Candidatura A Nossa Horta Bio
Escola Europeia de Ensino Profissional (Braga)
Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura
3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Não, está ainda na fase de projeto/idealização sendo que a sua execução pode depender da aprovação deste projeto.
4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Sendo a nossa escola uma escola integrada num prédio urbano, esta não possui espaços verdes. Assim os objetivos da implementação da horta passam por criar um espaço verde dentro da escola, que seja simultaneamente didático e sustentável, um espaço de aprendizagem e de realização para toda a comunidade escolar.
Nas varandas do andar da escola criar uma Horta Bio vertical, onde seja possível plantar espécies aromáticas, espécies florais e de fruta de pequenas dimensões. Informar os aluno e restante comunidade escolar sobre as técnicas de agricultura biológica e permacultura, fazendo perceber a sustentabilidade da prática de uma agricultura biológica.
5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
15
6. Quem irá tratar da horta:
6.1. N.º de professores a envolver:
4
6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Biologia, Cidadania, TIC, Área de Integração, Prótese.
6.3. N.º de alunos a envolver:
20
6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Secundário
6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
3
8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Serão organizados grupos de trabalho na horta constituídos por professores, funcionários e alunos da escola. Será organizado um mapa de tarefas para a manutenção da horta. Cada grupo irá rodando pelas diferentes tarefas ao longo do ano letivo de modo a que a manutenção da horta seja garantida.
9. Como será feita a preparação do solo?
Não há solo na nossa escola, visto esta estar inserida num prédio. Assim a nossa intenção seria pedir aos colaboradores da horta (alunos, funcionários e professores) para trazerem terra de casa e caso essa não fosse suficiente comprar. A fertilização será feita com compostagem (de acordo com as regras da agricultura biológica).
10.1. Se sim, como e com que materiais?
Com um compostor, e material orgânico da própria horta, recolhido na escola e trazido pelos colaboradores da horta.
11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Aromáticas, hortícolas de pequenas dimensões. Algumas consociações que pretendemos instalar são: acelga e cenoura, alho e morango, cenoura e cebolinho e/ou rabanete e/ou espinafre, espinafre e tomate, manjericão e tomate, morango e tomilho
12. Como será feita a gestão da rega?
Será colocado um bidão para recolha da água das chuvas e será com esta que se fará a rega nas alturas de menor precipitação.
13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Sim. Serão combatidas, sempre que possível, com a consociação de culturas utilizando plantas na consociação que libertem moléculas bioquímicas com propriedades germicidas e repelentes para pragas, como acontece com muitas aromáticas.
14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Sementeira, manutenção e colheita assim como um dia aberto de visita à horta onde toda a comunidade escolar será convidada a visitar a horta e onde os alunos poderão mostrar o seu trabalho aos demais.
15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Montagem da horta vertical, sementeira e/ou plantação das culturas, colocação do bidão para recolha de água da chuva e do compostor – março
Manutenção da horta – durante o ano letivo
Colheita - maio / junho
Renovação das culturas, solos – setembro / outubro
16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Temos orçamentado o valor entre os 500€ e os 600€ para gastar nos seguintes recursos: Bidão (recolha de água da chuva), Sacos de Terra, Vasos, Paletes (montagem da horta vertical), Cordas/cordel, Arame, Sementes, Plantas, Compostor, Plástico, Pneus, material de jardinagem (pás, luvas, ancinho).
17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Estamos a tentar uma parceria com a câmara de Braga, mas ainda não temos resposta definitiva.
18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Número de plantas germinadas, número culturas produzidas, diversidade alcançada e número de alunos e professores envolvidos no projeto.
Croqui da horta:
Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: