de meios.
4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Horta a iniciar o cultivo. O espaço existe, embora não seja dinamizado como horta, sendo essa a pretensão da comunidade educativa.
No entanto, pretende-se implementar uma horta que crie impacto nos alunos e na comunidade educativa,
em geral, na consecução dos seguintes objetivos:
- promover situações de aprendizagens significativas, para o envolvimento e
enriquecimento global dos alunos, bem como, promover a educação ambiental
e a educação alimentar dos nossos discentes;
- desenvolver competências como a autonomia, a responsabilidade e a
sustentabilidade;
- fomentar a construção do conhecimento em contexto real;
- despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta;
- conhecer o processo de germinação, plantação e crescimento das plantas;
- cuidar do meio ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os
recursos que ela nos oferece;
- consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis
e biológicos;
- estimular a destreza motora dos alunos;
- desenvolver a perceção visual, táctil e olfativa, usando a textura do solo, dos
cheiros e da humidade;
- degustar um alimento produzido na horta e colhido pelos próprios alunos;
- promover atividades variadas e diferenciadas, criadoras de mais aprendizagem
para toda a comunidade escolar, implementando, uma nova estratégia de ensino
que passa por criar uma sala de aulas ao ar livre.
5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
96,55 m²
6. Quem irá tratar da horta:
6.1. N.º de professores a envolver:
7
6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Essencialmente, as áreas curriculares de estudo do meio e matemática.
Pretende-se dinamizar aulas na horta no âmbito da área curricular de estudo do meio e matemática, que promoverão a consolidação dos conteúdos a lecionar e despertarão a consciencialização para a sustentabilidade, interesses e motivações ambientais.
Desta forma, envolver os professores e respetivos alunos que assistirão às aulas lecionadas na horta.
6.3. N.º de alunos a envolver:
50
6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Pré-escolar e 1º Ciclo.
6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
2
6.5. Outros envolvidos (quais?):
As famílias, representando a comunidade escolar e local, orientadas com o auxílio da Associação de Pais representada por 2 Eco Conselheiras, encarregadas de Educação do Pré-escolar e 1º Ciclo. Assim como, parcerias com a Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Lipor - serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, sendo os seus representantes membros do nosso Eco Conselho.
7.1. Como e com que frequência?
As famílias, orientadas com o auxílio da Associação de Pais representada por 2 encarregadas de Educação do Pré-escolar e 1º Ciclo, contribuirão de acordo com a sua disponibilidade e conhecimento na área, nomeadamente, cultivo, controlo de pragas e manutenção em pleno estado da horta.
A regularidade do seu contributo que poderá ser semanal ou mensal, será de acordo com a periocidade dos cultivos das várias plantações que se pretendem implementar (hortícolas, aromáticas e frutos (morangos/limões)).
8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta será calendarizada por turmas, definindo um dia para cada uma, sendo monitorizada pelos respetivos professores titulares, assistentes operacionais e famílias envolvidas que repartirão as tarefas pelos alunos intervenientes, que se responsabilizarão por determinadas atividades como a rega, cultivo, controlo de pragas e doenças, retirada de ervas daninhas, entre outras atividades de manutenção.
9. Como será feita a preparação do solo?
A preparação do solo será iniciada com uma limpeza prévia, como a remoção de pedras e retirada de ervas, seguindo-se a mobilização manual da terra, recorrendo a ferramentas como a enxada, com o intuito de descompactar o mesmo. Desta forma, promover-se-á a permeabilidade e arejamento, de modo a facilitar o desenvolvimento radicular das jovens plantas a serem cultivadas no terreno. Para além disso, o revolvimento do solo contribuirá para uma nova distribuição das camadas superficiais e consequente nova e homogénea distribuição dos nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das plantas. Se necessário, voltar-se-á a remover pedras que surjam à superfície e regular-se-á o solo, alisando o mesmo.
Por fim, colocar-se-á no solo a matéria orgânica obtida no processo de compostagem, como fertilizante natural, sem nunca utilizar produtos químicos.
Durante o ano letivo, vão sendo ajustadas as necessidades de fertilização das culturas cultivadas, pelo que será solicitada a colaboração da comunidade educativa, no sentido de auxiliarem na angariação de todo o tipo de fertilizantes orgânicos e biológicos, como dejetos de animais, inclusivamente.
10.1. Se sim, como e com que materiais?
Através das parcerias dinamizadas com a Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Lipor- serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, sendo nossos Eco conselheiros, será disponibilizado um compostor na Escola para o efeito. No mencionado compostor serão colocados produtos advindos da cantina, como cascas de alimentos, entre outros, que se reaproveitarão no processo de compostagem e servirão para posterior adubagem da horta.
A compostagem da nossa horta será implementada ao longo de todo o ano letivo, assegurada pelos alunos e, em período de interrupção letiva, pelos assistentes operacionais, num ciclo contínuo e interminável de aproveitamento e reciclagem de todos os materiais orgânicos vegetais que serão produzidos pela limpeza dos jardins que existem na escola, pelo asseio da própria horta e pelos referidos restos vegetais crus utilizados na confeção das refeições dos alunos na cozinha da cantina.
Previamente, será agendada uma formação no âmbito da compostagem, prestada pela Lipor aos professores, assistentes operacionais e famílias envolvidas, alargando-a à comunidade educativa e local. Assim como, a frequência de outras formações de interesse para o desenvolvimento e manutenção da horta.
Ainda, consultaremos o link:
https://www.valorlis.pt/media/2015/03/Guia_compostagem2009Valorlis-VersB.pdf
11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Pretende-se cultivar:
Alface;
Cebolo;
Couve repolho;
Couve coração;
Bolbo de cebolas;
Cenouras;
Tomate;
Girassóis;
Ervilhas;
Morangos;
Limoeiro;
Oliveira;
Espinafres;
Beterraba;
Abóbora;
Courgette;
Aromáticas (salsa, coentros, tomilho, orégãos, alecrim, ...)
Para melhor consociar estas culturas recorreremos à consulta do link:
https://hortasbio.abae.pt/wp-content/uploads/2020/02/consociacoes.pdf
12. Como será feita a gestão da rega?
A rega será efetuada por uma turma responsável a definir, orientada pelo respetivo professor titular. Acautelar-se-á a situação de os alunos não o poderem fazer, pelo facto de estarem em interrupção letiva e neste caso, uma das assistentes operacionais envolvida no projeto realizará a tarefa.
O processo de rega será realizado, sempre, nas horas do dia de menor calor, preferencialmente, de manhã ou ao final da tarde.
A água da chuva será acumulada num tanque ou bidões e, por meio de um processo manual, utilizar-se-á regadores para o efeito.
A gestão da rega será calendarizada, semanalmente, embora consoante as necessidades de cada cultura, tendo em conta a máxima eficiência e eficácia da mesma.
13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Serão monitorizadas pragas e doenças, com periocidade semanal, recorrendo a receitas caseiras como técnicas naturais de combate e prevenção, sem prejuízo da natureza.
Para tal, recorreremos à consulta do "caderno de combate de pragas" no link:
https://hortasbio.abae.pt/wp-content/uploads/2020/02/Caderno-Combate-de Pragas_compressed.pdf_compressed.pdf
14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Pretende-se implementar atividades que envolvam e dinamizem a horta, tais como:
- “feirinha” para venda dos produtos colhidos, sendo que a receita irrisória gerada reverterá para a compra de mais sementes, regenerando as mesmas, envolvendo os professores e alunos das respetivas turmas, que venderão os produtos colhidos da horta à comunidade educativa, em geral;
- confeção de sopas e saladas na cantina escolar com os produtos da horta que servirá para a compreensão do ciclo de uma alimentação saudável e sustentável, reciclando os produtos e consequentemente, evitando o desperdício. Pretende-se envolver as assistentes operacionais, professores e alunos intervenientes, que participarão na confeção dos alimentos e os servirão na cantina da escola;
- aulas na horta, essencialmente, no âmbito das áreas curriculares de estudo do meio e matemática, que promoverão a consolidação dos conteúdos a lecionar e despertarão a consciencialização para a sustentabilidade, interesses e motivações ambientais. Pretende-se envolver os professores e respetivos alunos que assistirão às aulas lecionadas na horta.
15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Inicialmente, proceder-se-á à limpeza, mobilização manual para descompactar, permeabilizar e arejar o solo, seguindo-se a fertilização natural do terreno, através da matéria orgânica e biológica, obtida no processo de compostagem e dejetos de animais. Sendo, ainda necessária a adição de terra mais fértil, este procedimento far-se-á num período de aproximadamente 3 semanas e, caso o projeto seja aprovado, decorrerá de final de fevereiro a meados de março. Posteriormente, num decurso de 2 semanas colocar-se-á as sementeiras hortícolas, aromáticas, girassóis, milho e trigo, que se consociarão de forma adequada, até finais de março. Uma semana após sementar-se-á os frutos (morangos, limoeiro e oliveira), perlongando-se pela 1ª semana de abril. A limpeza de ervas daninhas, compostagem, constante fertilização, rega, controlo de possíveis pragas e doenças e, ainda, construção de pequenas "estufas" para proteger as plantações, principalmente no inverno, far-se-á semanalmente e de acordo com as necessidades de cada cultura.
Anexo:
16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Orçamento~500 euros. Necessitamos dos seguintes materiais/ferramentas com custos previstos:
- 100 Kg de terra fértil - 1,5 euros/kg = 150 euros;
- sementeiras hortícolas, aromáticas, girassóis, milho, trigo, frutos (morangos, limoeiro e oliveira) - 1 euro cada = 25 euros;
- 4 sachos de 2 dentes - 7 euros cada = 28 euros;
- 4 enxadas de bico - 12 euros cada = 48 euros.
- 4 ancinhos - 7 euros cada = 28 euros
- 4 pás pequenas multiusos - 9 euros cada = 36 euros
- 2 pás grandes multiusos - 15 euros cada = 30 euros
- 3 forquilhas de cavar - 20 euros cada = 60 euros
- 4 colheres de transplante - 2 euros cada = 8 euros
- 3 “vassouras” de arame para limpar o terreno - 12 euros cada = 48 euros
- 1 tesoura de poda - 10 euros
- 4 regadores grandes - 8 euros cada = 32 euros
- 1 carrinho de mão - 35 euros
- 1 tambor/depósito água de chuva - 40 euros
- 10 m de proteção negra para evitar surgimento de ervas daninhas no cultivo de morangos - 1,5 euros/m=15 euros
- Capas de proteção para a construção de pequenas “estufas” no inverno - 40 euros.
17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Sim, foram efetuadas parcerias com a Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Lipor - serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, sendo os seus representantes membros do nosso Eco Conselho. A Câmara Municipal conjuntamente com a Junta de Freguesia monitorizará uma atividade com a escola no âmbito da construção de ninhos de acolhimento e preservação de aves insectívoras que auxiliaram no controlo de possíveis pragas e doenças. Assim como, estão previstas formações dinamizadas pela Lipor prestadas aos professores, assistentes operacionais e famílias, no âmbito da compostagem, implementação, preservação e manutenção da horta, cedendo a referida parceira um compostor à Escola no final da frequência da formação relativa à compostagem.
18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- Empenho, participação, colaboração e aprendizagens significativas desenvolvidas pelos discentes no âmbito do projeto;
- Envolvimento e cooperação das famílias, comunidade educativa e local, em geral;
- Consciencialização ambiental e sustentável da comunidade educativa;
- Redução e reaproveitamento do desperdício alimentar;
- Promoção de uma alimentação saudável e sustentável;
- Fomentação do contacto próximo com a natureza, valorizando o que a mesma nos pode oferecer, respeitando-a e preservando-a.
Croqui da horta:
Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:
Outros anexos: