Candidatura A Nossa Horta Bio
Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva (Sintra)
Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura
1.1. Se sim, quando?
Há 5 anos atrás
3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Foram iniciados trabalhos de limpeza do espaço no final do ano letivo anterior. A limpeza, preparação da terra (corte da erva; lavoura; colocação) e confeção de sementeiras serão realizados no dia 5 de março.
4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Requalificar a horta orgânica/pedagógica na escola; o intensificar a participação dos alunos e Pais e/ou Encarregados de Educação na vida da Escola; reforçar e estimular uma participação mais ativa dos pais e/ou Encarregados de Educação na vida escolar dos alunos; desenvolver nos alunos um comportamento proativo; vivenciar situações de aprendizagem significativa e de interações que propiciem a inclusão; promover o espírito solidário e de voluntariado; despertar o interesse pela escola e por uma alimentação saudável; experimentar outras formas de ensino e de aprendizagem; observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas; experimentar diferentes culturas e sementeiras; desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas.
5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
aprox. 75
6. Quem irá tratar da horta:
6.1. N.º de professores a envolver:
7
6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Línguas, Biologia, Ciências Naturais, Físico-Química, Matemática, Educação Visual, Oficina das Artes.
6.3. N.º de alunos a envolver:
aprox. 120 (6 turmas)
6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
7.º e 8.º anos
6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
3
6.5. Outros envolvidos (quais?):
Junta de Freguesia de Algueirão e Mem-Martins; Câmara Municipal de Sintra; SMAS; e CECD.
7.1. Como e com que frequência?
Os Encarregados de Educação envolvem-se e colaboram sempre que solicitados, participando na limpeza do terreno, disponibilizando algumas sementes e plantio hortícolas. Nas interrupções letivas, serão convidadas a colaborar juntamente com os seus educandos na rega e manutenção da horta.
mas sementes e plantio de hortícolas.
8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todo o material usado será reciclado: a zona da horta será delimitada com ripas de madeira (reaproveitadas de paletes), bem como a divisão das parcelas; as sementeiras serão feitas em caixas de ovos e cuvetes de esferovite de alimentos; serão construídos regadores com embalagens dos detergentes de uso domésticos.
A divisão de tarefas será realizada de acordo com um plano traçado mensalmente, transversal às turmas envolvidas. Serão repartidas por grupos de alunos as seguintes tarefas de manutenção: rega manual com materiais reciclados feitos pelos alunos, monda de erva, colha de produtos hortícolas, sachar, semear e plantar.
9. Como será feita a preparação do solo?
A limpeza será feita com o auxílio de uma motoenxada e ferramentas agrícolas. Será usado composto orgânico (de burro) para a fertilização do solo. Serão aproveitadas, igualmente, as borras do café, bem como cinzas de lareira a lenha/fogueira para o solo.
10.1. Se sim, como e com que materiais?
A horta tem um compostor.
Com os restos dos legumes e das cascas, entre outros, da cozinha da cantina escolar, com as aparas da erva cortada na escola e da monda realizada pelos alunos na horta, com restos de verduras de casa dos alunos e Professores.
11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Tomate; ervilhas; favas; abóboras; physalis; alface; curgete; alho francês; espinafre; feijão verde; couve galega; hortelã-pimenta; tomilho; manjericão; alecrim; lúcia-lima; louro; girassóis.
12. Como será feita a gestão da rega?
A horta tem um ponto de água. A gestão da rega será manualmente, usando os regadores construídos com materiais reciclados para o efeito.
13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Sempre que necessário, a monitorização das pragas será feita manualmente pelos alunos através de: construção de armadilhas; utilização de um espaçamento razoável nas linhas e entre linhas das plantas, por forma a impedir que se originem sombras; utilização de calda de citrinos e serradura. Serão evitadas regas excessivas que originam o desenvolvimento de fungos. As primeiras plantas infestadas serão cortadas e removidas do local (ao remover os resíduos das colheitas infetadas, ajudamos a interromper os ciclos biológicos dos insetos). Recolher manualmente as pragas, quando possível.
14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Feira na escola
Confeção de sopas e outros pratos
Aulas na horta
Utilizar uma “estufa” para semear ou transplantar plantas jovens
Conhecer várias flores e ervas aromáticas e sua importância na biodiversidade e controlo de pragas no jardim e horta.
Explorar e conhecer alguns dos insetos úteis
Construir casas para pássaros e abrigos para insetos amigos
Poder explorar o processo de compostagem (degradação de resíduos orgânicos em fertilização natural)
15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Assim, o projeto será desenvolvido durante o mês de março, seguindo as seguintes fases:
Limpeza do espaço (pois a erva já cresceu desde a última limpeza, em junho de 2021), divisão de parcelas de terra e confeção de sementeiras - 5 de março (sábado);
Colocação do composto orgânico - 2.ª semana de março
Plantação das culturas Primavera/Verão - fim de março/início de abril;
Manutenção da horta e do compostor - abril
Proteção contra pragas/doenças e início da colheita das culturas de primavera-verão - maio
Colheita e inovação alimentar - junho
16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Para a concretização da horta serão utilizados materiais recicláveis. A autarquia, a título de empréstimo, disponibiliza as ferramentas agrícolas necessárias (enxadas, ancinhos, sacholas, pás, etc). As sementes e plantio hortícolas são oferecidas pelas famílias. Desta forma será possível minimizar os custos.
17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Junta de Freguesia de Algueirão e Mem-Martins; Câmara Municipal de Sintra; SMAS; e CECD.
18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
A avaliação será realizada ao longo do ano, de forma a remediar situações e a reajustar atividades. Será, ainda, efetuada uma avaliação final, de modo a verificar o cumprimento dos objetivos, a pertinência das atividades e o grau de interesse/empenhamento dos alunos, pais e encarregados de educação. A avaliação deste projeto dar-se-á através da materialização de cada um dos momentos previstos. Importa referir que um dos critérios mais importantes para aferir o sucesso das ações será o nível de empenhamento e da continuidade nos trabalhos da horta.
Croqui da horta:
Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: