Plantas Companheiras

Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (Funchal)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
12º ano de escolaridade

N.º de participantes:
3

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
 Rosas e alhos ;
O alho pode ajudar a repelir as pragas das roseiras ;
 Tomate e repolho ;
O cheiro do tomateiro é repelente para as larvas da traça, que são lagartas que fazem grandes buracos nas folhas de couve;
Calêndulas e melões ;
Certas variedades de calêndula ajudam a controlar os nematoides nas raízes de melão de forma tão eficaz como tratamentos químicos;
Pepinos e chagas ou capuchinhas ;
Chagas também conhecidas por capuchinhas ajudam a repelir besouros e outras pragas do pepino;
Couve-flor e Zínias ;
O feijão vai atrair insetos benéficos que atacam as pragas do milho, como cigarrinhas. Se o feijão for de trepar pode ainda aproveitar os caules de milho para o efeito;
Milho e feijão;
O néctar das zínias anãs ajuda a atrair joaninhas e outros predadores que ajudam a proteger couve-flor;
 
Rabanetes e espinafres
Plantar rabanetes entre os espinafre vai afastar pragas dos espinafres e não entram em conflito no crescimento no espaço para crescimento.

Memória Descritiva:
Os formandos pesquisaram na internet nos sites sugeridos pela plataforma Eco-Escolas e outros relacionados com o assunto.
Fizeram uma visita guiada à horta biológica da escola para observarem in loco as consociações e compreenderem a sua importância.
Posteriormente, reuniram-se para delinear o projeto. Os alunos tiveram total autonomia no desenvolvimento e concretização do projeto, bem como na escolha dos materiais reutilizáveis para a construção. Todos os materiais utilizados foram provenientes de desperdícios ou materiais já existentes. Não houve necessidade de comprar nada. Os alunos demonstraram grande interesse no desenvolvimento do projeto e ficaram surpreendidos com a utilidade das consociações das culturas.
Os principais materiais utilizados foram cartão proveniente de caixas de cereais, marcadores e lápis de cera e folhas de rascunho.