Os Animais da Horta

Escola Básica de Santão (Felgueiras)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Nos últimos tempos fala-se muito da importância das abelhas e dos múltiplos perigos aos que estão expostas. Sabia que, sem as abelhas, não só perderíamos o mel, mas também uma grande quantidade de frutas e verduras? E de plantas e flores, claro, porque a polinização não seria feita e as plantas não se reproduziriam.
As abelhas passeiam pelas flores, bebendo o néctar para produzir mel e alimentar as crias. Durante esse processo, as abelhas encostam as patinhas nas flores e impregnam-se de pólen, transportando-o para outras plantas. Desta forma, a planta fecunda-se e produz fruta e sementes.
É verdade que há muitas plantas que, ou se autofecundam, como as tomateiras, ou que, com a ação do vento, que agita o pólen, já é suficiente. No entanto, cerca de 50% das espécies que consumimos habitualmente precisam da polinização direta para produzir o fruto, tal como 70% das espécies silvestres. Alimentos tão comuns com as maçãs ou as amêndoas, provavelmente, deixariam de existir sem as abelhas. Embora outras espécies, como borboletas ou morcegos, contribuam para a reprodução das plantas por este método, os seus agentes mais significativos são, sem dúvida, as abelhas. Também é verdade que, nós mesmos, podemos pegar o pólen de uma flor e movê-la para outra. Mas, por uma questão de sensatez, ninguém deveria sequer considerar fazer algo assim em vez de fazer o tudo por tudo para salvar as abelhas.

Formas de os atrair e manter:
Dia 3 de outubro é comemorado nacionalmente o Dia da Abelha. Ela está entre os 6 insetos amigos da horta. Mas muitas vezes são esquecidas ou até exterminadas devido às picadas que podem dar quando se sentem ameaçadas em seu habitat. Entretanto, ter abelhas por perto é extremamente benéfico para a agricultura, pois elas são responsáveis pela polinização de plantas e, com isso, podem aumentar a produtividade, melhorar a formação de frutos, como no caso do morango, e deixar os jardins mais floridos.
Para atrair as abelhas cultive flores coloridas e plantas aromáticas: as abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras. O aroma é outro detalhe que chama atenção desse inseto. Invista em manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras.
Plante árvores de pequeno porte: as abelhas preferem árvores de pequeno porte.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A presença da joaninha nos nossos jardins pode também ser uma grande vantagem para o bem-estar das nossas plantas.
Desde do final do século XVIII que a joaninha é utilizada para controlar pestes. Existem espécies de joaninhas que podem ser benéficas a toda e qualquer produção agrícola e até ao jardim. Trata-se de um dos maiores predadores de acarídeos, que são na sua generalidade considerados pestes dos espaços verdes. Protegendo a população de joaninhas e até fazendo com que aumente estamos a promover o combate a estas pestes. Reduzindo a sua presença de uma forma natural, barata e sem problemas ambientais. Assim é possível evitar completamente o uso de pesticidas ou outros químicos prejudiciais ao ambiente.

Formas de os atrair e manter:
A primeira coisa que ajudará a atrair joaninhas para o seu quintal será a comida. As joaninhas comem duas coisas: pragas e pólen de flores. Elas precisam de ambos para sobreviver e quando essas coisas são abundantes, as joaninhas irão mudar-se para o seu jardim.
Existem várias plantas que joaninhas gostam. Essas plantas normalmente têm flores planas (como as almofadas de pouso) ou em forma de funil e tendem a ser brancas ou amarelas. As flores que atraem joaninhas são: calêndula, cebolinha, erva-doce, coentro, cominhos, cosmos, cenouras, gerânio e dente de leão.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Provocam tanto prejuízos quantitativos quanto qualitativos, pois, além de diminuírem a produtividade, depreciam o produto reduzindo seu valor devido à presença de muco ou mesmo dos próprios animais nas hortaliças. Em plantas ornamentais causam danos estéticos que, em alguns casos, são limitantes.

Formas de os combater:
A forma que encontrámos de combater o caracol da nossa horta foi colocar na terra borras de café misturas com casca de ovo triturada.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Este inseto só por si pode causar importantes estragos diretos
ao nível da produção e do desenvolvimento vegetativo dos
produtos, mas é a sua eficiência como destruidor de culturas que mais preocupa a todos.

Formas de os combater:
Fizemos uma mistura de detergente da loiça com vinagre e água de seguida borrifamos na planta.

Memória descritiva:
A turma foi dividida em cinco grupos com quatro elementos cada.
Um grupo pesquisou a importância da joaninha, outro como atraí-la para os jardins.
A pesquisa sobre a abelha foi feita por outro grupo e como atraí-la por outro grupo.
Por fim o restante grupo fez a ilustração da nossa horta bio.