Candidatura A Nossa Horta Bio
Escola EB1/JI de São Pedro (Vila do Porto)
Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura
3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Não, apenas foi feito o esquema da horta.
4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
- Dinamizar os espaços exteriores;
- Criar na escola uma área verde produtiva, pela qual todos se sintam responsáveis;
- Desenvolver uma maior interdisciplinaridade e integração dos saberes;
- Despertar o interesse das crianças para o cultivo de produtos biológicos, plantio e conhecimento da germinação;
- Tomar consciência das vantagens da utilização de composto orgânico;
- Consciencializar os alunos para a importância de uma alimentação saudável e biológica;
- Desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo em toda a comunidade educativa.
5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
40 m²
6. Quem irá tratar da horta:
6.1. N.º de professores a envolver:
4
6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Área de Conhecimento do Mundo, Área de Formação Pessoal e Social, Estudo do Meio, Português, Matemática e Cidadania.
6.3. N.º de alunos a envolver:
35
6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Ensino Pré- Escolar e 1º Ciclo
6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
2
6.5. Outros envolvidos (quais?):
Câmara Municipal de Vila do Porto, Junta de Freguesia de São Pedro, Serviços Florestais de Santa Maria, Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Associação de Pais, Encarregados de Educação e outros.
7.1. Como e com que frequência?
– semanal e quinzenalmente na preparação do terreno, plantio e manutenção da horta com toda a comunidade educativa.
8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Serão constituídas equipas de trabalho com todos os alunos da escola, com a orientação dos professores e auxiliares, para a manutenção da horta e atribuição de tarefas.
9. Como será feita a preparação do solo?
Numa primeira fase será feita a limpeza do terreno, com o apoio dos pais / encarregados de educação, Junta de Freguesia e Serviços Florestais; delimitação das áreas de cultivo; construção de um compostor; plantação de sementeiras da época, plantas endémicas e árvores de fruto.
10.1. Se sim, como e com que materiais?
Será construído um compostor no canto de uma parede, com o reaproveitamento de madeiras das obras.
11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Plantio de plantas endémicas (pau branco, faias, urzes, louro, escalónias, dragoeiros, camélias e outras)
Plantio de sementeiras da época (couve, cenoura, repolho, abóbora, feijão, batata doce, alface, tomate e outras)
Plantio de árvores de fruto (laranjeira, limoeiro galego, tangerineira, bananeira, araçaleiro e nespereira)
Construção de uma espiral de ervas aromáticas (hortelã, endro, salsa, coentros, orégãos, alecrim e outros)
12. Como será feita a gestão da rega?
Aproveitamento da água das chuvas em bolsas e depósitos.
13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Sim, sempre que ocorrerem, no caso do aparecimento de lagartas, serão apanhadas à mão por todos os intervenientes, e na mangra serão aplicadas técnicas mecânicas.
14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Preparação do terreno; construção de um compostor; delimitação das áreas de cultivo; plantio de árvores de fruto, plantas endémicas e sementeiras da época; construção de uma espiral de ervas aromáticas; pesquisas documentais; observação e registo do crescimento das plantas, temperatura e humidade; organização e tratamento de informação recolhida (textos, desenhos, cartazes, fotografias, vídeos e blogues); divulgação do projeto à comunidade; confeção de pratos culinários com os produtos da horta (semana da sopa, semana da compota)
15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Mês de novembro de 2021 – sensibilização à comunidade e apresentação do projeto aos alunos.
De janeiro a junho de 2022 – implementação do projeto.
16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Materiais necessários: enxada; pás; ancinhos; regadores; sementes próprias para as épocas; bolsas para recolha de água da chuva; luvas de jardinagem e outro material que venha a ser necessário.
Custos previstos: 500€
17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Câmara Municipal de Vila do Porto, Junta de Freguesia de São Pedro, Serviços Florestais de Santa Maria, Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Associação de Pais, Encarregados de Educação e outros.
18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
A avaliação será contínua, de forma a ajustar as atividades conforme as situações que possam ocorrer, de modo a monitorizar o projeto ao longo do ano letivo. No final do ano letivo será feita uma avaliação final de modo a auferir o cumprimento dos objetivos, a pertinência das atividades e o grau de interesse dos alunos.
Croqui da horta:
Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: