Plantas Companheiras
Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)
Desafio: "Plantas Companheiras"
Ano de Escolaridade:
6ºano
N.º de participantes:
40
Fotografia da vista geral do jogo:
Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:
Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
O principal objetivo da consociação é produzir um maior rendimento num determinado pedaço de terra, fazendo uso de recursos que de outra forma não seriam utilizados por uma única cultura. Uma planta beneficia-se da outra, seja por ajudar a repelir pragas ou a atrair insetos benéficos. Protege o solo e as plantas da ação do vento, sol e água em excesso. Menor incidência de plantas não desejadas entre as culturas. Melhor aproveitamento da terra, da água e do sol. Algumas combinações de plantas podem melhorar ou acentuar o sabor de uma ou ambas as espécies.
Por exemplo:
Alface/Cenoura - utilizam nutrientes distintos no seu desenvolvimento, logo não competem uma com a outra. Uso eficiente da terra e da água. A alface tem raiz superficial e a cenoura profunda.
Cebola/Beterraba - a cebola tem uma ação repelente
Batata/Feijão - Protege a batata do escaravelho
Alface/Cebola – a cebola repele insetos que atacam as alfaces, como por exemplo o piolho negro da alface. Utilizam nutrientes distintos no seu desenvolvimento, pelo que a consociação beneficia ambas as espécies
Abóbora/Alface - A abóbora mantem o solo húmido o que favorece o crescimento da alface.
Abóbora/Feijão - A abóbora encobre e protege o solo da perda de água e o feijão gosta dessa frescura
Não foram encontradas vantagens de algumas consociações (formadas em par).
Memória Descritiva:
Foi com muito entusiasmo que os alunos do 6ºano (turmas A e B), no âmbito do seu Projeto Interdisciplinar subordinado ao tema “A horta biológica”, abraçou o Desafio “Plantas Companheiras”.
Na modalidade do E@D, em pequeno grupo de trabalho os alunos pesquisaram na internet sobre consociação de culturas, as diferentes consociações que podem ser cultivadas numa horta, identificaram quais as plantas que se deviam plantar umas ao pé das outras de forma a que se beneficiassem mutuamente.
No regresso ao ensino presencial, começou a pensar-se em elaborar o jogo da memória das “Plantas companheiras” tendo como base o trabalho feito anteriormente no E&D. Para tal, os alunos procederam à pesquisa de imagens dessas plantas. Depois, recortaram os quadrados em cartolina e desenharam as plantas escolhidas, contornando-as com caneta preta fina e pintando-as, posteriormente com lápis de cor.
No final, efetuaram-se as sementeiras e plantações na horta biológica, havendo o cuidado de se fazer de acordo com as consociações pesquisadas.