Candidatura A Nossa Horta Bio

Jardim de Infância n.º 3 Quarteira (Loulé)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
5 anos

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Hortas Pedagógicas
Compostores
Pequenas atividade de germinação de plantas aromáticas
Recolha de resíduos presentes nos espaços verdes
Mostra de sementes nas várias salas (sementário)
Mostra de frutos secos (no Outono/Inverno).
Manutenção dos espaços verdes

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Na comunidade escolar:
Sensibilizar para a Educação ambiental;
Mudar as atitudes e comportamentos face à proteção ambiental.
Motivar para a ingestão de alguns alimentos
Nos alunos:
incutir nas crianças hábitos de sustentabilidade ambiental;
descobrir biodiversidade vegetal existente na escola;
oferecer outras atividades educacionais;
criar recursos que permitam o aumento de uma consciência ambiental sã;
Mudar atitudes e comportamentos face à proteção ambiental;
Mudar comportamentos alimentares;
Realizar atividades experimentais em sala de aula.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
227

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
6

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Conhecimento do Mundo e Formação Pessoal e Social (Áreas de conteúdo das orientações curriculares para o pré escolar)

6.3. N.º de alunos a envolver:
85

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Pré-Escolar

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
8

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Órgão de Gestão do Agrupamento; Equipa Eco-Escolas.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Como: A convite do Estabelecimento, da sua Coordenadora e educadoras.
Frequência: Sempre que solicitadas.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A limpeza é feita manualmente, ou com ferramentas de mão apropriadas a cada idade.
A mobilização é realizada com a enxada, sacho, ancinho e por vezes com a picareta, dada a textura argilosa do terreno.
A fertilização é feita com compostos da compostagem, substratos orgânicos e estrume de cavalo. Não se utiliza fresa.

9. Como será feita a preparação do solo?
Relativamente à manutenção da horta, o professor responsável pelas hortas, Rui Rocha, faz a manutenção semanal, por vezes com os alunos e as educadoras, outras vezes sozinho (quando está demasiado frio). As Educadoras desenvolvem frequentemente atividades com os alunos, repartindo assim tarefas associadas às aulas.
A repartição de tarefas é efetuada por turma, uma vez que cada turma tem a sua horta. Semanalmente cada turma vai à horta observar como estão as sementeiras e plantações; recolher ervas aromáticas; semear e/ou arrancar ervas.

10. Será feita compostagem?

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Culturas Hortícolas: couves várias, alface, alho-francês, cebolas, beterraba, ervilha, fava, chícharo.
Culturas Aromáticas: hortelã, salsa, erva-caril, erva-príncipe, louro, manjericão, alecrim.
Consociações instaladas: beterraba-cebola, couves-alfaces.

12. Como será feita a gestão da rega?
A rega é realizada de forma automática, com sistema de rega gota-a-gota, com tempos e frequência de rega ajustados em função da época do ano e/ou estado de tempo.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Como e com que frequência: O acompanhamento das pragas é feito uma vez por semana por observação visual das pragas ou doenças e respetivos sintomas. Procura-se debaixo das folhas pela postura de ovos de lagartas, e postura na parte superior das folhas de postura de Crisopa.
Caso existam, como serão combatidas?
As Pragas que existem são a da Lagarta das couves (por sintomatologia observada), caracóis: observação dos indivíduos e respetivos estragos causados.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Confeção de sopas e outros pratos;
Aulas na horta;
Estudo sobre a biodiversidade vegetal em sala de aula;
Conto de histórias e exploração de livros relacionados com o tema;
Canção da horta cantada e mimada em grupo.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
setembro: salsa, alface ou espinafre.
outubro: alface, couve, espinafres, abóboras, e morangueiros.
janeiro: ervilhas, coentros, pepinos, espinafres, cebolinho, flores e arbustos.
fevereiro: aipos, alho-francês, beterraba, cebolas, coentros, favas, rabanetes ; trepadeira ervilhas-de-cheiro.
março: algumas frutas.
abril: laranjeiras.
Maio: couves, das ervilhas, bolbos e tubérculos.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Horta levantada
Recursos: vassouras, pregos, rede, madeira, fio, enxadas, sachos, sacholas, ancinhos e picaretas. Ervas aromáticas, sementes e bolbos.
Custos previstos: 700 Euros.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Câmara Municipal de Loulé
Junta de Freguesia de Quarteira

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Conhecimentos dos alunos
Adesão dos alunos às atividades
Adesão da comunidade escolar
Rentabilidade da horta escolar

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: