Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Básica de Camarate (Loures)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
2017-2021

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
- Limpeza dos caminhos de acesso;
- Delimitação do espaço;
- Planeamento do sistema de rega;
- Pequena Plantação de chuchu.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
- Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
- Contribuir para a biodiversidade local
- Melhorar o espaço exterior da escola
- Usar a horta para desenvolvimento e articulação curricular
- Contribuir para os ODS 2, ODS 11, ODS 13, ODS 15 e ODS 17
-Promover a solidariedade e coesão entre os vários elementos da comunidade educativa.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
160 m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
5

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Cidadania e desenvolvimento, Ciências naturais, Tecnologias de informação e comunicação, Educação visual e Educação tecnológica

6.3. N.º de alunos a envolver:
60

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
1º, 2ºe 3º ciclos

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
4

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Associação de pais, Gabinete de apoio ao aluno e à família, Junta de freguesia

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Membros da associação de pais estarão envolvidos com a periodicidade semanal/ quinzenal.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção terá uma organização conjunta por parte do coordenador dos pais e coordenador dos alunos.
De acordo com a disponibilidade dos envolvidos, serão planeadas tarefas a serem executadas pelos pais e alunos.
Os assistentes operacionais da escola contribuirão para a monitorização do espaço.

9. Como será feita a preparação do solo?
A limpeza e mobilização do solo será feita com recurso a ferramentas manuais como enxadas e ancinhos.
Dada a grande abundância de pedra calcária, esta será recolhida e usada para regularizar zonas destinadas a caminhos.
A fertilização será feita com recurso a compostagem feita no local em reservatórios já existentes para o efeito. Adicionalmente será utilizado fertilizante orgânico como por exemplo estrume de cavalo.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Compostores já existentes na escola facultados pela Valor sul no âmbito de uma formação em que professores da escola participaram.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
As culturas instaladas serão a batata-doce, tomate, cenoura, cebola, alho francês, chuchu, abobora, curgete, espinafres, couve portuguesa e feijão.

12. Como será feita a gestão da rega?
A rega será computorizada e feita em sistema gota-a-gota. Os horários e duração dos períodos de rega serão ajustados de acordo com as condições climatéricas. O caudal será ajustado de acordo com o tipo de cultura em cada talhão.
Adicionalmente, pretende-se instalar reservatório para captação de águas da chuva para melhor sustentabilidade e fazer face a eventual escassez.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
A monitorização do aparecimento de pragas será feita pelo grupo de trabalho diariamente e o seu combate será feito sempre que possível com recurso a métodos naturais, evitando ao máximo o uso de químicos.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Pesquisa e formação sobre hortas pedagógicas, ações de solidariedade/ doação dos produtos hortícolas, divulgação dos resultados na página web “Ciências na escola”, participação dos alunos do espaço in (alunos com necessidades educativas especiais) na manutenção da horta, …

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Fevereiro
Plantar chuchu
Preparar solo, remover ervas e cavar
Março
Continuar preparação do solo, fertilizar
Instalar tubagem e acessórios para sistema de rega
Limpar, construir e delimitar caminhos
Semear cenoura
Plantar cebolinho
Março (início da Primavera)
Plantar tomate
Abril
Continuar trabalhos de construção dos caminhos
Plantar alho francês
Plantar abóbora
Maio
Plantar batata-doce
Junho
Semear feijão
Junho (Final da Primavera) - Plantar espinafres
Julho - Plantar couve portuguesa
Setembro - Semear curgete

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
- Tubagem e acessórios de rega – 200,00 Eur;
- Ferramentas – 50,00 Eur;
- Fertilizantes – 80 Eur;
- Plantas/Sementes – 100,00 Eur;
- Acessórios de cultivo (Estacas, cordel, arame, etc) – 70 Eur.
Total: 500 Eur.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Junta de Freguesia

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Quantidade de produtos colhidos e número de atividades realizadas na horta

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: