Candidatura A Nossa Horta Bio
Escola Secundária D. Dinis (Santo Tirso)
Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura
3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Foram iniciados trabalhos de corte e limpeza das ervas, retiradas as plantas infestantes, pequenas rochas e alguns resíduos que lá se encontravam e que iriam dificultar o crescimento e desenvolvimento das plantas.
O solo foi revolvido com o auxílio da enxada (adultos) e sacho (alunos) de modo a ficar solto.
4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Com a implementação da horta na escola pretende-se despertar o interesse da Comunidade Escolar para o cultivo de horta; possibilitar aos alunos o contacto com a natureza; construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida no nosso planeta; promover a consciência ecológica; criar hábitos de vida saudável e sustentável; (In) formar sobre o modo de produção biológico;
produzir alimentos naturais; consciencializar para a importância de consumir alimentos saudáveis e nutritivos; desenvolver uma maior interdisciplinaridade e integração dos saberes; desenvolver o espírito de grupo e entreajuda para dinamizar espaços exteriores.
5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
100 m²
6. Quem irá tratar da horta:
6.1. N.º de professores a envolver:
6
6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Biologia e Geologia, Matemática, Física e Química e Educação Física.
6.3. N.º de alunos a envolver:
16
6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário e Educação Inclusiva.
6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
3
6.5. Outros envolvidos (quais?):
Pais/ Encarregados de Educação.
7.1. Como e com que frequência?
Serão efetuados trabalhos na horta semanalmente, se as condições climatéricas o permitirem.
Os encarregados de educação serão os responsáveis pelo transporte dos seus educandos à Escola, poderão contribuir com sementes, plantas e utensílios a utilizar na horta/jardinagem, no entanto é necessária e preciosa a aquisição de diversos equipamentos para trabalhar na horta.
8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta envolverá alunos do 2.º e 3.º ciclos, ensino secundário e educação inclusiva, professores, assistentes operacionais e pais/ encarregados de educação. Os alunos serão responsáveis por preparar o solo, semear, plantar, regar e identificar as várias plantas, e efetuar a colheita da produção, sempre com a supervisão/auxílio de adultos.
9. Como será feita a preparação do solo?
Foi efetuado o corte e limpeza das ervas, retiradas as plantas infestantes, pequenas rochas e alguns resíduos que lá se encontravam e que iriam dificultar o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Os resíduos verdes foram transportados para um compostor (improvisado) para se transformarem em composto.
Tendo em conta que o terreno é inclinado proceder-se-á ao parcelamento (cultivo em socalcos) de rampas niveladas. O cultivo em socalco permitirá reduzir as perdas de solo e de água decorrentes da erosão e prevenirá a formação de sulcos.
Seguidamente a terra será revolvida com o auxílio da enxada (adultos) e sacho (alunos) de modo a ficar solta.
Na fertilização do solo, para a implementação da horta, serão utilizadas: cinzas e borras de café (fonte de azoto, fósforo e potássio), cascas de ovo (fornecem o cálcio necessário para o desenvolvimento celular das plantas), e húmus existente nos espaços exteriores da escola por forma a tornar o solo mais fofo, permeável, e mais fácil de manusear.
10.1. Se sim, como e com que materiais?
Será construído um compostor em madeira. A compostagem será feita com os resíduos verdes (folhas secas, madeira da poda das árvores e aparas de relva) e borras de café.
11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Será feita a sementeira de ervilhas (Pisum sativa) favas (Vivia faba), tremoço- branco (Lupinus albus), tremoço amarelo (Lupinus luteus).
Serão ainda plantados tomateiros (Solanum lycopersicum), chuchu (Sechium edule), e semeadas abóboras, família Cucurbitaceae, couves galegas (Brassica oleracea) e maracujá-maracujazeiro.
Serão plantadas ervas aromáticas/ condimentares/ ornamentais/ medicinais, tais como: a sálvia (Salvia officinalis), salsa (Petroselinum crispum), cidreira/ menta/ hortelã (género Mentha), alecrim (Sálvia rosmarinus), calêndulas (Calendula officinalis), Funcho (Foeniculum vulgare), artemísia (Artemisia vulgaris), chicória (Cichorium pumilum), espinafres (Spinacia oleracea), urtiga, alecrim (Rosmarinus officinalis), lavanda (Lavandula angustifolia), e o tomilho (Thymus vulgaris) que mantém afastadas as pragas. Flores: violetas brancas e roxas, malvas, roseiras e trepadeiras.
12. Como será feita a gestão da rega?
A gestão da rega será feita recolhendo a água da chuva para um depósito sendo depois utilizada para regar as plantas da horta com o regador. Quando não tivermos água da chuva iremos fazer a irrigação com mangueira.
13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
A existência da horta é muito recente, no entanto, estão a ser feitas consociações de plantas com o objetivo de evitar o ataque de pragas e doenças.
14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Fazer um compostor;
Construir canteiros;
Identificar/utilizar diferentes utensílios necessários à horta/jardinagem;
Implementar a sementeira- plantar/transplantar;
Identificar os diferentes tipos de plantas;
Regar as plantas;
Colher as plantas.
15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
A existência da horta é muito recente, serão selecionadas as sementes, efetuadas as sementeiras de acordo com o "calendário de sementeiras e culturas por regiões de Portugal" disponibilizado no sítio: https://www.hortasbiologicas.pt/. As sementes após a sua germinação serão transplantadas e posteriormente serão colhidas e consumidas.
Anexo:
16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Segue em anexo o orçamento Horta Bio_EBSDD.
17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Associação de Pais e Encarregados de Educação.
Câmara Municipal de Santo Tirso.
18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Com a implementação da Horta Bio pretende-se avaliar a sua importância na Educação Ambiental (EA).
A EA procura conhecimentos de natureza social como: valores culturais, saúde e noção de cidadania.
Este projeto permite que a horta escolar possa ser vista como um espaço favorável para que os alunos adquiram hábitos alimentares mais saudáveis e se alimentem melhor, pois como se sabe, crianças e adolescentes comummente não gostam de comer verduras e legumes.
Croqui da horta:
Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:
Outros anexos: