Plantas Companheiras

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
4º ano

N.º de participantes:
16

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Batata com o feijão/ Beringela com feijão- Filas alternadas- Repelem escravelho-da-batata
Cenoura com alho francês /Cenoura com cebola/ Cenoura com ervilha- 2 filas de cenoura e 1 de alho, ou cebolas ou ervilhas- Repele a mosca-da-cenoura.
Cenoura com alecrim, salva e losna- Aromáticas em bordadura dos camalhões- Repele a mosca-da-cenoura.
Couve com tomilho- Repele a mosca-da-couve.
Melão com cebola- 1 cebola junto a cada pé de melão- Evita fusário Fusarium spp. porque favorece baterias antagonistas
Tomate com cravo de tunes- Repele a mosca-branca das estufas (Trialeurodes vaporariorum)
Vantagens duma associação positiva:
- Melhora o combate às pragas;
- Reduz os infestantes devido ao sombreamento;
- Melhora a utilização dos nutrientes do solo, terreno e água com possibilidade de maior produtividade.
Um dos principais objectivos da consociação de culturas é a obtenção de um maior rendimento final numa determinada área agrícola utilizada para o fim de produção agrícola. Esta prática cultural que abordo neste artigo utiliza recursos que de outra forma não seriam utilizados em monocultura. É necessário planear tendo em conta o solo, o clima, as culturas e as variedades. É particularmente importante não ter culturas que competem umas com outras por espaço físico, nutrientes, água ou luz solar. Um exemplo de estratégia de consórcio é plantar uma cultura de raízes profundas com uma cultura de raízes rasas, ou plantar uma cultura de altura com uma menor cultura que requer sombra parcial.

Memória Descritiva:
Neste desafio, os alunos investigaram as diferentes consociações que podem ser cultivadas numa horta. Essa pesquisa foi realizada em conjunto recorrendo à internet, nomeadamente no Manual de Boas Práticas Agrícolas para a Gestão da Biodiversidade.
Depois da pesquisa começaram a construir o jogo de pares/jogo da memória:
1. Criar as peças – Foram criados quadrados na base do tabuleiro em número par e respetivamente criaram-se as peças com as mesmas medidas.
2. Definir os pares – Escolheram 6 diferentes consociações de pares de plantas companheiras na horta.
3. Elaborar os desenhos - Após o recorte de cada peça foram desenhadas as plantas e ilustradas com lápis de cor e canetas de feltro na frente e no verso foi desenhado uma folha igual para todos.