Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola EB1/JI da Abelheira (Loulé)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
3 anos

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Hortas Pedagógicas
Compostores
Pequenas atividade de germinação de plantas aromáticas
Recolha de resíduos presentes nos espaços verdes
Mostra de sementes nas várias salas (sementário)
Mostra de frutos secos (no Outono/Inverno).
Manutenção dos espaços verdes

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Na comunidade escolar:
Sensibilizar para a Educação ambiental;
Mudar as atitudes e comportamentos face à proteção ambiental.
Motivar para a ingestão de alguns alimentos
Nos alunos:
incutir nas crianças hábitos de sustentabilidade ambiental;
descobrir biodiversidade vegetal existente na escola;
oferecer outras atividades educacionais;
criar recursos que permitam o aumento de uma consciência ambiental sã;
Mudar atitudes e comportamentos face à proteção ambiental;
Mudar comportamentos alimentares;
Realizar atividades experimentais em sala de aula.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
49

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
14

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Disciplina de Estudo do Meio.

6.3. N.º de alunos a envolver:
308

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
6

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Órgão de gestão e Coordenação Eco-Escolas.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Como: A convite do Estabelecimento, da sua Coordenadora e Professores.
Frequência: Sempre que solicitadas.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Relativamente à manutenção da horta, o professor responsável pelas hortas, Rui Rocha, faz a manutenção semanal, por vezes com os alunos e as educadoras, outras vezes sozinho (quando está demasiado frio). As Educadoras desenvolvem frequentemente atividades com os alunos, repartindo assim tarefas associadas às aulas.
A repartição de tarefas é efetuada por turma, uma vez que cada turma tem a sua horta. Semanalmente cada turma vai à horta observar como estão as sementeiras e plantações; recolher ervas aromáticas; semear e/ou arrancar ervas.

9. Como será feita a preparação do solo?
A limpeza é feita manualmente, ou com ferramentas de mão apropriadas a cada idade.
A mobilização é realizada com a enxada, sacho, ancinho e por vezes com a picareta, dada a textura argilosa do terreno.
A fertilização é feita com compostos da compostagem, substratos orgânicos e estrume de cavalo. Não se utiliza fresa.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos verdes dos jardins existentes;
Restos de comida da cozinha crus;

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
culturas:
fruteiras: Goiabeira, nespereira, limoeiro, tangerineira, laranjeira, mangueira)
legumes: Couves, alfaces, cenoura, alho-francês, cebola, beterraba, favas
ervas aromáticas: Erva-príncipe, hortelã
consociações instaladas: alface-cenoura; alface-beterraba

12. Como será feita a gestão da rega?
A rega é feita manualmente (semanal pelo professor que supervisiona as hortas do agrupamento, e pelos alunos acompanhados pelas professoras).

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
O acompanhamento das pragas é feito uma vez por semana por observação visual das pragas ou doenças e respetivos sintomas. Procura-se debaixo das folhas pela postura de ovos de lagartas, e postura na parte superior das folhas de postura de Crisopa.
Caso existam, como serão combatidas? Pragas: Da Lagarta das couves (por sintomatologia observada), caracóis: observação dos indivíduos e respetivos estragos causados.
Doenças: Da Lagarta das couves (por sintomatologia observada), caracóis: observação dos indivíduos e respetivos estragos causados. Foram combatidas com Bacillus thunringensis.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Confeção de sopas e outros pratos
Aulas na horta
Estudo sobre a biodiversidade vegetal em sala de aula
Atividades de educação ambiental.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
setembro: salsa, alface ou espinafre.
outubro: alface, couve, salsa, espinafres, abóboras, e morangueiros.
janeiro: alfaces, ervilhas, coentros, espinafres, cebolinho, flores e arbustos.
fevereiro: cebolas, coentros, favas, rabanetes, salsa; trepadeira ervilhas-de-cheiro.
março: algumas frutas.
abril: laranjeiras.
Maio: couves, das ervilhas, dos brócolos, rúcula, bolbos e tubérculos.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Recursos: vassouras, enxadas, luvas, pregos, vasos, tesoura, pás, rede, fio, sachos, sacholas, ancinhos e picaretas. Ervas aromáticas, sementes e bolbos.
Custos previstos: 500 Euros.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Câmara Municipal de Loulé
Junta de Freguesia de Quarteira

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Conhecimentos dos alunos
Adesão dos alunos às atividades
Adesão da comunidade escolar
Rentabilidade da horta escolar

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: