Plantas Companheiras
Colégio de Nossa Senhora da Esperança (Porto)
Desafio: "Plantas Companheiras"
Ano de Escolaridade:
5.º ano
N.º de participantes:
14
Fotografia da vista geral do jogo:
Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:
Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
- Couve-flor e Zinias: O néctar das zinias ajuda a atrair joaninhas e outros predadores que ajudam a proteger a couve-flor.
- Rabanete e Espinafre: Plantar rabanetes entre os espinafres vai afastar as pragas dos espinafres e não entram em conflito com o seu crescimento.
- Pepino e Capuchinhas: Ajudam a repelir besouros e outras pragas do pepino.
- Rosas e Alhos: O alho ajuda a repelir as pragas das roseiras.
- Calêndulas e Melões: Certas variedades de calêndulas ajudam a controlar os nematóides nas raízes do melão de forma tão eficaz como o tratamento químico.
- Tomate e Repolho: Serve de repelente para as larvas que fazem buracos nos repolhos.
- Batata e Cururu: O cururu ajuda a repor o solo com nutrientes.
- Milho e Abobora: Um com o outro acentuam o sabor.
- Nabo e Feijão Ajudam a repelir as larvas.
Memória Descritiva:
Após a apresentação do projeto «Plantas Companheiras», os alunos começaram o trabalho por uma breve discussão sobre o que se entendia por plantas companheiras. Posteriormente, passaram a uma pesquisa, nos computadores do colégio, sobre algumas plantas companheiras, quais as vantagens dessas associações, registando no caderno diário as informações encontradas. Decidiu-se elaborar dez pares de plantas, num total de doze cartões.
Seguidamente, passou-se para a elaboração dos cartões que constituem o jogo da memória. Após a escolha das cores que constituiriam o jogo, os alunos desenharam-nos e recortaram-nos. Cada cartão foi distribuído por cada aluno, que ficou responsável por desenhar uma das plantas companheiras, para isso utilizaram lápis de cor e canetas de filtro, assim como uma boa dose de criatividade.
No final, decidiram desenhar, na parte de trás do jogo, o logotipo do eco-escolas.