Plantas Companheiras
Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)
Desafio: "Plantas Companheiras"
Ano de Escolaridade:
8º ano
N.º de participantes:
78
Fotografia da vista geral do jogo:
Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:
Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Couve-flor e Zínia: O néctar da zínia anã ajuda a atrair joaninhas e outros predadores que ajudam a proteger couve-flor.
Camomila e couve: A camomila intensifica o sabor das couves
Rosas e alhos: O alho pode ajudar a repelir as pragas das roseiras
Beterraba e cebola: A cebola fortalece a beterraba e evita os ataques de pragas.
Feijão e aipo: O feijão promove o crescimento saudável do aipo e enriquece o solo do mesmo
Tomate e cravo-túnico: o tomate repele as moscas brancas das estufas
Cenoura e pimento: o pimento promove o crescimento da cenoura
Milho e ervilha: A ervilha promove o crescimento do milho enriquecendo o solo.
Memória Descritiva:
Este desafio foi proposta a três turmas de 8º ano no âmbito das disciplinas de Geografia (tema "Agricultura") e Cidadania. A consociação foi abordada na aula de Geografia quando se estudou a agricultura biológica. Em grupo os alunos pesquisaram os benefícios da consociação.
Para fazer os versos das nossas cartas, baseamo-nos nos azulejos típicos portugueses mas, adicionamos elementos da natureza para condizer com o tema do trabalho.
Para os pares nas cartas serem identificados utilizámos dois sistemas:
-Do fundo- o fundo dos pares são iguais;
-Do inseto- no canto superior direito de cada carta encontrará um inseto que beneficia a agricultura, os insetos serão iguais nas cartas que são pares.
Para a caixa decidimos utilizar um tom de azul igual ao do verso das cartas e decidimos por um grande girassol com o símbolo do "eco-escolas" na parte de cima e dos lados da caixa também podemos encontrar pequenos desenhos de girassóis.
(Todos os desenhos foram desenhados digitalmente e depois imprimidos isto inclui também os girassóis da caixa).