Plantas Companheiras
Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)
Desafio: "Plantas Companheiras"
									Ano de Escolaridade:
									3º ano                                
									N.º de participantes:
									12                                
Fotografia da vista geral do jogo:
Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:
									Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
									Alho/Rosa - O alho elimina as pragas das rosas devido ao seu odor 
Alho francês/ Morango - O alho francês repele os pulgões dos morangos 
Alecrim/Couve - O Alecrim repele a mosca da couve 
Ervilha/Batata - A ervilha protege a batata do escaravelho 
Alface/Cenoura - Uso eficiente da terra e da água. A alface tem raíz superficial e a cenoura profunda 
Pepino/Milho - O pepino afasta as pragas do milho, como a cigarrinha 
Abóbora/ Feijão - A abóbora encobre e protege o solo da perda de água e o feijão gosta dessa frescura 
Tomate/Couve - O cheiro do tomate repele as larvas da traças que fazem buracos nas folhas da couve 
Couve Flor/Zínia - O Nectar das zínias atraem as joaninhas , que protegem a couve flor dos predadores 
Cebola/ Melão - A cebola protege o melão do fusário (fungo do solo)                                
									Memória Descritiva:
									Depois de uma breve explicação sobre as plantas companheiras e da leitura do regulamento, 12 alunos do 3º ano quiseram participar no desafio "As plantas companheiras". 
Foi pedido à empresa Jomarsil (Empresa transformadora de papel), elemento do Conselho Eco Escolas, para recortar 20 cartões de desperdício (6x6 cm) na guilhotina. 
Os alunos organizaram-se aos pares, pesquisaram na internet plantas companheiras, escolheram o par das plantas, desenharam, pintaram e escreveram a vantagem da consociação, no cartão. 
O grupo de alunos decidiu que no verso das peças, seria colocado o logo tipo do Eco Escolas e o nome do jogo.  Imprimiram o logo tipo, escreveram no computado o nome do jogo. Recortaram e colaram. 
Duas alunas, voluntariaram -se para fazer a caixa para guardar o jogo. Trouxeram de casa uma caixa de cápsulas de café, desenharam frutos e legumes em duas folhas A4 (reutilizadas) e forraram a caixa de café com os desenhos.                                
 
					

















 
 


