Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola EB1/JI de Ribes (Vila Nova de Gaia)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
Atualmente

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Sim, já foi feita a limpeza da terra (retirada de pedras e ervas daninhas)

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
A horta pretendida caracterizar-se-á por ser uma horta exuberante de vida.
Com ela, pretende-se:
- proporcionar às crianças a constatação da "magia" das plantas;
- proporcionar às crianças a possibilidade de verificarem a evolução das plantas;
- proporcionar às crianças a possibilidade de registarem a evolução das plantas;
- promover a responsabilização das crianças pelo que as rodeia;
- proporcionar às crianças o gosto de levarem hortícolas ou aromáticas para usar em casa;
- promover "as pazes" entre as crianças e os legumes e, dessa forma, uma alimentação mais saudável;
- promover a biodiversidade no nosso espaço exterior;
- proporcionar a constatação da interação entre os insetos e as plantas;
- dar a conhecer formas alternativas (biológicas) de livrar as plantas de insetos indesejáveis;
- promover a valorização da agricultura biológica junto das crianças;
- alertar para os perigos associados ao uso de químicos na agricultura;
-rentabilizar o compostor existente;
- proporcionar às crianças a verificação da utilidade e vantagens do uso do composto;
- Rentabilizar a água recolhida nos bidões;

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
20 m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
2

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Conhecimento do mundo / Estudo do Meio
Projeto Cidadania e Desenvolvimento

6.3. N.º de alunos a envolver:
150

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Pré-escolar e 1º ciclo

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
2

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Com a participação e responsabilização das crianças. Haverá uma tabela com a repartição de tarefas.

9. Como será feita a preparação do solo?
Teremos de arranjar composto orgânico pois o nosso solo está com muitas pedras e é bastante pobre. O composto ainda não está formado.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas caídas, ervas daninhas e restos da fruta comida pelas crianças.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Favas, ervilhas, alfazema, tomateiros e manjericão.

12. Como será feita a gestão da rega?
A rega será feita sempre que possível com a águia recolhida nos bidões. A sua periodicidade dependerá do grau de humidade do solo.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Sim, tentaremos combater as pragas com métodos tradicionais e consentâneos com a agricultura biológica.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Compostagem, recolha de água, jardim, obras de land art com pedras e madeira.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Fevereiro: adubar e plantar/ semear

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Terra fértil e gadanho para remexer o composto.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
A Junta de Freguesia poderá colaborar, se necessário.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Qualidade das plantas.
Presença de insetos úteis
Estética

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: