Plantas Companheiras

Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
Turma 2º Ano : Foi escolhido o trabalho mais votado.

N.º de participantes:
24

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Cenoura e alho francês- protege a cenoura da mosca
Beringela e feijão- repele besouros
Cenoura e cebola- protege a cenoura da mosca
Batata e feijão- Protege a batata do escaravelho
Melão e cebola- protege do fusário
Cenoura ,alecrim e salsa - repele pragas
Couve e tomilho – repele a mosca da couve
Cenoura e ervilha – protege a cenoura da mosca

Memória Descritiva:
O desafio foi lançado no ensino não presencial, na hora do conto/ Biblioteca, a partir da história “João e o Pé de Feijão”.
Após uma breve explicação sobre as plantas companheiras, os alunos do 2º Ano, com a ajuda dos encarregados de educação, foram pesquisar as plantas companheiras e a sua importância. Pesquisaram quais as que se deviam plantar próximas de forma que se beneficiassem mutuamente.
Criaram um jogo da memória com oito consociações que podem ser criadas numa horta, realçando a importância da biodiversidade e da preservação. É um jogo que possui regras muito simples e pode ser jogado por um único jogador ou mais.
Todas as peças devem ficar viradas para baixo. Cada jogador/participante deve, na sua vez, virar duas cartas de cada vez, colocando-as para cima, para que todos os jogadores possam ver. Se as cartas que foram viradas tiveram interações benéficas, o jogador/participante retira as peças e joga novamente. Caso contrário, são viradas novamente e colocadas no mesmo lugar. O outro jogador/participante, dá continuidade ao jogo. E assim, sucessivamente. O jogo acaba quando todos os pares são encontrados. Ganha o jogo aquele que tiver maior número de pares. Se for jogador único, o objetivo é identificar pares, no menor tempo.
Foi construída uma caixa para colocar o baralho .