Os Animais da Horta
Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
A joaninha ajuda a proteger as plantas da horta; a impedir que muitas pragas se tornem um problema; a evitar o uso de pesticidas e por isso a extinção de algumas espécies da fauna e flora porque além de combater as pragas também mata a biodiversidade.
São amigas das nossas plantas porque combatem pragas como os pulgões.Têm muito apetite!!
Uma única joaninha pode comer até 100 pulgões por dia (até 5.000 pulgões em toda a sua vida (cerca de 1 ano)!) Também são eficientes a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e l lagartas pequenas.
Formas de os atrair e manter:
As joaninhas comem duas coisas: pragas e pólen de flores. Elas precisam de ambos para sobreviver e se tivermos estas coisas em abundância na nossa horta elas mudam-se para lá.
Cultivar plantas e flores ajudam a atrair joaninhas pois elas alimentam-se do seu pólen. Preferem
normalmente flores planas ou em forma de funil e tendem a ser brancas ou amarelas.
As flores que atraem joaninhas são:Coentro; Anis; Erva-doce; Angélica; Funcho; Cominho; Cenouras; Dente-de-leão; Doce Milefólio; Calêndula; Coreopsis; Gerânio; Cosmos; Matricária; Tagetes; Zinias; …e nós temos quase todas na nossa horta. Outra forma de as atrair é construir hoteis de insetos que nós também temos e já ocupados e repleto de ovos.
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são os animais mais importantes do planeta.Os insetos polinizadores e, em especial, as abelhas são de vital importância para a agricultura e os ecossistemas. Sem eles, não se poderia manter a vida vegetal na terra, já que para a reprodução vegetal é necessária a propagação do pólen; mesmo para as variedades que polinizam-se autonomamente, os insetos polinizadores são benéficos porque aumentam a produtividade e a qualidade.
O desaparecimento das abelhas iria quebrar completamente a cadeia alimentar num curto espaço de tempo.
Formas de os atrair e manter:
Ter uma horta repleta de flores atrai as abelhas e a nossa horta tem! Toda a orla é povoada por plantas aromáticas e outras floridas para atrair estes insetos e outros auxiliares da agricultura. Plantar variedades de plantas que atraem insetos seja pelo seu aroma ou cores. Gostam mais de cores como o amarelo, branco, azul.Multiculturas. Na horta temos sempre espécies de plantas variadas, que vão dando flores durante todo o ano (apenas nos meses de dezembro a fevereiro, as abelhas não aparecem devido às baixas temperaturas), como, por exemplo, faveira, alcachofra, lúcia-lima, orégãos, manjericão, tomateiro, rúcula, abóboras, etc. As abelhas gostam de flores de várias espécies, mas preferem as de cores amarela, violeta e azulada e com aroma ou perfume agradável. Mal chega a primavera a nossa horta está cheia de abelhas sobretudo à volta do alecrim, salva e philomis púrpura.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A lagarta da couve é um inseto voraz, que adora comer não somente a folha que lhe dá nome, mas também brócolos e rúculas. De tão faminta, ela devora estas hortaliças até o talo, deixando na horta um rastro de destruição. A borboleta põe ovos amarelos que são colocados isoladamente na parte inferior das folhas de crucíferas e outras espécies cultivadas, como couves, brócolos ou nabo. A lagarta é verde, com corpo coberto por pequenos pêlos. A crisálida é verde ou castanha, com pequenos pontos negros. O adulto pode-se observar de Fevereiro a Novembro e hiberna como crisálida.
Formas de os combater:
Plantar várias aromáticas junto às couves e fazer uma boa mistura de cultivos (máxima biodiversidade) é sempre um bom princípio. Assim, as borboletas podem escolher outras opções para colocar os seus ovos. Por exemplo, as folhas tenras e flores de capuchinha são boa alternativa para ela assim como erva-cidreira, salva, orégãos, alecrim e flores de calêndula. Mas, se mesmo assim elas aparecerem como na nossa horta , soltamos as galinhas que apreciam muito este petisco. Os passarinhos também gostam e se colocarmos comedouros para os atrair eles acabam também por descobrir as lagartas. Colocar cascas de ovos como se fossem espantalhos, afugenta a borboleta das couves que procura outro espaço para depositar os seus ovos.
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As lesmas são moluscos gastrópodes, isto é, são seres invertebrados que andam sobre a barriga.As lesmas e os caracóis são da mesma família só que estes últimos têm uma concha onde se abrigam quando pressentem perigo.Lesmas são hermafroditas, e sua maturidade sexual pode levar até três anos. Uma lesma pode produzir 400 ovos por ano.As lesmas precisam viver em ambientes húmidos e fartos de alimentos, como folhas, flores e pequenos frutos. Uma lesma pequena pode comer até o equivalente ao dobro de seu peso em apenas uma noite por isso são de evitar na horta.
As lesmas e os caracóis deixam atrás de si um rasto de baba assim como excrementos por isso são fáceis de detetar.As lesmas têm um avançado senso de localização, e podem fazer seu caminho de volta seguindo sua trilha de muco.
Formas de os combater:
Algumas plantas aromáticas ajudam a afastas as lesmas e caracóis porque não gostam do seu cheiro, como o alecrim e a hortelã. As cascas de ovos partidas e espalhadas à volta das culturas também afasta estes animais porque ao rastejarem aleijam a barriga e afastam-se. O uso de cinza ou farinha também lhes dificulta a locomoção e por isso evitam estes locais.
Memória descritiva:
Temos uma horta biológica que é trabalhada diariamente pelas crianças por isso todas estão muito recetivas às propostas à volta deste espaço. Neste período sobretudo, porque após a primavera os insetos polinizadores e outros surgem em grande número na nossa horta o que desperta a curiosidade das crianças que nos bombardeiam com perguntas. Nada melhor para fazer percursos de pesquisa e elas próprias descobrirem as respostas para as várias questões. Sugeri trabalho para casa e muitas das crianças trouxeram os percursos bem estudados e quiseram partilhar com os colegas apresentando as suas comunicações. Daqui surgiram várias atividades das diferentes Áreas de Conteúdo :Pessoal e Social; Conhecimento do Mundo, Expressão e Comunicação e sobretudo a do Domínio da Educação Artística de onde surgiram os vários registos apresentados.