Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
Até 2018/19

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Adquiriu-se o substrato para encher os canteiros, montaram-se os canteiros em madeira, colocaram-se no local e encheram-se com o substrato.
Dinamizou-se uma sessão informativa sobre compostagem, pelo técnico da EMARP, a alunos e professores envolvidos e solicitou-se o "compostor" que já está na escola e pronto a usar.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
O objetivo destes canteiros em madeira será o de substituírem o espaço de horta no chão, anteriormente existente, e virem a conter espécies hortícolas e aromáticas, em consociação. Também temos como objetivo escolher espécies, de entre as atrás citadas, que possam atrair insetos polinizadores e, consequentemente mais espécies de plantas e de aves, aumentando assim a biodiversidade existente.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
5 a 10 m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
4

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Alunos das tutorias, CN do 5º e 6º ano, E.T., ...

6.3. N.º de alunos a envolver:
20 a 25

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Tutorias - 5º, 6º, 7º e 8º

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
2

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Será organizada pelos professores envolvidos e com a colaboração de alunos e funcionários que farão a manutenção e rega, durante os espaços no seu horário de tutoria, na aula de CN ( este projeto faz parte de projetos de turma), ...

9. Como será feita a preparação do solo?
O substrato solicitado para encher os canteiros está pronto a ser utilizado, contendo fertilizantes suficientes, é realizado pela empresa a partir dos verdes dos jardins que recolhem.
Ao longo do tempo, os canteiros serão fertilizados com o composto "fabricado" na escola ou, se necessário, com um ou outro produto natural mais especifico e necessário- cinzas, café etc.
Todos os envolvidos têm a responsabilidade de fazer o arejamento do composto ( 2x por semana), e enriquecê-lo com o necessário - verdes do jardim, cascas de frutas e legumes, etc

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos o compostor e é só iniciar a " fabricação" do mesmo.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Ainda está a ser analisado, e depende do que se conseguir comprar ( disponível no mercado)mas como atrás referi, plantas em consociação( hortícolas e aromáticas) e que atraiam insetos polinizadores. Está prevista também a execução de um insectário.

12. Como será feita a gestão da rega?
Pelos alunos e professores envolvidos e, pelos funcionários, durante as interrupções letivas.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Sempre que se vá à horta e se detetem pragas. Serão combatidas sempre de modo natural. Retiradas manualmente, com outras plantas nas proximidades que as afastem( na plantação teremos isso em atenção) ou ainda com "infusões" naturais - com vinagre, casca de cebola, ...

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
As atrás descritas - insectário, ninhos já existentes e colocação de comedouros e bebedouros, fotografias das espécies observadas, registos gráficos das mesmas, observação e identificação de espécies ( Biodiversidade da minha escola e outros projetos do Eco-Escolas...)

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Escolha das espécies e plantação - durante fevereiro/ março e abril, trabalhos de manutenção, mais tarde as colheitas e o atrás descrito.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Até agora solicitamos o composto à ALGAR que foi transportado pela CMP. A EMARP realizou as sessões sobre compostagem, os canteiros, as plantas e ferramentas adquiridos com o valor do prémio atribuído pela ALGAR,( dos resíduos recolhidos pela escola no ano letivo anterior.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Já citei algumas das que já colaboraram e é possível que venham a existir outras...

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Ainda a ser pensado

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: