Candidatura A Nossa Horta Bio
Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)
Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura
1.1. Se sim, quando?
Há cerca de 10 anos inativa.
3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Preparação do terreno (lavra, com trator de um Encarregado de Educação); delimitação de canteiros; sementeira de favas, ervilhas, tremoço para enriquecimento do solo; plantação de couves e alfaces.
4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Criar uma horta biológica horizontal, dividida em canteiros e associar também algumas árvores de fruto.
Envolver a comunidade escolar na utilização de conhecimentos práticos para a produção de alimentos saudáveis.
Proporcionar uma Educação ambiental, com base no respeito pela realidade local, procurando alternativas de mudanças para um desenvolvimento sustentável.
Sensibilizar para uma Educação alimentar, saudável, equilibrada e segura.
Aprender a cuidar do meio ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os recursos que ela nos oferece.
Apoiar as disciplinas de Ciências Naturais nos conteúdos:
Reaproveitar a água das chuvas para rega.
5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
120 metros quadrados.
6. Quem irá tratar da horta:
6.1. N.º de professores a envolver:
3
6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Cidadania e desenvolvimento; Ciências Naturais; Matemática; Ensino Especial.
6.3. N.º de alunos a envolver:
Já temos 8 alunos na Brigada Eco-Escolas. Pretende-se que quando criadas condições mínimas se atribua um canteiro a cada turma interessada.
6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2º ciclo e 3º ciclo.
6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
Um funcionário.
6.5. Outros envolvidos (quais?):
Um pais e Encarregado de Educação.
7.1. Como e com que frequência?
Tal como referido a horta está na fase inicial de recuperação. Um pai ajudou na lavra e uma funcionária da escola colabora com plantas.
8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Haverá distribuição de tarefas (já se encontra em implementação com os alunos da Brigada da Eco-Escolas. Há 3 professores colaboradores; cada um tem disponibilizado 2 tempos semanais para a Horta biológica solidária.
9. Como será feita a preparação do solo?
Para limpar e preparar inicialmente o solo, contámos com o apoio de um E.E que limpou e lavrou com o seu trator o terreno. Foi ainda utilizado cálcio para neutralizar a acidez do solo e como fertilizante utilizamos estrume de cavalo, gentilmente fornecido pela Quinta Pedagógica. Posteriormente foram delimitados alguns canteiros.
10.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos domésticos orgânicos, como cascas de batatas, restos de couves, fruta; podas, folha de árvores, relva cortada etc.
11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Favas, ervilhas, couve penca, tremoço para fertilização dos solos, ervas aromáticas…, roseiras, seis árvores de fruto (maçã fugi; maçã porta da loja; limoeiro, laranjeira, cerejeira, marmeleiro e diospireiro).
12. Como será feita a gestão da rega?
Até ao momento a rega tem sido feita, com recurso à água da rede pública, por um Professor que faz parte da equipa da horta, acompanhado, por vezes dos alunos da Brigada. Estamos em fase de avançar na aquisição de um programador de rega; encontrar alternativas para recolha e reaproveitamento da água das chuvas através das caleiras do edifício escolar, e para isso necessitamos de cisternas e tubagem de condução da água para a horta.
13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Existe, muito recentemente, um canteiro com aromáticas. Estamos em formação e a apostar muito nesta área do conhecimento.
14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Cultivar alimentos saudáveis, especialmente hortaliças para enriquecer o menu diário;
Reproduzir árvores autóctones;
Apoiar as disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e desenvolvimento;
Criação de espantalhos;
Realização de workshops com turmas;
Pintura do muro da horta com temas alusivos à horta biológica… com provérbios relacionados com as sementeiras;
Pesquisa sobre as características de alguns vegetais, usos culinários e como plantar/semear em casa.
Realização da compostagem;
Realização de feirinhas com venda solidária dos produtos da horta.
15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Experienciar o cultivo de plantas;
Realizar atividades experimentais com húmus (observar a importância das minhocas e do húmus no cultivo de plantas e hortaliças saudáveis);
Utilizar o COMPOSTOR ao ar livre, para a produção de adubo resultante da decomposição dos desperdícios orgânicos trazidos pela comunidade escolar.
Realizar eventos, tais como Feirinhas de venda de produtos da horta OU construção de cabazes solidários a distribuir pelas famílias carenciadas;
Visitar a Eco-Horta (escolas de 1º ciclo do Agrupamento).
Organizar eventos, tais como: sessões relacionadas com o meio ambiente, palestras, etc.;
Pesquisar online ou em manuais da Biblioteca Escolar, temas relacionados com períodos de cultivo de determinadas espécies hortícolas, enriquecimento de saber sobre hortas, formas de tratamento dos solos, reaproveitamento da água das chuvas para rega, e preservação do ar.
16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
- sementes e plantas adequadas a cada época;
- duas cisternas para recolha de água das chuvas e respetiva tubagem;
- base para altear as cisternas;
- dois recipientes paralelepipédicos em madeira, adequados a alunos do 1º ou 2º ciclo ou com “handicap’s”;
- luvas para uso individual;
17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Tendo consciência da necessidade de formação estamos a ser acompanhados pela Quinta Pedagógica de Braga, que nos tem apoiado com cursos de formação, o 1º decorreu no início do ano letivo; neste momento está a decorrer, ao sábado, um ciclo de três sessões, intitulado Horta Biológica na Escola.
18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Registo fotográfico da evolução da horta; Monitorização do trabalho desenvolvido;
Qualidade e quantidade de produtos obtidos; Monitorização do trabalho realizado pela Brigada Eco-Escolas; Folha de registo individual onde cada aluno da Brigada faz um resumo da tarefa que desenvolveu por semana.
Croqui da horta:
Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:
Outros anexos: