Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva (Sintra)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
Há 5 anos atrás

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Foram iniciados trabalhos de limpeza do espaço no final do ano letivo anterior. A limpeza, preparação da terra (corte da erva; lavoura; colocação) e confeção de sementeiras serão realizados no dia 5 de março.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Requalificar a horta orgânica/pedagógica na escola; o intensificar a participação dos alunos e Pais e/ou Encarregados de Educação na vida da Escola; reforçar e estimular uma participação mais ativa dos pais e/ou Encarregados de Educação na vida escolar dos alunos; desenvolver nos alunos um comportamento proativo; vivenciar situações de aprendizagem significativa e de interações que propiciem a inclusão; promover o espírito solidário e de voluntariado; despertar o interesse pela escola e por uma alimentação saudável; experimentar outras formas de ensino e de aprendizagem; observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas; experimentar diferentes culturas e sementeiras; desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
aprox. 75

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
7

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Línguas, Biologia, Ciências Naturais, Físico-Química, Matemática, Educação Visual, Oficina das Artes.

6.3. N.º de alunos a envolver:
aprox. 120 (6 turmas)

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
7.º e 8.º anos

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
3

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Junta de Freguesia de Algueirão e Mem-Martins; Câmara Municipal de Sintra; SMAS; e CECD.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Os Encarregados de Educação envolvem-se e colaboram sempre que solicitados, participando na limpeza do terreno, disponibilizando algumas sementes e plantio hortícolas. Nas interrupções letivas, serão convidadas a colaborar juntamente com os seus educandos na rega e manutenção da horta.
mas sementes e plantio de hortícolas.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todo o material usado será reciclado: a zona da horta será delimitada com ripas de madeira (reaproveitadas de paletes), bem como a divisão das parcelas; as sementeiras serão feitas em caixas de ovos e cuvetes de esferovite de alimentos; serão construídos regadores com embalagens dos detergentes de uso domésticos.
A divisão de tarefas será realizada de acordo com um plano traçado mensalmente, transversal às turmas envolvidas. Serão repartidas por grupos de alunos as seguintes tarefas de manutenção: rega manual com materiais reciclados feitos pelos alunos, monda de erva, colha de produtos hortícolas, sachar, semear e plantar.

9. Como será feita a preparação do solo?
A limpeza será feita com o auxílio de uma motoenxada e ferramentas agrícolas. Será usado composto orgânico (de burro) para a fertilização do solo. Serão aproveitadas, igualmente, as borras do café, bem como cinzas de lareira a lenha/fogueira para o solo.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
A horta tem um compostor.
Com os restos dos legumes e das cascas, entre outros, da cozinha da cantina escolar, com as aparas da erva cortada na escola e da monda realizada pelos alunos na horta, com restos de verduras de casa dos alunos e Professores.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Tomate; ervilhas; favas; abóboras; physalis; alface; curgete; alho francês; espinafre; feijão verde; couve galega; hortelã-pimenta; tomilho; manjericão; alecrim; lúcia-lima; louro; girassóis.

12. Como será feita a gestão da rega?
A horta tem um ponto de água. A gestão da rega será manualmente, usando os regadores construídos com materiais reciclados para o efeito.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Sempre que necessário, a monitorização das pragas será feita manualmente pelos alunos através de: construção de armadilhas; utilização de um espaçamento razoável nas linhas e entre linhas das plantas, por forma a impedir que se originem sombras; utilização de calda de citrinos e serradura. Serão evitadas regas excessivas que originam o desenvolvimento de fungos. As primeiras plantas infestadas serão cortadas e removidas do local (ao remover os resíduos das colheitas infetadas, ajudamos a interromper os ciclos biológicos dos insetos). Recolher manualmente as pragas, quando possível.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Feira na escola
Confeção de sopas e outros pratos
Aulas na horta
Utilizar uma “estufa” para semear ou transplantar plantas jovens
Conhecer várias flores e ervas aromáticas e sua importância na biodiversidade e controlo de pragas no jardim e horta.
Explorar e conhecer alguns dos insetos úteis
Construir casas para pássaros e abrigos para insetos amigos
Poder explorar o processo de compostagem (degradação de resíduos orgânicos em fertilização natural)

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Assim, o projeto será desenvolvido durante o mês de março, seguindo as seguintes fases:
Limpeza do espaço (pois a erva já cresceu desde a última limpeza, em junho de 2021), divisão de parcelas de terra e confeção de sementeiras - 5 de março (sábado);
Colocação do composto orgânico - 2.ª semana de março
Plantação das culturas Primavera/Verão - fim de março/início de abril;
Manutenção da horta e do compostor - abril
Proteção contra pragas/doenças e início da colheita das culturas de primavera-verão - maio
Colheita e inovação alimentar - junho

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Para a concretização da horta serão utilizados materiais recicláveis. A autarquia, a título de empréstimo, disponibiliza as ferramentas agrícolas necessárias (enxadas, ancinhos, sacholas, pás, etc). As sementes e plantio hortícolas são oferecidas pelas famílias. Desta forma será possível minimizar os custos.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Junta de Freguesia de Algueirão e Mem-Martins; Câmara Municipal de Sintra; SMAS; e CECD.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
A avaliação será realizada ao longo do ano, de forma a remediar situações e a reajustar atividades. Será, ainda, efetuada uma avaliação final, de modo a verificar o cumprimento dos objetivos, a pertinência das atividades e o grau de interesse/empenhamento dos alunos, pais e encarregados de educação. A avaliação deste projeto dar-se-á através da materialização de cada um dos momentos previstos. Importa referir que um dos critérios mais importantes para aferir o sucesso das ações será o nível de empenhamento e da continuidade nos trabalhos da horta.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: