Plantas Companheiras

Escola EB Regedoura (Ovar)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:

N.º de participantes:
18

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Abóbora e milho: a abóbora protege as raízes do milho e preserva a humidade do solo.
Cebolinho e tomate: o cebolinho promove a saúde e o sabor do tomate.
Cenoura e alface: não competem pelo espaço (cenoura raiz mais profunda e a da alface é mais superficial).
Cenoura e tomate: as cenouras podem não crescer devidamente, mas o sabor é beneficiado.
Couve e alecrim: o alecrim afasta as traças do repolho.
Cebola e melão: há o favorecimento de bactérias antagonistas do fungo conhecido como fusário.
Milho e feijão: o caule do milho permite que o feijão consiga crescer ao trepá-lo. O feijão permite a fixação de azoto, que o milho irá usar, no solo.
Nabo e alface: o nabo ajuda a repelir o pulgão.
Pimento e ervilha: as ervilhas bloqueiam o excesso de vento e sol além de fixar o azoto no solo (nutriente importante para os pimentos).
Pimento e feijão: os feijões bloqueiam o excesso de vento e sol além de fixar o azoto no solo (nutriente importante para os pimentos).

Memória Descritiva:
Em sala de aula, os alunos começaram por comunicar as suas vivências e conhecimentos pessoais sobre a horta , os trabalhos que nela se realizam e os «frutos » que dela podemos obter. Após a nomeação de algumas das plantas que podíamos ter na horta da escola, a professora alertou para a consociação entre plantas ( explicando aos alunos o conceito e a vantagem que as duas plantas companheiras obtinham, caso a caso).
Fase de pesquisa:
Em casa com apoio da família pesquisam quais os benefícios de plantas que as crianças mais identificaram ( sites visitados: https://blog.plantei.com.br/plantas-amigas-descubra-quais-especies-devem-ser-cultivadas-juntas-na-horta/ ; https://anossavida.pt/artigos/melhores-plantas-para-plantar-juntas ; Bases da agricultura Biológica, Jorge Ferreira; https://asenhoradomonte.com )
Com base nas informações recolhidas, os alunos desenharam e pintaram ( num quadrado de 6X6) cada par de plantas e no verso foi reproduzida o conjunto de figuras que uma das alunas desenhou, tendo ao centro escrito: «Plantas companheiras». Os quadrados das figuras foram colados em cartolina verde ou vermelha para se fazerem dois conjuntos distintos.
A atividade revelou-se atrativa para os alunos tendo-se notado o entusiasmo e interesse destes ao longo do trabalho.