Plantas Companheiras
Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)
Desafio: "Plantas Companheiras"
									Ano de Escolaridade:
									5º, 6º e 8ºanos                                
									N.º de participantes:
									20                                
Fotografia da vista geral do jogo:
Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:
									Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
									1. Alface-cebola: a cebola repele o piolho preto da alface. 
2. Calêndula-tomate: a calêndula repele a lagarta do tomateiro 
3. Batata – feijão: o feijão protege a batata do escaravelho 
4. Cenoura – alecrim: o alecrim protege a cenoura da mosca da cenoura 
5. Calêndula – melão: Certas variedades de calêndula ajudam a controlar os nematóides nas raízes de melão de forma tão eficaz como tratamentos químicos. 
6. Milho e feijão: O feijão vai atrair insetos benéficos que atacam as pragas do milho, como cigarrinhas. Se o feijão for de trepar pode ainda aproveitar os caules de milho para o efeito. 
7. Tomate e repolho: O cheiro do tomateiro é repelente para as larvas da traça, que são lagartas que fazem grandes buracos nas folhas de couve.                                
									Memória Descritiva:
									O trabalho de pesquisa e de ilustração foi realizado pelos alunos do Clube eco-escolas nas aulas de ensino à distância. Foi proposto a cada alunos que fizesse uma pesquisa sobre um par de culturas que beneficiasse da companhia um do outro e que fizessem a ilustração de cada espécie. Posteriormente, enviaram ao coordenadores que fizeram a compilação das várias ilustrações elaboradas e sua impressão. Um aluno ficou responsável por ilustrar o verso de todos os cartões com o nome da atividade. Quando regressaram ao ensino presencial, fez-se a colagem das ilustrações em cartolina e começamos a jogar!                                
					













 

