Plantas Companheiras
Escola Secundária de Lagoa (Lagoa (Açores))
Desafio: "Plantas Companheiras"
Ano de Escolaridade:
Ensino Especial – Despiste e Orientação Vocacional
N.º de participantes:
5
Fotografia da vista geral do jogo:
Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:
Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Batata e feijão – protege a batata do escravelho
Cebola e cenoura – protege a cenoura da mosca
Ervilha e pepino – protege dos lagartas e percevejos verdes
Couve + tomate – protege das lagartas da couve
Rabanete + pepino ou rabanete + ervilha – protege dos besouros o pepino e afugenta os insetos
Rabanete + espinafres – protegem de comer as folhas dos espinafres
Alface com a cenoura e o rabanete – torna-a mais macia/tenra
Alface + cebola – protege das lesmas
Globalmente, pode afirmar-se que o plantio de plantas consorcias aumenta a diversidade de microambientes para o estabelecimento de um equilíbrio dos “inimigos” naturais. Os Insetos comunicam pelo cheiro e cada planta liberta um aroma específico. A junção de várias culturas no mesmo espaço, vai confundir os cheiros, dificultando a alimentação do inseto e consequentemente reduz a quantidade de insetos, uma vez que alguns morrem por falta de alimento e também reduz a sua a reprodução.
A cebola repela a maioria dos invasores.
Memória Descritiva:
O projeto foi desenvolvido na disciplina de Cidadania e empregabilidade, que faz parte do plano de estudos do programa DOV (Despiste e Orientação Vocacional) – turma integrada no regime educativo especial. É composta neste momento por cinco alunos, todos do sexo masculino. Apesar dos alunos terem idades compreendidas entre 15 e 17 anos, estão a desenvolver competências ao nível do segundo e terceiro ano, na maioria das disciplinas e do primeiro e segundo ano ao nível da leitura e escrita.
No âmbito do tema “as ações do Homem para preservar o meio ambiente” foi trabalhado o tema das plantas companheiras e proposto a elaboração do jogo.
Em grupo turma e com muita ajuda das docentes, os alunos realizaram uma pesquisa sobre o que são plantas companheiras e quais os seus benefícios.
Dadas as limitações dos alunos e não querendo deixar de participar no projeto, optou-se por utilizar imagens das plantas. A par destas dificuldades, a escola esteve em E@D duas semanas antes da interrupção letiva da Páscoa e duas após o regresso da pausa. Os alunos selecionaram as imagens, pintaram-nas, escreveram o nome das plantas nas cartas, recortaram as cartas e decoraram uma caixa para guardar o jogo com uma tabela sobre as consociações.
Os materiais utilizados foram folhas A4, lápis de cor, restos de EVA, caixa de sapatos e papel de embrulho.