Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades (Oliveira de Frades)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Até ao momento não foram iniciados quaisquer trabalhos de desenvolvimento da horta.
A ideia já existia, foram feitos os primeiros trabalhos para definir o local de implantação da horta, alunos a envolver, parceiros a contactar, entre outros aspetos da elaboração do projeto.
O desafio do Eco-Escolas veio ajudar ao avanço do projeto.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
A implementação da HORT`ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS na Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades tem os seguintes objetivos:
 Adquirir a noção da importância das plantas nos ecossistemas;
 Valorizar a biodiversidade;
 Aumentar a sensibilidade para a necessidade de respeitar todas as formas de vida;
 Compreender a opção pela agricultura biológica como forma de utilização sustentável dos recursos naturais;
 Compreender o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção das plantas;
 Religar à natureza;
 Estimular o trabalho em equipa, respeitar e valorizar o trabalho dos outros;
 Desenvolver estratégias para tomar decisões com as informações disponíveis;
 Desenvolver a autonomia e a capacidade de organização do trabalho;
 Aumentar o sentido de responsabilidade e de compromisso pessoal.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
50 m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
7

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Educação Visual, Educação Tecnológica, Matemática e Ciências da Natureza, Português, Ciências Naturais, Biblioteca Escolar.

6.3. N.º de alunos a envolver:
20

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2º ciclo

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
2

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Associação de Pais, Encarregados de educação, Avós dos alunos, Câmara Municipal de Oliveira de Frades

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Colaboração das famílias (pais, avós e outros) de acordo com as necessidades das atividades da horta e em função da disponibilidade das famílias. A colaboração estará relacionada com:
- a preparação dos terrenos;
- a angariação de sementes para a criação de um banco de sementes;
- o fornecimento de borras de café e chá para fertilizar a terra;
- a doação de instrumentos de que já não necessitem e possam ser reutilizados.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção será feita pelos alunos, recorrendo à formação de grupos de trabalho, por turmas e com a supervisão de um adulto.
Divisão de tarefas pelos grupos, por exemplo:
- regadio da horta;
- fertilização da terra com borras de café e o composto resultante da compostagem feita na escola
monotorização de ervas daninhas e controlo de pragas;
- monotorização do crescimento das culturas;
- colocação de espantalhos e de placas de identificação das culturas.

9. Como será feita a preparação do solo?
A preparação do solo foi feita com os alunos em parceria com as famílias:
- retirar as plantas infestantes, pedras e outros detritos que existam no solo;
- mobilizar a superfície do terreno para que a terra fique solta;
- nivelar o terreno for muito inclinado;
- marcar as linhas das culturas no sentido Norte-Sul;
- delinear os canteiros, utilizando estacas/paus de madeira e corda;
- construir os canteiros elevados e preencher os mesmos com o solo preparado;
- espalhar matéria orgânica (composto, etc.) 2 - 4 cm à superfície e misturar;
- esperar uns dias / 2 semanas para os nutrientes ficarem disponíveis e começar a plantar a nossa horta;
- Azotar a terra através da plantação de favas, ervilhas e tremoços;
- Colocar plantas aromáticas à volta dos canteiros da horta (controlo natural das pragas, atraem insetos polinizadores e protegem a horta do vento).

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Com recurso a um compostor e um vermicompostor, com a supervisão dos professores que estão envolvidos na bio-horta, e com recolha dos de materiais da cantina escolar e restos de limpeza das espécies do espaço envolvente à escola, resíduos florestais locais.
Folhas verdes: restos de vegetais e frutas; cascas de ovos (bem esmagadas); aparas de relva frescas; ervas daninhas sem sementes; flores; borras de café.
Folhas secas: cascas de batata e cebola; restos de cortes e podas; aparas de madeira e serradura.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Culturas consociadas, de acordo com o banco de sementes criado, preferencialmente incluindo hortícolas e aromáticas, por exemplo alface, cebolo, alho francês, tomate, manjericão e morangos; ou brócolos, tomates; beterraba, salsa e hortelã.
Criação de um corredor de abelhas

12. Como será feita a gestão da rega?
Realização da recolha de águas pluviais e rega gota-a-gota.
A rega será realizada de acordo com o tipo de espécie, solo e condições climatéricas.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Será feita de forma sistemática, com monotorização pelos alunos envolvidos no projeto e registo em grelhas de registo.
Pretendemos ter ervas aromáticas para ajudar a manter as culturas saudáveis.
Caso existam pragas ou doenças, estas serão combatidas sem a aplicação de produtos químicos de síntese, não autorizados na Agricultura Biológica e recorrendo a técnicas naturais que combatem e previnem tais ataques, muitas vezes resultantes de receitas caseiras.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
- Atividades de manutenção da horta em trabalho colaborativo intergeracional;
- Tertúlias intergeracionais “Saberes da agricultura e não só!”
- Comemoração de efemérides;
- Construção de espantalhos, placas de identificação das culturas;
- Aulas de campo na horta
- Mercadinho Bio na escola

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
1ª Fase:
- Divulgação do projeto Hort`Alice no país das maravilhas, na comunidade escolar.
- Estabelecimento de parcerias com as empresas e instituições locais.
- Sensibilização da associação de pais e dos familiares dos alunos envolvidos para a importância do seu envolvimento no projeto.
- Reuniões com os elementos envolvidos – professores, alunos, auxiliares da educação, para organização e calendarização das tarefas a realizar.
2ª Fase:
- Construção dos tabuleiros elevados;
- Criação de um banco de sementes;
- Preparação do solo;
- Instalação do sistema de rega gota-a-gota;
- Preparar as culturas de acordo com o calendário agrícola;
- Manutenção das culturas e controlo de pragas.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
- Canteiros elevados – 5 canteiros com 5mX1,2m – orçamento a pedir
- Compostor - 100 euros
- Vermicompostor – 100 euros
- Sistema de rega gota-a-gota – 100 euros
- Instrumentos de agricultura: pá pequena, ancinhos de vários tamanhos, sachos/enxadas, forquilha, tesoura de poda, regadores, borrifadores, luvas. – 100 euros

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Empresas locais:
Toscca - Equipamentos em Madeira, Lda
Carmo, S.A.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- Número de culturas concretizados com sucesso.
- Resultado da/s colheita/s realizadas.
- Número de atividades concretizadas em torno da horta.
- Adesão das famílias ao projeto - número de familiares envolvidos.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:

Outros anexos: