Candidatura A Nossa Horta Bio
Escola EB 2,3 de Pevidém (Guimarães)
Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura
3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Sim. Sementeira em vasos para posteriormente plantar na horta. Início da medição e delimitação da horta.
4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Estimular o interesse e a criatividade na busca de soluções mais sustentáveis através da participação ativa dos jovens na criação da horta.
Melhorar a qualidade do espaço escolar, potenciando os princípios de responsabilidade ambiental e social dos alunos.
Promover a interdisciplinaridade e consolidar conhecimentos através de atividades práticas.
Fomentar o gosto e respeito pela natureza
Desenvolver o espírito de entreajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os vários elementos da comunidade educativa.
5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
12m²
6. Quem irá tratar da horta:
6.1. N.º de professores a envolver:
6
6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Ciências Naturais; Matemática, Educação Inclusiva e Cidadania e Desenvolvimento.
6.3. N.º de alunos a envolver:
180
6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
pré escolar, 2º e 3º Ciclo
6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
3
6.5. Outros envolvidos (quais?):
Associação de Pais e Encarregados de Educação
7.1. Como e com que frequência?
Semanalmente e no período de férias.
8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Turmas divididas em grupos semanais acompanhados dos respetivos professores. Pequenos grupos para rega acompanhados pelos funcionários. Cada grupo/turma possui um canteiro que cultiva segundo os princípios da Agricultura Biológica. São realizadas sementeiras (sementes biológicas em estufa - já existente na escola), de acordo com a época que posteriormente serão plantadas na horta.
9. Como será feita a preparação do solo?
Limpeza, mobilização da terra com auxílio do escarificador. Incorporação de matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola.
10.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas, aparos de relva, restos de poda e desperdícios da cantina (fruta, cascas de batata e legumes).
11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Associações utilizadas são as que combinam gramíneas e leguminosas, aproveitando a fixação de azoto das leguminosas e as vantagens da gramínea, na proteção do solo contra a erosão. Associações de hortícolas com diferentes velocidades de crescimento. Outras associações com vista à proteção das culturas (plantas aromáticas), nomeadamente no combate de pragas com efeito de repelência ou atração de insetos auxiliares (em articulação com projetos ("A biodiversidade na minha escola" e "Poliniza-te" - da Pegadas.
1. Ervilha, alface e couve lombarda
2. Alface e salsa.
3. Fava, coentros e couve-penca.
4. Pepino, tomate e pimento.
5 Alho francês, beterraba, alecrim e couve flor.
12. Como será feita a gestão da rega?
Rega de aspersão com aproveitamento da água do poço existente na escola. Aproveitamento de águas pluviais guardadas e bidons (reaproveitamento das fabricas da comunidade)
13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Sim. Controlo e identificação de pragas regulares das culturas para verificação do seu aspeto (manchas, ferrugem, mordeduras...).
Realização de culturas diversificadas com rotações; instalação de culturas intercalares de plantas aromáticas como medida de prevenção; manutenção de ninhos artificiais e hotel para insetos; armadilhas de cerveja; apanha manual de pragas e manutenção da horta para limpeza das ervas daninhas.
14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
- Feira verde (venda dos produtos da horta à comunidade educativa);
- Workshop;
- visita de turmas à horta para aulas práticas experimentais (do pré-escolar ao 9º ano);
- articulação curricular;
- oferta de legumes para confeção de refeições a alunos de famílias de baixo nível económico;
15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Janeiro - marcação e preparação do terreno. sementeira em vasos para posterior plantação na horta.
Fevereiro - Plantação e rega
Março - Controlo e identificação de pragas regulares das culturas para verificação do seu aspeto (manchas, ferrugem, mordeduras...). Rega e manutenção das culturas.
Abril, Maio e Junho - Rega e manutenção das culturas. Colheita de produtos da horta. Plantação de culturas da época.
16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Ferramentas: Pá pequena, ansinho, escarificador, enxada, plantador, tesoura de poda, borrifador, fita métrica, corda, estacas de madeira, luvas e regador. Mangueira com instalação de torneira. Galochas. Sementes variadas. 450 euros (quatrocentos e cinquenta euros).
17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Associação de Pais/ Encarregados de Educação, Junta de Freguesia, Pegadas (laboratório da Paisagem -Guimarães), Câmara Municipal de Guimarães.
18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Envolvimento dos alunos e comunidade educativa;
Originalidade/atividades complementares
Croqui da horta:
Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: