Plantas Companheiras

Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de participantes:
16

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Milho e feijão. Estas duas plantas ocupam melhor o espaço, podem ser semeados e colhidos na mesma altura. As vantagens são as seguintes: o feijão protege o milho contra a joaninha amarela e verde, o pulgão e a pírale do milho. O milho precisa de nitrogénio, este é fornecido pela raiz do feijão que está fixo na terra. Por sua vez, o milho serve de estaca para o feijão subir e produzir muito pais feijão. Outra das vantagens destas plantas para o ser humano é que o Milho fornece os hidratos de carbono e feijão a proteína.
Cenoura e alho-francês. A consociação destas duas plantas permite uma maior distribuição dos nutrientes do solo, o alho francês repele a cenoura, das pragas das quais se destacam a mosca da cenoura.
Beterraba e cebola. Tanto as beterrabas como as cebolas precisam de solos bem drenados para que o crescimento se efetue com normalidade. A cebola é uma excelente planta companheira devido a sua capacidade de afastar insetos e os ataques dos coelhos.
Rabanetes e Espinafres. Plantar rabanetes entre os espinafres vai afastar pragas dos espinafres (vermes, minhocas, escaravelhos das pulgas, caracóis, afídeos e mineiros das folhas) e não entram em conflito no espaço para o crescimento.
Nabo e alecrim. São plantas pertencentes a espécies ou famílias que se ajudam e complementam mutuamente, não apenas na utilização do espaço ou solo, mas ainda na utilização da água, luz e nutrientes. Existe ainda interações bioquímicas chamadas de efeitos alelopáticos que podem ser de natureza estimuladora ou inibidora, não somente entre plantas, mas também em relação a insetos amigos ou prejudiciais e outros animais.
Tomate e repolho. O cheiro do tomateiro é repelente para as larvas da traça, que são lagartas que fazem grandes buracos nas folhas de couve.
Salsa e espargos. A salsa repele pragas de insetos prejudiciais para os espargos.
Morangos e alface. A alface favorece o crescimento e acentua o sabor do morango.

Memória Descritiva:
Desde os primórdios da civilização que o Homem se preocupa com a prática da agricultura e como melhorar as suas produções agrícolas. Com progresso civilizacional, a proteção do meio ambiente e consequentemente com a biodiversidade, a agricultura biológica tornou-se um fator decisivo de proteção do ambiente, dos solos e da saúde humana.
A consociação das diferentes culturas já enraizadas desde o tempo da civilização Maia e Azteca, ganharam, atualmente, novas roupagens, assim as plantas companheiras são um ponto fundamental para a sustentação ecológica e o bem-estar quer humano quer ambiental, dar a conhecer esta prática de cultivo às gerações futuras será primordial para a biodiversidade das espécies.
Perante esta nova consciencialização de cultivo, a construção da horta biológica na nossa escola, foi o ponto crucial para a consociação das plantas amigas e o seu papel na interação entre os vários fatores ambientais, necessários para o crescimento das mesmas.
Assim, para a realização deste trabalho partiu-se da observação das nossas sementeiras/plantações, realizámos uma breve pesquisa nas diferentes páginas Web acerca das plantas companheiras e antagónicas, os seus benefícios e prejuízos.
Após esta observação/recolha, as crianças do Centro Escolar Norte visualizaram, com recurso às novas tecnologias pequenas hortas biológicas, identificaram as diferentes plantas e dialogou-se acerca desta prática de cultivo. Cada sala (quatro) desenhou uma parte do jogo.
Este jogo contém 16 pares (peças) perfazendo 8 pares, com as seguintes dimensões de 8x8cm, na parte da frente – centro está desenhado o fruto da planta e parte inferior está o nome da mesma. O verso está pintado de verde.