Candidatura A Nossa Horta Bio
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses - EPAMAC (Marco de Canaveses)
Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura
1.1. Se sim, quando?
em 2020
3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Sim. Foram instalados no terreno quatro camalhões.
4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Promover o conceito e técnicas da agricultura sustentável, como também os seus benefícios na saúde e no ambiente.
5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
100m²
6. Quem irá tratar da horta:
6.1. N.º de professores a envolver:
4
6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Ambiente e Desenvolvimento Rural, Estágio em Contexto de Trabalho, Arboricultura Ornamental, Vitivinicultura e Modos de produção sustentável
6.3. N.º de alunos a envolver:
200
6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
10º,11º, 12º.
6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
10
6.5. Outros envolvidos (quais?):
Encarregados de Educação, grupo de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, grupo externo de crianças convidado para visitar a EPAMAC.
7.1. Como e com que frequência?
Serão realizadas algumas visitas guiadas na EPAMAC, e a horta bio será uma das estações a ser visitada. O ponto chave irá acontecer, em maio, no evento " o dia da família, na EPAMAC".
8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Irá respeitar-se um calendário de sementeiras e/ou plantações, por mês, onde todos os intervenientes, sob a forma de escala, irá desenvolver as tarefas previstas/propostas, desde a preparação do solo, plantação e/ou sementeira, manutenção, até à colheita.
9. Como será feita a preparação do solo?
Recorrendo à incorporação de sobrantes, sob a forma de composto, resultante da compostagem, uma vez que vamos privilegiar, sempre, uma produção orgânica. A compostagem irá respeitar as percentagens de verdes e castanhos, de onde se vai ter, em grande consideração as percentagens de leguminosas e gramíneas.
10.1. Se sim, como e com que materiais?
Leguminosas, gramíneas, restantes de sobrantes e estrume de espécies pecuárias.
11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
As culturas instaladas serão: Espinafres, Alcachofras, Cebola (branca de Lisboa), Couve-flor, couve-brócolo, ervilhas, favas, cenoura, tomates, pepino, cebolinho, alface, aromáticas.
As consociações: Alecrim, Salsa, Sálvia, Tomate; Ervilha, Manjericão, Salsa, Tomate; Alface, Ervilha e tomate; Cebola, Cenoura, Salsa e Tomate.
12. Como será feita a gestão da rega?
Recorrendo ao aproveitamento das águas da chuva, que será reservada em vários depósitos. De modo a fazer a sua determinação e quantificação irão ser construídos pluviómetros, respeitando as regras da reutilização, através do uso de garrafas PET e outros materiais que se venham a determinar.
13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Será feita recorrendo ao uso de armadilhas cromotrópicas (amarelas e azuis), assim como sexuais do tipo delta, a monitorização das diferentes pragas, sob a forma de estimativa de risco; no que diz respeito às doenças irá ser feita uma avaliação da pluviosidade local, assim como das temperaturas (médias), obtidas através de leitura da estação meteorológica existente na escola. estas leituras irão ser feitas com uma periodicidade de duas a três vezes por semana. O seu combate, dos inimigos, irá ser feito através do recurso à preparação de tisanas e/ou macerações, assim como da plantação de culturas repelentes, como são exemplo os cravos túnicos.
14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Envolver a comunidade educativa e local, alertando para o termo sustentabilidade, na identificação de plantas existentes com recurso à plataforma Plant Net e Inaturalist, inimigos das culturas e modos de controlo, respeitando as boas práticas agrícolas. Desenvolver um plano de uma visita guiada com uma comissão composta pelos diferentes alunos, das diferentes áreas, envolvidos no projeto (Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural, Vitivinicultura e Produção agropecuária)
15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Fevereiro. Planificação da atividade
Março - Início dos trabalhos de sementeiras e plantação
Abril - Manutenção das culturas e identificação das mesmas com recurso a placas sinaléticas.
Maio – Colheita de algumas culturas e dinamização de uma visita guiada a um grupo externo
Junho – Dinamização da visita guiada e colheita do restante das culturas.
16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
700 euros – Plantas, valores condicionados a valores inflacionados no mercado.
17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Alipio dias, a sementeira, Quercus e a Confraria do Presunto e da Cebola
18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Será aplicado um Inquérito por questionário a todos os participantes que criarão e visitarão a horta, como também, um balanço da produtividade das culturas.
Croqui da horta:
Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: