Plantas Companheiras
Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)
Desafio: "Plantas Companheiras"
Ano de Escolaridade:
5º
N.º de participantes:
100
Fotografia da vista geral do jogo:
Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:
Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Alface + Cebola - A cebola ajuda a afastar o piolho negro da alface.
Tomate + Alho Francês - O Alho Francês ajuda a afastar o aranhiço vermelho do tomate.
Pés de Alho + Roseiras - Juntos mantêm as roseiras lindas e sem insetos (pulgões).
Repolho + Feijão - Mistura infalível para reduzir pulgões brancos e roscas na raiz do repolho. A dica é plantar alternando fileiras de repolho e fileiras de feijão.
Batata + Ervilha - Plantadas juntas evidenciam melhorias no desenvolvimento de ambas.
Girassol + Milho - Plantar o girassol à volta do milho evita que as lagartas ataquem o milho.
Rabanete + Espinafre - Os rabanetes atraem os comedores de folhas afastando-os do espinafre.
Cenoura + Alecrim - Juntos favorecem o crescimento e acentuam o sabor de cada um.
Memória Descritiva:
O trabalho foi realizado no ensino não presencial, na disciplina de ciências naturais do 5ºano de escolaridade. Numa primeira aula, as professoras lançaram o desafio, fazendo uma explicação prévia sobre o assunto. Disponibilizaram aos alunos o link do regulamento do concurso e de sites sobre plantas companheiras. A elaboração dos trabalhos contou com a participação das famílias. Foram entregues 100 trabalhos aquando do regresso ao ensino presencial, tendo sido selecionado o trabalho da aluna Lara Casimiro, do 5ºE, para apresentar ao presente concurso.
Foi solicitado à aluna uma breve descrição do trabalho desenvolvido, que abaixo se transcreve:
"Para iniciar o trabalho pesquisei no link das plantas companheiras e também noutros links, onde selecionei os 8 pares de plantas companheiras, as vantagens da consociação, ou seja, os benefícios que as plantas têm por estarem juntas. A seguir desenhei as plantas em cartolina de diferentes cores, utilizando uma cor diferente para cada par. O meu avô já tinha a caixa em casa e ofereceu-a para o trabalho. O meu pai cortou os quadrados de madeira e eu pintei a caixa e os quadrados de verde porque é a cor das plantas e da Natureza. Finalmente colei os quadrados de cartolina nos quadrados de madeira, escrevi as regras, os pares de plantas e as vantagens de estarem juntas. Eu gostei de fazer este trabalho porque gosto da Natureza e também porque o fiz em família. Aprendemos todos com este trabalho."