Candidatura A Nossa Horta Bio
Escola Básica e Secundária de Lordelo (Paredes)
Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura
3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Não.
4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
A criação de uma horta pedagógica tem como objetivos:
Envolver os alunos e restante comunidade na realização de atividades educativas ao ar livre, privilegiando o contacto com a natureza, o bem-estar e a inclusão.
Sensibilizar para as questões ambientais, fomentando uma consciência ecológica e uma cidadania responsável e salientando as vantagens de uma agricultura biológica para o ambiente e saúde humana.
Promover uma alimentação saudável, que inclua o consumo de produtos hortícolas;
Recorrer a produtos disponibilizados pela horta ou à sua utilização como “laboratório-vivo” para melhor compreensão de conteúdos disciplinares ou realização de atividades experimentais.
5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
25
6. Quem irá tratar da horta:
6.1. N.º de professores a envolver:
4
6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Para já, Ciências Naturais e Físico-Química.
6.3. N.º de alunos a envolver:
20 alunos (grupos de 5).
6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2º ciclo, 3ºciclo incluindo os alunos do CAA/Educação especial
6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
3
6.5. Outros envolvidos (quais?):
Associação de pais; Centro de apoio à aprendizagem (CAA); junta de freguesia e câmara municipal; Pessoal da cantina da escola
7.1. Como e com que frequência?
Ajuda na aquisição de materiais e instalação da horta – no inicio do projeto.
Disponibilização de sementes ou plantas – todo o ano.
Rega - em tempo de férias escolares, articulando com funcionários da Escola.
Os pais presentes no Conselho Eco-Escola já demonstraram disponibilidade para colaborar na manutenção da horta.
8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Será criado um calendário/cronograma onde serão planeadas as atividades de manutenção da horta, com distribuição de tarefas e registo da sua execução.
9. Como será feita a preparação do solo?
Será feita limpeza de ervas daninhas e remoção de pedras, preparação do solo (escavar e revolver) e aplicado substrato orgânico para hortícolas.
10.1. Se sim, como e com que materiais?
Já existe um compostor na escola, que não esta a ser utilizado. Pretende-se mudá-lo para junto da horta.
Serão utilizados restos da cantina (restos de vegetais, cascas de fruta,..), do bar (borras de café, saquinhos de chá) e da limpeza de jardins (folhas de arvores de folha caduca, flores murchas, podas de arbustos e árvores,…). Pode ainda utilizar-se cartão (sem tinta) de embalagens.
Na compostagem seguiremos as instruções do manual de formação “Compostagem caseira e desperdício alimentar”, da Horta da Formiga-Lipor (alguns professores frequentaram essa formação) e o manual pratico para professores “Uma horta pedagógica na escola”, da AGROBIO.
Nesta dinamização da horta está pensado organizar uma sessão de esclarecimento sobre compostagem caseira.
11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
A partir de informação recolhida do manual pratico para professores “Uma horta pedagógica na escola”, da AGROBIO, do manual “Agricultura biologica I”, da Horta da Formiga – Lipor e do manual “Guia verde das hortas e dos jardins”, da DECO-Proteste, está previsto realizar culturas com variedades regionais e fazer rotação das culturas hortícolas. A escolha de culturas dependerá do tempo que demorará a instalar os canteiros e preparar o solo. Teremos em atenção o calendário das sementeiras, as plantas companheiras e as antagónicas.
Gostaríamos de colocar aromáticas em redor da horta (para atraírem insetos auxiliares ou servirem de repelente a determinadas pragas): orégãos; alecrim, hortelã (junto das couves e tomateiros), menta, rosmaninho (junto das couves, cenoura e feijão), tomilho, erva do caril, limonete e erva cidreira (junto dos tomateiros).
Canteiro A: beterraba, alface, pepino, girassol, rabanetes, cenoura, espinafres;
Canteiro B: ervilhas, pimentos, alhos, salsa, tomate e erva cidreira;
Canteiro C: couves, nabiça, feijão verde, abóbora, orégãos e tomilho.
12. Como será feita a gestão da rega?
Existem pontos de água próximo (mina/furo da escola). Tentaremos instalar um coletor e deposito de água da chuva. Rega quando necessário, verificando o teor de humidade do solo, com mangueira (com redutor de pressão) ou com regador.
13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Uma das tarefas será a monitorização de pragas. Utilizaremos mezinhas caseiras (como as ensinadas no webinar “Receitas caseiras para combater pragas e fertilizar os solos”, dinamizado pela ABAE) de forma preventiva/curativa sempre que haja necessidade.
Infusões de alho e cebola – antifúngicos e contra ácaros; rico em S e vitaminas;
Menta – carreiros de formigas; rica em P;
Oregão – contra a cochonilha; rico em K e Ca;
Urtiga – contra afídeos e antifúngico; (macerado acelera processo de compostagem)
Solução de sabão azul e branco – combate afídeos, cochonilha e lagartas
Cinza de lenha, borra de café, casca de ovo, farinha de osso – fertilizante
Lentilhas e casca de salgueiro – enraizadores naturais;
Cobrir a horta com folhas secas, palha, urtigas – evita crescimento de ervas daninhas e protege o solo da chuva intensa.
14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Aulas de CN (observação de plantas e animais do solo e do compostor) e FQ.
Jardim dos sentidos (texturas, cheiros e sabores)
Hotel de insetos – projeto DAC CN 2º ciclo e/ou Criação de joaninhas
Comedouros e bebedouros para aves (projeto eco-escolas)
Sessões à comunidade sobre compostagem e agricultura biológica
15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Limpeza de ervas daninhas e remoção de pedras – fevereiro
Construção de canteiros, preparação do solo e aplicação de corretivo orgânico – fevereiro
Planear sementeiras e aquisição de sementes ou plantas – março
Plantação de hortícolas – março
Plantação de aromáticas – março/abril
Adubação de cobertura – após 15 dias da plantação (de 15 em 15 dias)
Limpeza de ervas daninhas e sacha e observação do aspeto das culturas para deteção de possíveis pragas – semanalmente e sempre que necessário.
Aplicação de mezinhas caseiras preventivas/curativas– sempre que necessário
Anexo:
16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Mangueira de 15m (20euros)
Redutor de pressão (4euros)
Sementes e plantas variadas (60 euros)
2 Enxada com cabo (45 euros)
5 sachos ou enxada-ancinhos de mão (50 euros)
1 sacho grande (15 euros)
1 Pá para cavar (15 euros)
1 gadanho ou ancinho (16 euros)
2 Tesoura de poda pequena (30 euros)
3 Borrifadores (9 euros)
3 baldes de plástico 25litros (15 euros)
2 regadores 5 litros (10 euros)
2 regadores 13 litros (15 euros)
1 carrinho de mão (50 euros)
8 pares luvas jardinagem (16 euros)
10 Sacos de 40litros substrato orgânico para hortícolas (100 euros)
Mini estufa (24 euros)
Total= 494 euros
17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Não. Apenas alguns pais demonstraram apoio ao projeto.
18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Número de alunos envolvidos, ativa e regularmente, na manutenção da horta;
Número e variedade de atividades realizadas com recurso à horta pedagógica (incluindo aulas);
Verificar se existe, no final do ano, um maior número de alunos que consegue referir e identificar produtos hortícolas (integrar questões sobre horta no questionario aos alunos – auditoria ambiental)
Croqui da horta:
Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:
Outros anexos: