Plantas Companheiras
Escola Básica de Moinhos (Miranda do Corvo)
Desafio: "Plantas Companheiras"
Ano de Escolaridade:
1º e 2º
N.º de participantes:
8
Fotografia da vista geral do jogo:
Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:
Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
tomate/repolho - o cheiro do tomateiro é repelente para as larvas da traça, que são lagartas que fazem grandes buracos nas folhas da couve.
alface/cenoura - não lutam por espaço, enquanto a raiz da cenoura é profunda, a da alface é mais superficial.
ervilha/cenoura - protege a cenoura da mosca.
pepino/milho - o milho enriquece o solo.
tomate/pepino - os tomates preferem o sol e os pepinos apreciam a sombra.
alface/pepino - a alface protege o solo de sobreaquecimento.
Memória Descritiva:
O título deste projeto chamou à atenção dos alunos. Perguntaram o que eram plantas companheiras e ficaram motivados por aprender sobre este tema.
1º PASSO
Pesquisar sobre o significado de “plantas companheiras”.
Aluno A: Plantas que combinam, que são amigas.
Aluno B: Plantas que podem ser plantadas bem próximas.
Aluno C: São aquelas que se fortalecem quando cultivadas juntas.
Aluno D: Plantas que podem estar juntas umas às outras na horta.
Depois de dialogarem na sala de aula, os alunos chegaram à conclusão que se juntassem todas as suas ideias o significado ficava mais completo.
2º PASSO
Os alunos passaram a procurar que plantas eram companheiras. Apresentaram à turma e explicaram porque é que podiam estar juntas. Algumas plantas podem cobrir o solo enquanto outras crescem na vertical, permitindo que as duas possam crescer em simultâneo na mesma área e ainda evitar problemas provocados por algumas pragas mais frequentes. Algumas plantas podem, por exemplo, fornecer sombra para as plantas com porte mais pequeno e sensíveis ao sol.
3º PASSO
Os alunos escolheram 12 plantas companheiras e passaram a procurar desenhos e a legendar. Imprimiram os desenhos das plantas que pretendiam e recortaram. Aprenderam a associá-las entre pares e de forma lúdica.
4º PASSO
De forma a organizar tudo o que aprenderam e para poderem consultar sempre que fosse necessário, construiu-se um cartaz com todas as informações e os materiais produzidos.
5º PASSO
Para tornar o assunto mais divertido construímos jogos lúdicos e pedagógicos.
1º jogo – Jogo dos pares
Regra – Para o par contar terá de ser um par de plantas companheiras.
Pode ser jogado por 2 pessoas ou mais.
Arrumamos as cartas em cima da mesa por filas (3 filas de 4 cartas), viradas de costas.
Levantar uma carta de cada vez e tentar encontrar o par correto de acordo com a regra. Se não for um par correto voltar as cartas para a posição inicial.
2º jogo – Jogo do galo
Regra – Colocar 3 peças iguais em linha.
Pode ser jogado por 2 pessoas ou mais.
Colocar uma peça de cada vez e à vez até conseguir pôr 3 peças em linha. As peças terão como tema plantas companheiras.
6º PASSO
Jogar… jogar… jogar… para não esquecer.