Plantas Companheiras
Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima)
Desafio: "Plantas Companheiras"
Ano de Escolaridade:
6º ano.
N.º de participantes:
21 alunos.
Fotografia da vista geral do jogo:
Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:
Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Aipo + couve: repelir a lagarta da couve.
Alho-francês + cenoura: proteger a cenoura da mosca.
Amendoim + abóbora: favorecer o crescimento e acentuar o sabor.
Brócolos + endro: o seu odor repele as pragas.
Calêndula + melão: controlar os nematoides nas raízes do melão.
Cebolinho + macieira: proteger do pedrado.
Espinafres + rabanetes: afastar pragas dos espinafres.
Roseira + alho: repelir as pragas das roseiras.
Zinnias + couve-flor: atrair joaninhas e outros predadores que ajudam a proteger a couve-flor.
Feijão + milho: atrair insetos benéficos que atacam as pragas do milho como cigarrinhas; se o feijão for de trepar podemos ainda aproveitar os caules de milho para o efeito.
Memória Descritiva:
A turma C do sexto ano foi desafiada a participar no projeto “Plantas Companheiras” por ser uma das turmas responsáveis pela horta biológica da nossa escola. Assim, fazia todo o sentido aumentar os conhecimentos relacionados com uma prática sustentável de agricultura e aplicá-los na realidade, nas culturas da nossa horta. A turma, composta por vinte e um alunos, foi dividida em nove pares e um grupo de três alunos. Cada grupo ficou responsável por pesquisar, selecionar e elaborar um par de cartas (duas plantas companheiras). O grupo de três elementos também decorou a caixa para as cartas. Na decoração do verso das cartas e na caixa foram usadas fotografias das plantas e/ou legumes cultivados na nossa horta. No total foram elaborados dez pares de cartas. A pesquisa foi realizada com a colaboração da professora de Ciências Naturais, os desenhos e a construção das cartas bem como a decoração da caixa foram realizados as aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Verificou-se grande entusiasmo por parte de todos os alunos e, no final, todos ficamos a saber mais sobre a eficácia de uma prática com centenas de anos.