Candidatura A Nossa Horta Bio
Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)
Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura
1.1. Se sim, quando?
Há mais de dois anos.
3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Sim. Instalação do compostor. Limpeza do Terreno. Instalação de canteiros Bio. Criação de Pomar e construção da Ramada.
4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Envolvimento dos alunos e das famílias.
Proporcionar momentos de aprendizagem diferenciadores.
Envolver os alunos do Centro de Apoio à aprendizagem numa perspetiva inclusiva.
5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
400
6. Quem irá tratar da horta:
6.1. N.º de professores a envolver:
10
6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Ev e ET, Educação Especial
6.3. N.º de alunos a envolver:
200
6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2.º e 3.º ciclos
6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
4
6.5. Outros envolvidos (quais?):
Junta de Freguesia da área de influência. (Arcozelo, Serzedo e Perosinho, São Félix da Marinha) Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia. Empresa Universal - Francisco Guedes Lda
7.1. Como e com que frequência?
Mensalmente, contribuindo com produtos para cultivo e sementes, bem como na manutenção do espaço.
8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os 8 Canteiros Bio estão a cargo das turmas que os solicitaram e serão responsáveis pelo cultivo e manutenção do asseio do mesmo.
Os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem são responsáveis pela construção do Pomar, ramada e culturas que envolvam estacas.
9. Como será feita a preparação do solo?
A limpeza ficou a cargo da Junta de Freguesia de Serzedo e Perosinho. A construção dos canteiros Bio teve apoio da empresa Universal - Francisco Guedes, Lda. A escola comprou terra preta e os alunos, professores e funcionários fizeram a preparação do terrenos retirando as pedras que dificultavam a implementação da horta.
10.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os materiais que resultam da atividade do Bar, como Borras de Café e cascas das laranjas com que se faz o sumo. Com materiais que os professores e aluno trazem de casa e com folhas e ramos secos que resultam da manutenção dos espaços ajardinados da escola.
11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Nos canteiros Bio será plantados produtos hortícolas. Alface, cebola, alho francês, Bróculo, Penca, couve coração, courgette, ...
Na zona do estacamento serão plantados tomateiros.
Na zona do muro está a ser criada uma ramada para maracujás e outra para Kiwis.
Na zona de transição até ao compostor está a ser criado um pomar.
12. Como será feita a gestão da rega?
Está a ser instalado um contentor de 1000 ml que funcionará como coletor de água da chuva aproveitando a caleira do telhado contíguo à horta. Pretendemos, desde forma, criar alguma sustentabilidade hídrica no verão.
13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Não está previsto...
14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
- Plantação
- Colheita de culturas.
- Cálculos para divisão dos canteiros.
- Inclusão dos alunos
- Manutenção de todo o terreno.
- Pequeno almoço rural.
15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
10 a 17 de janeiro - limpeza do terreno
10 a 14 de janeiro - instalação do compostor
17 de janeiro a 1 de fevereiro - instalação das estruturas dos canteiros Bio
1 a 8 de fevereiro - Formação sobre compostagem
14 a 18 de fevereiro - Criação das ramadas
A partir de 18 de fevereiro - plantação dos canteiros Bio
ao longo do ano - manutenção do espaço
16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
600 euros para a criação dos canteiros Bio. Já conseguimos o apoio da empresa universal para custear metade do valor.
Estacamentos - 120 euros para madeira e arame
Material para cultivo - 100 euros
Utensílios para os alunos - 50 euros
Árvores de fruto - 150 euros
17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Sim, o CEAR Gaia que procedeu à instalação do Compostor e uma única empresa das 4 que contactamos.
18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Grau de envolvimentos dos alunos e professores.
Qualidade das culturas produzidas.
Croqui da horta:
Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: