Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola EB 2,3/S de Baião (Baião)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
- Realização de sementeiras;
- Plantação de ervas aromáticas;
(Ambas as atividades em caixas de leite e garrafas)

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
- Sensibilizar a comunidade escolar da importância do ambiente para a vida;
- Consciencializar que o ambiente depende de todos;
- Despertar o interesse dos alunos para o cultivo de uma horta;
- Incentivar atividades práticas associadas à produção de alimentos;
- Promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola e comunidade;
- Realçar a importância da aquisição dos produtos locais.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
mais de 50m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
1 Responsável e 1 de cada turma

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Neste primeiro ano de implementação da horta estão envolvidas as disciplinas de Estudo do Meio (professores do 1º ciclo) e Ciências Naturais (professores coordenadores do Eco-escolas)

6.3. N.º de alunos a envolver:
4 turmas (variável)

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
1º Ciclo

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
2

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Encarregados de educação;
Câmara Municipal de Baião

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Sempre que pretenderem (serão bem-vindos) e quando solicitados para ajudar nas atividades.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma, com o respetivo professor, será responsável pela organização e manutenção do seu talhão de terreno.

9. Como será feita a preparação do solo?
Numa fase inicial será a Câmara Municipal que irá proceder à limpeza e preparação do solo.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Será estimulada a compostagem, por um lado colocando baldes no recinto escolar para as cascas da fruta ou outros resíduos passíveis de serem aproveitados e também será pedido aos alunos que tragam de casa.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Espécies sazonais: abóbora, alface, feijão, cebola, tomate, pepino, etc
Ervas aromáticas
Árvores: laranjeira, limoeiro

12. Como será feita a gestão da rega?
O terreno apresenta um curso de água, formando um charco, que poderá ser utilizado.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Será feita a monotorização das pragas por cada grupo/turma. Dependendo da praga identificada, o professor procurará combatê-la recorrendo sempre que possível a métodos biológicos.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
- Aprendizagem acerca da germinação de sementes em ambiente natural: como germinam; quais os fatores que influenciam a germinação;
- Plantar ervas aromáticas;
- Realizar um plano de cuidados a ter na horta;
- Proceder à divulgação da evolução da horta (jornal escolar, site da escola);
- Realizar um concurso para o melhor talhão de terreno (diferentes turmas/ano)

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
1ºMomento: limpeza e preparação do terreno ( pela Câmara Municipal de Baião);
A partir daqui é que se poderá calendarizar melhor, mas prevê-se os seguintes momentos:
2º Momento: dividir em talhões o terreno de acordo com os anos/turmas que participarão na horta;
3º Momento: cada grupo irá organizar o seu talhão de terreno e pensar que culturas irá ter;
4º Momento: cada grupo irá cultivar e manter o seu talhão de terreno.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
São necessárias ferramentas agrícolas para os alunos- Kit básico : ancinhos, enxadas, pás, malas transporte, luvas, baldes/regadores, ancinhos
Ferramentas Gerais: serra, alicate, machada, tesoura para poda, corda/ material para vedação, Compostor, Kit de primeiros socorros.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Câmara Municipal de Baião

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- Participação/envolvência da comunidade escolar;
- Concretização do cultivo dos talhões de terreno da horta.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: