Candidatura A Nossa Horta Bio
Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades (Oliveira de Frades)
Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura
3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Até ao momento não foram iniciados quaisquer trabalhos de desenvolvimento da horta.
A ideia já existia, foram feitos os primeiros trabalhos para definir o local de implantação da horta, alunos a envolver, parceiros a contactar, entre outros aspetos da elaboração do projeto.
O desafio do Eco-Escolas veio ajudar ao avanço do projeto.
4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
A implementação da HORT`ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS na Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades tem os seguintes objetivos:
Adquirir a noção da importância das plantas nos ecossistemas;
Valorizar a biodiversidade;
Aumentar a sensibilidade para a necessidade de respeitar todas as formas de vida;
Compreender a opção pela agricultura biológica como forma de utilização sustentável dos recursos naturais;
Compreender o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção das plantas;
Religar à natureza;
Estimular o trabalho em equipa, respeitar e valorizar o trabalho dos outros;
Desenvolver estratégias para tomar decisões com as informações disponíveis;
Desenvolver a autonomia e a capacidade de organização do trabalho;
Aumentar o sentido de responsabilidade e de compromisso pessoal.
5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
50 m2
6. Quem irá tratar da horta:
6.1. N.º de professores a envolver:
7
6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Educação Visual, Educação Tecnológica, Matemática e Ciências da Natureza, Português, Ciências Naturais, Biblioteca Escolar.
6.3. N.º de alunos a envolver:
20
6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2º ciclo
6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
2
6.5. Outros envolvidos (quais?):
Associação de Pais, Encarregados de educação, Avós dos alunos, Câmara Municipal de Oliveira de Frades
7.1. Como e com que frequência?
Colaboração das famílias (pais, avós e outros) de acordo com as necessidades das atividades da horta e em função da disponibilidade das famílias. A colaboração estará relacionada com:
- a preparação dos terrenos;
- a angariação de sementes para a criação de um banco de sementes;
- o fornecimento de borras de café e chá para fertilizar a terra;
- a doação de instrumentos de que já não necessitem e possam ser reutilizados.
8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção será feita pelos alunos, recorrendo à formação de grupos de trabalho, por turmas e com a supervisão de um adulto.
Divisão de tarefas pelos grupos, por exemplo:
- regadio da horta;
- fertilização da terra com borras de café e o composto resultante da compostagem feita na escola
monotorização de ervas daninhas e controlo de pragas;
- monotorização do crescimento das culturas;
- colocação de espantalhos e de placas de identificação das culturas.
9. Como será feita a preparação do solo?
A preparação do solo foi feita com os alunos em parceria com as famílias:
- retirar as plantas infestantes, pedras e outros detritos que existam no solo;
- mobilizar a superfície do terreno para que a terra fique solta;
- nivelar o terreno for muito inclinado;
- marcar as linhas das culturas no sentido Norte-Sul;
- delinear os canteiros, utilizando estacas/paus de madeira e corda;
- construir os canteiros elevados e preencher os mesmos com o solo preparado;
- espalhar matéria orgânica (composto, etc.) 2 - 4 cm à superfície e misturar;
- esperar uns dias / 2 semanas para os nutrientes ficarem disponíveis e começar a plantar a nossa horta;
- Azotar a terra através da plantação de favas, ervilhas e tremoços;
- Colocar plantas aromáticas à volta dos canteiros da horta (controlo natural das pragas, atraem insetos polinizadores e protegem a horta do vento).
10.1. Se sim, como e com que materiais?
Com recurso a um compostor e um vermicompostor, com a supervisão dos professores que estão envolvidos na bio-horta, e com recolha dos de materiais da cantina escolar e restos de limpeza das espécies do espaço envolvente à escola, resíduos florestais locais.
Folhas verdes: restos de vegetais e frutas; cascas de ovos (bem esmagadas); aparas de relva frescas; ervas daninhas sem sementes; flores; borras de café.
Folhas secas: cascas de batata e cebola; restos de cortes e podas; aparas de madeira e serradura.
11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Culturas consociadas, de acordo com o banco de sementes criado, preferencialmente incluindo hortícolas e aromáticas, por exemplo alface, cebolo, alho francês, tomate, manjericão e morangos; ou brócolos, tomates; beterraba, salsa e hortelã.
Criação de um corredor de abelhas
12. Como será feita a gestão da rega?
Realização da recolha de águas pluviais e rega gota-a-gota.
A rega será realizada de acordo com o tipo de espécie, solo e condições climatéricas.
13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Será feita de forma sistemática, com monotorização pelos alunos envolvidos no projeto e registo em grelhas de registo.
Pretendemos ter ervas aromáticas para ajudar a manter as culturas saudáveis.
Caso existam pragas ou doenças, estas serão combatidas sem a aplicação de produtos químicos de síntese, não autorizados na Agricultura Biológica e recorrendo a técnicas naturais que combatem e previnem tais ataques, muitas vezes resultantes de receitas caseiras.
14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
- Atividades de manutenção da horta em trabalho colaborativo intergeracional;
- Tertúlias intergeracionais “Saberes da agricultura e não só!”
- Comemoração de efemérides;
- Construção de espantalhos, placas de identificação das culturas;
- Aulas de campo na horta
- Mercadinho Bio na escola
15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
1ª Fase:
- Divulgação do projeto Hort`Alice no país das maravilhas, na comunidade escolar.
- Estabelecimento de parcerias com as empresas e instituições locais.
- Sensibilização da associação de pais e dos familiares dos alunos envolvidos para a importância do seu envolvimento no projeto.
- Reuniões com os elementos envolvidos – professores, alunos, auxiliares da educação, para organização e calendarização das tarefas a realizar.
2ª Fase:
- Construção dos tabuleiros elevados;
- Criação de um banco de sementes;
- Preparação do solo;
- Instalação do sistema de rega gota-a-gota;
- Preparar as culturas de acordo com o calendário agrícola;
- Manutenção das culturas e controlo de pragas.
16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
- Canteiros elevados – 5 canteiros com 5mX1,2m – orçamento a pedir
- Compostor - 100 euros
- Vermicompostor – 100 euros
- Sistema de rega gota-a-gota – 100 euros
- Instrumentos de agricultura: pá pequena, ancinhos de vários tamanhos, sachos/enxadas, forquilha, tesoura de poda, regadores, borrifadores, luvas. – 100 euros
17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Empresas locais:
Toscca - Equipamentos em Madeira, Lda
Carmo, S.A.
18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- Número de culturas concretizados com sucesso.
- Resultado da/s colheita/s realizadas.
- Número de atividades concretizadas em torno da horta.
- Adesão das famílias ao projeto - número de familiares envolvidos.
Croqui da horta:
Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:
Outros anexos: